Wednesday, September 30, 2020

Estilo vintage e estilo retrô: conheça as diferenças para decorar sua casa

Apesar de criarem ambientes com uma atmosfera que remonta ao passado, o estilo vintage e o estilo retrô possuem diferenças que devem ser observadas para que eles não sejam confundidos. A seguir apresentamos o conceito de cada um e mostramos exemplos aplicados na decoração. Conheça e se inspire!

Estilo Vintage

O que é

O estilo vintage busca utilizar móveis e objetos originais de décadas passadas, geralmente dos anos 20 aos 60. “Ele está associado ao revivalismo do passado, quando buscamos reproduzir com precisão no espaço, atributos de uma determinada época, visando uma reconstrução cultural”, explica Ila Rosete, professora do IED (Istituto Europeo di Design) e da Belas Artes na pós-graduação de Design de Interiores.

Curiosidade: a palavra vintage vem de vindemia, vocábulo latim. Seu significado original era “colheita de uma vinha”, referindo-se a colheita de uvas para vinhos.

Na decoração

Os mobiliários e objetos vintage podem ser adquiridos em antiquários, feiras de antiguidades ou até brechós de móveis usados. “Eles são encontrados em lojas específicas que possuem curadoria especializada para identificar as características e fabricação de uma época determinada”, diz Ile. A professora também acrescenta que até o acervo pessoal do cliente pode ser usado na composição de um ambiente vintage.

Sala no estilo vintage
Sala com mobiliário que faz referência ao estilo vintage
Sofá no estilo vintage
Sofá com características do estilo vintage

Estilo Retrô

O que é

O estilo retrô se refere a itens que usam como referência estética itens mais antigos. “As características de objetos e mobílias variam de acordo com a época a qual fazem referência”, explica Mariana Moura, designer de interiores do Estúdio Ventana. O retrô tem como principal inspiração os anos 50 e 60. 

Curiosidade: a palavra “retro” deriva do prefixo latino retro, que significa “para trás” ou “em tempos passados”.

Na decoração

Diferente do estilo vintage, os móveis e objetos retrô podem ser encontrados mais facilmente nas lojas de decoração, pois são fabricados na atualidade. “Para identificar se um item atual é retrô é necessário saber se ele faz referência em seu design a algum elemento do passado”, explica Mariana.

Sala com peças retrô
Conceito de sala retrô com objetos e mobília que fazem uma releitura do passado
Cozinha retrô
Cozinha com conceito retrô

Estilo vintage e estilo retrô pela casa

Todos os ambientes podem ter peças retrô ou vintage, mesmo que seja apenas um detalhe de cada um desses estilos. “Podemos ver isso de formas variadas, como uma mesa de cabeceira no quarto com um desenho retrô fazendo referência aos anos 50, uma arandela de cerâmica vintage no banheiro ou um revestimento em ladrilho hidráulico na cozinha com uma estampa retrô”, diz Mariana.

Banheiro no estilo vintage
Exemplo de banheiro no estilo vintage
Quarto com mobília retrô
Quarto com mobília no estilo retrô

É possível combinar estilo retrô e estilo vintage?

Para Ila Rosete a resposta é sim. A professora comenta que projetar um ambiente com um único estilo é mais interessante para quem deseja recriar a atmosfera de uma época, como um hotel, restaurante ou loja. Para ela, a casa é mais mutável, construída pouco a pouco, inserida na história e mudanças pessoais de cada um que a habita. “Todas estas referências podem conviver de forma muito harmônica, se for feito um projeto compositivo alinhado com a maneira de ser e viver do indivíduo. A casa precisa acolher e refletir o lifestyle de quem a habita”, afirma Ila.

Mariana Moura também acredita que é possível combinar os dois estilos. “Como o vintage é algo mais complexo, pois implica em garimpar peças em antiquários ou utilizar peças de família, fica mais difícil compor um ambiente todo assim. Sugerimos complementar com itens retrô e elementos mais modernos para contrapor”, diz. Ela explica que é importante não ter receio de brincar com itens de diferentes épocas, não se apegar somente ao conceito estético mas também ao valor afetivo.

“Um vaso art déco pode ser muito bem composto com uma geladeira retrô, se isso fizer sentido, simbólico e for afetivo para o dono da casa”, exemplifica Ila. A professora também não acredita haver erros em compor objetos vintage, retrô, ou peças de antiguidade dentro de qualquer casa. “Vivemos em um momento plural, onde podemos tecer com muitos elementos nossos cantos de morar. Há sim, e isso é o mais importante, o gosto do cliente, os desejos e vontades de vestir a casa para guardar suas histórias e memórias”, comenta. 

Leia mais:

+ Iluminação para cozinha: como montar o projeto ideal

+ Inspire-se em um apartamento colorido que mais parece uma casa de boneca

+ 9 livros sobre organização que você precisa ler

O post Estilo vintage e estilo retrô: conheça as diferenças para decorar sua casa apareceu primeiro em ZAP em Casa.

Estilo vintage e estilo retrô: conheça as diferenças para decorar sua casa Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/



Tuesday, September 29, 2020

Lista de Documentos ao Comprar uma Casa Própria

É preciso se atentar para toda a lista de documentos ao comprar uma casa própria, a fim de manter tudo organizado e em dia. Afinal, a realização de um sonho de comprar um imóvel é algo incrível, porém, se não for bem planejado, poderá gerar dores de cabeça mais tarde.

Acompanhe, portanto, o nosso guia e já pegue lápis e papel para anotar tudo o que você precisa saber!

Lista de Documentos ao Comprar uma Casa Própria

Lista de Documentos ao Comprar uma Casa Própria

Abaixo lhe apresentamos a lista de documentos ao comprar casa própria. Lembre-se de anotar tudo para não se esquecer de nada importante:

  • Documentos do proprietário

Você precisará passar por uma consulta que permita que é a sua situação financeira, judicial e civil. Para isso, você deverá entregar cópias do seu CPF e RG, e ainda, outros documentos importantes, como:

  • Certidão de nascimento ou casamento para comprovar o estado civil e verificar as ações necessárias. Afinal, se o vendedor for casado, o cônjuge precisará autorizar o negócio. Além disso, se for divorciado com filhos, é preciso avaliar se este imóvel se trata de objeto de herança.
  • Certidões judiciais, que devem abranger níveis municipais, estaduais e federais. Assim, será possível analisar se o proprietário está arrolado em algum processo em andamento. Se houver uma ação cível, esteja ciente se os bens alienados do vendedor são suficientes para o pagamento da dívida.

No caso do vendedor ser um PJ, outros documentos além serão requeridos, como por exemplo:

  • Cópia autenticada do estatuto ou contrato social na Junta Comercial;
  • Papéis que apresentem alterações contratuais ou estatutárias registrados na Junta Comercial;
  • Carta com a data marcada da última modificação do estatuto ou do contrato;
  • Certidão negativa de débitos estaduais, obtida na Secretaria de Estado da Fazenda;
  • Certidões negativas de débito com o Instituto Nacional do Seguro Social;
  • Certidão negativa de ações na Justiça do Trabalho Federal.

Lista de Documentos ao Comprar uma Casa Própria

  • Documentos do comprador

Quem está interessado em comprar uma casa, também precisa se atentar para a lista de documentos ao comprar casa própria, sendo eles:

  • Cópias de RG e CPF;
  • Certidão de nascimento, ou casamento, se for o caso;
  • Cópias dos 3 últimos comprovantes de renda;
  • Certidão de quitação de impostos federais, caso seja comerciante;
  • Certidões negativas de ações cíveis, da Justiça Federal, executivos fiscais, protesto de títulos, interdição, tutela e curatela, débitos previdenciários (CND/INSS) e de dívida ativa da União, se for comerciante.

Se você, comprador, deseja utilizar o Fundo de Garantia (FGTS) para dar entrada no seu imóvel, é preciso apresentar outros documentos, sendo:

  • Carteira de trabalho (cópia);
  • Extrato das contas do FGTS, com registros de pelo menos 2 anos anteriores;
  • Autorização para as movimentações das contas vinculadas ao FGTS;
  • Declaração de primeira compra de imóvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação.
  • Documentos do imóvel

Agora que você já tem todos os documentos do proprietário e do comprador em mãos, é hora de organizar a papelada do imóvel. Abaixo vamos lhe apresentar a lista de documentos ao comprar uma casa própria:

Certidão atualizada de registro de imóvel

Este documento é responsável por comprovar a situação do imóvel. Nunca aceite escrituras de terrenos e imóveis ou outros tipos de contratos que não contenham a certidão como alicerce, pois eles não apresentam tudo que você precisa saber sobre o imóvel.

Certidão de ônus reais

Este tipo de documento é responsável por apontar se há hipoteca ou penhora do bem. Solicite-a no Cartório de Registro de Imóveis.

Certidão de quitação fiscal e situação enfitêutica ou guias de IPTU pagas

Este imposto é de responsabilidade do proprietário e, por conta disso, precisa estar quitado para que a compra aconteça. Comprove os pagamentos dos últimos dois anos com a guia que será emitida pela Prefeitura da cidade.

Declaração de quitação de obrigações condominiais

Este documento é válido apenas para condomínio fechado ou edifício. Assim, deverá ser solicitado ao síndico ou administradora condominial, já que, caso haja inadimplência, poderá ocasionar efeitos negativos ao comprador.

Quais taxas devem ser pagas?

Além de toda a documentação acima, é preciso ainda se atentar para todas as taxas envolvidas com a sua compra. Para isso, você deverá pagar:
Lista de Documentos ao Comprar uma Casa Própria
  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis
Neste caso, a cobrança acontece para que a propriedade possa ser transferida para o seu nome. O comprador é quem deverá pagar o valor, sendo que este poderá variar de acordo com o município e o preço do imóvel. Costumeiramente a porcentagem pode variar entre 2 e 3%, entretanto, é possível que ainda haja exceções.
Este documento é responsável por representar o contrato de compra e venda. Além disso, é importante saber que o valor da escritura pode sofrer variações de acordo com a faixa de preço do bem e conforme o estado do mesmo. Entretanto, se houver um financiamento na hora da compra, o contrato de empréstimo substitui este documento.
  • Registro da compra em cartório
Este documento é muito importante para que o imóvel possa, de fato, ser posto no seu nome. O valor deste documento pode sofrer alterações, conforme o estado, além de ser fixado de acordo com a faixa de preço do imóvel.
Lista de Documentos ao Comprar uma Casa Própria

Organize os documentos com o auxílio de um profissional

Organizar tudo que está na lista de documentos ao comprar uma casa própria não é a coisa mais simples do mundo. Para isso, existem duas formas de sanar a dificuldade: Busque ajuda de um profissional e compre sempre através de uma imobiliária. Isso irá diminuir as chances de efeitos negativos e você poderá ter tudo organizado da melhor forma.

O post Lista de Documentos ao Comprar uma Casa Própria apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Lista de Documentos ao Comprar uma Casa Própria Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Monday, September 28, 2020

9 livros sobre organização que você precisa ler

Está em dúvida por onde começar a arrumar a casa? Nessa lista indicamos 9 livros que vão ajudar não só na organização, mas também como manter tudo em ordem. Sugerimos obras que vão desde dicas de limpeza até aquelas que mostram como a bagunça afeta a nossa energia no dia a dia. Confira!

 

1 – Impecável – Dicas e soluções para manter sua casa limpa e organizada – Autoras: Shannon Lush e Jennifer Fleming

 

Capa de livro sobre organização

As autoras deste livro apresentam a forma certa de limpar e manter a casa organizada. Cada capítulo fala sobre um ambiente da casa, inclusive as áreas externas. Elas explicam como cuidar desde as partes mais simples até as áreas e objetos de difícil manutenção. 

Os leitores também vão encontrar no livro uma lista de produtos de preços acessíveis e fáceis de achar que devem sempre ter em casa para acabar com problemas de limpeza e conservação.

 

2 – O Livro DEFINITIVO de Dicas & Sugestões Domésticas – Autora: Cassandra Kent

 

Capa de livro sobre organização

Publicado há mais de 20 anos, este livro traz mais de 2000 dicas para quem deseja organizar a casa e manter tudo em ordem. A autora responde perguntas sobre o que podemos fazer para solucionar problemas domésticos. Qual a solução para uma mancha na roupa? Como consertar um armário quebrado?

 

3 – A Mágica da Arrumação – Autora: Marie Kondo

 

9 livros sobre organização que você precisa ler

Esse livro se tornou um fenômeno mundial por trazer um novo conceito sobre arrumação. Sua autora, a japonesa Marie Kondo, ficou conhecida internacionalmente aos 30 anos por conta do seu método simples para organizar a casa, mas ao mesmo tempo inovador.

A proposta da autora é que os objetos sejam tratados com respeito e carinho. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir com o que devemos ficar e o que devemos jogar fora, é necessário segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo se aquele objeto traz alegria. Só devemos continuar com algo se a resposta for “sim”.

 

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa


4 – Vida Organizada – Autora: Thais Godinho

 

9 livros sobre organização que você precisa ler

Thais Godinho é uma das maiores especialistas em produtividade e organização no país. Ao descobrir que era apaixonada por organização, em 2006 ela criou o blog Vida Organizada, que foca nesse tema e dá dicas tanto para os espaços pessoais quanto profissionais. O livro de mesmo nome fornece dicas fáceis de aplicar com o objetivo de tornar a casa e o ambiente de trabalho lugares mais tranquilos.

 

5 – Limpe e Arrume sua Casa – Autora: Anna Shepard

 

9 livros sobre organização que você precisa ler

O livro mostra maneiras de como fazer a limpeza dos cômodos da casa de forma rápida e eficiente e o passo a passo para manter a organização. A autora indica os utensílios que devem ser usados para cada atividade doméstica, além de explicar como fazer cada uma delas, como arrumar gavetas, tirar manchas de roupas, higienizar o vaso sanitário, desengordurar o forno, entre várias outras.

 

6 – Arrume sua bagunça com o FengShui – Autora: Karen Kingston

 

9 livros sobre organização que você precisa ler

Assim como no livro A Mágica da Arrumação, de Marie Kondo, a autora Karen Kingston faz uma relação entre arrumação da casa e bem estar. Por meio da técnica do Feng Shui (abaixo você vai ler uma breve explicação), ela mostra como descartar o que já não é mais necessário.

Karen é consultora em Feng Shui e em Limpeza do Espaço. No livro ela também explica como a bagunça é um impeditivo que tem que ser removido para que exista progresso nas nossas vidas. Além disso, mostra que a desordem é uma energia que pode produzir péssimos efeitos físicos, mentais e emocionais.

 

O que é Feng Shui?

Em resumo, o Feng Shui é uma técnica milenar chinesa para harmonização dos espaços. Ela é usada para melhorar a energia vital dos seres humanos e do ambiente, conhecida como chi. Uma casa harmonizada pelo Feng Shui permite que o chi circule livremente e beneficie determinados pontos da vida de seus moradores.

 

7 – Dicas Incríveis – truques e segredos para facilitar seu dia a dia – Autora: Sueli Rutkowski

 

9 livros sobre organização que você precisa ler

Sueli Rutkowski é consultora para a vida moderna. Em seu livro, ela ensina desde técnicas de arrumação até como receber pessoas, além de dar ideias do que servir nas refeições. Algumas dicas e truques foram apresentados pessoalmente por Sueli no Programa da Eliana no SBT.

 

8 – Casa limpa e arrumada – Autora: Donna Smallin

 

9 livros sobre organização que você precisa ler

Este é apenas um dos vários livros sobre arrumação e limpeza da norte-americana Donna Smallin. A expert em arrumação divide com os leitores de Casa limpa e arrumada dicas tanto para a limpeza do dia a dia quanto a mais pesada. Ela também indica as  ferramentas e produtos para usar.

 

9 – Santa Ajuda – Autora: Micaela Góes

 

9 livros sobre organização que você precisa ler

A organizadora profissional, consultora e apresentadora do Programa Santa Ajuda, do GNT, Micaela Góes compartilha em seu livro de mesmo nome do programa suas experiências sobre organização. Ela traz para o livro o mesmo formato que usa no programa: cada capítulo aborda uma parte da residência. 

Da mesma forma que Marie Kondo e Karen Kingston, Micaela propõe uma reflexão sobre a bagunça e o nosso cotidiano, mostrando que a organização torna nosso dia a dia mais eficiente.

Leia mais:

+ Veja como limpar os tapetes de casa sem sofrimento

+ Saiba como limpar diferentes tipos de piso

 + Ácaros: saiba onde se escondem e como acabar com eles

O post 9 livros sobre organização que você precisa ler apareceu primeiro em ZAP em Casa.

9 livros sobre organização que você precisa ler Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/



Wednesday, September 23, 2020

VEJA 6 VANTAGENS DE COMPRAR APARTAMENTO NA PLANTA!

A escolha do lugar ideal para viver é a realização de um sonho para a maioria das pessoas. É o momento de sair da casa dos pais, construir o próprio patrimônio e ter um espaço para começar a sua família.

comprar apartamento na planta

O apartamento na planta pode ser uma alternativa interessante para quem está em busca de um imóvel novo, por um preço atraente e condições de pagamento facilitadas.

Quer tirar suas dúvidas sobre as principais vantagens desses imóveis e saber como escolher o empreendimento ideal? Então, continue a leitura do nosso post!

COMO ESCOLHER ENTRE APARTAMENTO NA PLANTA OU PRONTO PARA MORAR?

Comprar um imóvel não é uma decisão fácil. Para a maioria, significa a maior aquisição feita durante a vida, exigindo cuidados para fechar o melhor negócio. Quem está envolvido na pesquisa já deve ter percebido que, antes de escolher a unidade ideal, é necessário fazer a opção entre o apartamento na planta e o pronto para morar.

Os apartamentos na planta são aqueles localizados em condomínios ainda em construção ou em fase de planejamento. A construtora já tem sinal verde para a obra, mas o proprietário terá que esperar até que tudo esteja pronto para se mudar.

Já as unidades prontas para morar são, como diz o nome, aqueles imóveis que podem ser habitados assim que você assinar o contrato. Elas podem ser novas, em condomínios recém-inaugurados, ou usadas.

O melhor é levar em consideração diversos aspectos, como localização, infraestrutura, segurança e área útil. Para imóveis antigos, o cuidado deve ser redobrado, pois não é incomum que apresentem problemas — tanto no apartamento quanto nas áreas comuns —, necessitando de reformas e cuidados constantes.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO IMÓVEL NA PLANTA?

A seguir, conheça alguns dos benefícios de se optar pelo apartamento na planta.

1. POSSIBILIDADE DE PERSONALIZAÇÃO

Dependendo do estágio da construção, é possível solicitar à construtora alguns ajustes na divisão dos cômodos do apartamento ou readequação da rede elétrica e hidráulica, a fim de atender melhor às suas necessidades e desejos.

Os custos extras envolvidos são de responsabilidade do proprietário, mas valem a pena quando comparados aos valores de reformas de imóveis prontos.

2. MELHORES OPÇÕES DE PAGAMENTO

Outro ponto positivo diz respeito à negociação e meios de pagamento. Imóveis na planta são mais baratos do que apartamentos prontos. E, como precisam recuperar parte dos investimentos no novo empreendimento, as construtoras costumam ser bastante flexíveis e oferecer atrativos (descontos, isenção de entrada) aos interessados.

3. VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Já falamos, no item anterior, que um imóvel pronto para morar tende a ser mais caro do que um em construção. Ou seja: depois de comprar seu apartamento na planta, basta esperar que o condomínio seja inaugurado para que ele passe por uma valorização do valor de venda.

Além disso, quando novos, esses imóveis têm alta liquidez, o que significa que você terá maior facilidade de repassá-los — com lucro — logo depois que ficarem prontos, caso assim deseje.

4. PRAZO PARA PLANEJAMENTO DA MUDANÇA

Apartamentos na planta são um ótimo caminho para quem deseja planejar o futuro sem sustos. Vai casar nos próximos anos? Que tal atrelar a realização do casório à entrega do apartamento e começar a vida a dois no novo espaço?

Se você não tem pressa para realizar a mudança, pode ser interessante investir em unidades em construção, aproveitando as facilidades na negociação, e fazer um pé-de-meia para cuidar da documentação do imóvel na entrega das chaves, mobiliar e decorar o lar no futuro.

5. FACILIDADES COM A DOCUMENTAÇÃO

A burocracia envolvida na aquisição de imóveis tem por objetivo proteger ambas as partes. Imagine comprar uma casa com dívidas, sem saber de nada?

Com imóveis antigos, é comum o estresse em busca das documentações, assinaturas de proprietários e outras questões. Afinal, você provavelmente já ouviu histórias de pessoas que não conseguiram efetuar a compra por problemas com a papelada.

Com o imóvel novo, a negociação é simples e direta, envolvendo apenas você e a construtora. E o melhor: as empresas têm assistência jurídica pronta para resolver suas dúvidas e facilitar os procedimentos para fechar negócio.

6. INSTALAÇÕES NOVAS

Você provavelmente já ouviu algo como “casa velha é assim mesmo”, ao se deparar com algum problema no lar. Uma tomada que não funciona direito, um vazamento na pia da cozinha, um chuveiro sem pressão.

Que tal eliminar tudo isso da sua vida e ainda ter garantia nos primeiros anos? Com o apartamento na planta, você sabe que tudo é novo em folha, tanto no seu apartamento quanto no condomínio como um todo. Dessa forma, é possível aproveitar o tempo em casa para descansar e ser feliz.

COMO ESCOLHER O EMPREENDIMENTO IDEAL?

Outra dúvida comum de quem está em busca de um apartamento na planta diz respeito à escolha do empreendimento. Com tantos tipos de condomínio, como escolher o melhor para viver?

O primeiro passo é conhecer a construtora. É importante procurar informações como tempo de mercado, portfólio de unidades entregues (casas, apartamentos, comerciais), área de abrangência e parcerias com instituições financeiras. Tudo isso vai ajudar a entender melhor a capacidade de entrega da empresa e seu comprometimento com a satisfação da clientela.

Outro ponto importante para avaliar é a qualidade do imóvel. Elabore um checklist para saber se tudo o que foi estabelecido em contrato corresponde à realidade da entrega.

O terceiro item é a estrutura de segurança oferecida aos moradores. Infelizmente, a preocupação com a violência é real em nosso país — e o investimento na tranquilidade é fundamental para o bem-estar. Circuitos de câmera e portaria 24 horas são alguns dos itens que devem fazer parte da estrutura.

Como foi possível perceber em nosso artigo, existem muitas vantagens para quem compra apartamento na planta. Esperamos ter resolvido as suas dúvidas sobre o assunto, fazendo com que a escolha do imóvel seja a mais acertada.

Quer conhecer alguns dos empreendimentos da ViaSul Engenharia e descobrir o que podemos fazer para ajudar a realizar o sonho da casa própria, sem estresse? Entre em contato com agora mesmo e descubra!

 

Conteúdo exclusivo produzido pela Equipe ViaSul Engenharia

O post VEJA 6 VANTAGENS DE COMPRAR APARTAMENTO NA PLANTA! apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

VEJA 6 VANTAGENS DE COMPRAR APARTAMENTO NA PLANTA! Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



VEJA 6 VANTAGENS DE COMPRAR APARTAMENTO NA PLANTA!

A escolha do lugar ideal para viver é a realização de um sonho para a maioria das pessoas. É o momento de sair da casa dos pais, construir o próprio patrimônio e ter um espaço para começar a sua família.

comprar apartamento na planta

O apartamento na planta pode ser uma alternativa interessante para quem está em busca de um imóvel novo, por um preço atraente e condições de pagamento facilitadas.

Quer tirar suas dúvidas sobre as principais vantagens desses imóveis e saber como escolher o empreendimento ideal? Então, continue a leitura do nosso post!

COMO ESCOLHER ENTRE APARTAMENTO NA PLANTA OU PRONTO PARA MORAR?

Comprar um imóvel não é uma decisão fácil. Para a maioria, significa a maior aquisição feita durante a vida, exigindo cuidados para fechar o melhor negócio. Quem está envolvido na pesquisa já deve ter percebido que, antes de escolher a unidade ideal, é necessário fazer a opção entre o apartamento na planta e o pronto para morar.

Os apartamentos na planta são aqueles localizados em condomínios ainda em construção ou em fase de planejamento. A construtora já tem sinal verde para a obra, mas o proprietário terá que esperar até que tudo esteja pronto para se mudar.

Já as unidades prontas para morar são, como diz o nome, aqueles imóveis que podem ser habitados assim que você assinar o contrato. Elas podem ser novas, em condomínios recém-inaugurados, ou usadas.

O melhor é levar em consideração diversos aspectos, como localização, infraestrutura, segurança e área útil. Para imóveis antigos, o cuidado deve ser redobrado, pois não é incomum que apresentem problemas — tanto no apartamento quanto nas áreas comuns —, necessitando de reformas e cuidados constantes.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO IMÓVEL NA PLANTA?

A seguir, conheça alguns dos benefícios de se optar pelo apartamento na planta.

1. POSSIBILIDADE DE PERSONALIZAÇÃO

Dependendo do estágio da construção, é possível solicitar à construtora alguns ajustes na divisão dos cômodos do apartamento ou readequação da rede elétrica e hidráulica, a fim de atender melhor às suas necessidades e desejos.

Os custos extras envolvidos são de responsabilidade do proprietário, mas valem a pena quando comparados aos valores de reformas de imóveis prontos.

2. MELHORES OPÇÕES DE PAGAMENTO

Outro ponto positivo diz respeito à negociação e meios de pagamento. Imóveis na planta são mais baratos do que apartamentos prontos. E, como precisam recuperar parte dos investimentos no novo empreendimento, as construtoras costumam ser bastante flexíveis e oferecer atrativos (descontos, isenção de entrada) aos interessados.

3. VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Já falamos, no item anterior, que um imóvel pronto para morar tende a ser mais caro do que um em construção. Ou seja: depois de comprar seu apartamento na planta, basta esperar que o condomínio seja inaugurado para que ele passe por uma valorização do valor de venda.

Além disso, quando novos, esses imóveis têm alta liquidez, o que significa que você terá maior facilidade de repassá-los — com lucro — logo depois que ficarem prontos, caso assim deseje.

4. PRAZO PARA PLANEJAMENTO DA MUDANÇA

Apartamentos na planta são um ótimo caminho para quem deseja planejar o futuro sem sustos. Vai casar nos próximos anos? Que tal atrelar a realização do casório à entrega do apartamento e começar a vida a dois no novo espaço?

Se você não tem pressa para realizar a mudança, pode ser interessante investir em unidades em construção, aproveitando as facilidades na negociação, e fazer um pé-de-meia para cuidar da documentação do imóvel na entrega das chaves, mobiliar e decorar o lar no futuro.

5. FACILIDADES COM A DOCUMENTAÇÃO

A burocracia envolvida na aquisição de imóveis tem por objetivo proteger ambas as partes. Imagine comprar uma casa com dívidas, sem saber de nada?

Com imóveis antigos, é comum o estresse em busca das documentações, assinaturas de proprietários e outras questões. Afinal, você provavelmente já ouviu histórias de pessoas que não conseguiram efetuar a compra por problemas com a papelada.

Com o imóvel novo, a negociação é simples e direta, envolvendo apenas você e a construtora. E o melhor: as empresas têm assistência jurídica pronta para resolver suas dúvidas e facilitar os procedimentos para fechar negócio.

6. INSTALAÇÕES NOVAS

Você provavelmente já ouviu algo como “casa velha é assim mesmo”, ao se deparar com algum problema no lar. Uma tomada que não funciona direito, um vazamento na pia da cozinha, um chuveiro sem pressão.

Que tal eliminar tudo isso da sua vida e ainda ter garantia nos primeiros anos? Com o apartamento na planta, você sabe que tudo é novo em folha, tanto no seu apartamento quanto no condomínio como um todo. Dessa forma, é possível aproveitar o tempo em casa para descansar e ser feliz.

COMO ESCOLHER O EMPREENDIMENTO IDEAL?

Outra dúvida comum de quem está em busca de um apartamento na planta diz respeito à escolha do empreendimento. Com tantos tipos de condomínio, como escolher o melhor para viver?

O primeiro passo é conhecer a construtora. É importante procurar informações como tempo de mercado, portfólio de unidades entregues (casas, apartamentos, comerciais), área de abrangência e parcerias com instituições financeiras. Tudo isso vai ajudar a entender melhor a capacidade de entrega da empresa e seu comprometimento com a satisfação da clientela.

Outro ponto importante para avaliar é a qualidade do imóvel. Elabore um checklist para saber se tudo o que foi estabelecido em contrato corresponde à realidade da entrega.

O terceiro item é a estrutura de segurança oferecida aos moradores. Infelizmente, a preocupação com a violência é real em nosso país — e o investimento na tranquilidade é fundamental para o bem-estar. Circuitos de câmera e portaria 24 horas são alguns dos itens que devem fazer parte da estrutura.

Como foi possível perceber em nosso artigo, existem muitas vantagens para quem compra apartamento na planta. Esperamos ter resolvido as suas dúvidas sobre o assunto, fazendo com que a escolha do imóvel seja a mais acertada.

Quer conhecer alguns dos empreendimentos da ViaSul Engenharia e descobrir o que podemos fazer para ajudar a realizar o sonho da casa própria, sem estresse? Entre em contato com agora mesmo e descubra!

 

Conteúdo exclusivo produzido pela Equipe ViaSul Engenharia

O post VEJA 6 VANTAGENS DE COMPRAR APARTAMENTO NA PLANTA! apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

VEJA 6 VANTAGENS DE COMPRAR APARTAMENTO NA PLANTA! Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Tuesday, September 22, 2020

Revestimento horizontal: Opções e preços

revestimento horizontal é uma ótima forma de fazer um bom acabamento em qualquer ambiente de sua casa e, além disso, otimizar espaço com a ilusão de amplitude que proporciona. Porém, se você ainda tem dúvidas a respeito deste tipo de acabamento, acompanhe esse nosso texto de hoje e saiba mais.

revestimento horizontal
Deixe ambientes lindos com este tipo de revestimento!

O que é revestimento horizontal?

O revestimento horizontal, na prática, é como todo e qualquer revestimento. Entretanto você poderá posicioná-lo deitado, ao invés de usar sua textura no modo vertical, como costumeiramente acontece. Assim, você cria um efeito muito diferenciado, quando comparado com a opção vertical.

Além disso, ele costuma deixar o ambiente mais amplo, ocasionando um efeito semelhante ao uso de espelhos para ampliar. Dessa maneira, você poderá deixar a sua casa com aspecto de mais espaçosa, mesmo que ela não aumente um centímetro sequer.

Onde usar o revestimento horizontal?

O revestimento horizontal pode ser utilizado em praticamente todos os cômodos da casa. Tudo dependerá, inicialmente, da decoração que você tem em cada espaço. Afinal, você poderá revestir o ambiente inteiro com este modelo, ou apenas uma parede ou até uma parte pequena da parede.

  • Exemplo: Você pode usar o revestimento como uma cabeceira caseira no seu quarto, como também poderá aplicar apenas na lareira da sua sala. Assim como poderá aplicar em uma parede inteira, caso encontre um modelo que seja interessante neste sentido.

Este tipo de revestimento poderá, no entanto, ser utilizado tanto na parte interna, quanto externa da casa. Assim, o efeito horizontal pode ser interessante em alguns tipos de fachadas de casa, deixando tudo ainda mais bonito e organizado.

revestimento horizontal
Revestimentos horizontais são muito utilizados em churrasqueiras.

Qual o valor?

Os valores dos revestimentos podem sofrer muita alteração de uma loja para outra. Afinal, você deverá, antes de qualquer coisa, reparar qual o tipo de revestimento em si: cerâmica, porcelanato fosco, massa corrida, etc. Quando você decidir o tipo de acabamento que deseja, poderá escolher o modelo ideal.

  • Dica: Você poderá estipular primeiramente o valor máximo que deseja investir nos acabamentos e, depois disso, listar os modelos de revestimentos que ficam dentro do seu orçamento. A partir disso poderá selecionar as opções mais bonitas e interessantes e, por fim, adquirir a quantidade desejada.

Lembre-se que na hora de escolher, além de considerar o preço, é preciso pôr na ponta do lápis o custo benefício. Isto é, se você gastar muito pouco agora, pode ser que mais tarde gaste mais com higienização e manutenção. Portanto, cuidado!

revestimento horizontal
Os tijolinhos brancos são um verdadeiro clássico dos revestimentos horizontais.

Tipos de revestimento horizontal

Existem diversos tipos de revestimentos horizontais que você poderá usar na sua obra de reforma ou construção. Alguns que poderão fazer parte da sua decoração, são:

  • Porcelanato de diversos modelos: Seja fosco ou acetinado, o porcelanato pode ser recortado ou adquirido em formas mais retangulares. A partir disso, você poderá posicioná-lo de maneira horizontal no seu acabamento.
  • Granito ou mármore: Crie pontos na decoração que enalteçam pedras nobres e deixem tudo mais sofisticado e bonito.
  • Cerâmica: A própria cerâmica pode ser utilizada como um revestimento de qualidade e beleza, sem contar que as texturas são inúmeras e ótimas para qualquer espaço.
  • Madeira: A própria madeira, que deixa o ambiente mais confortável e com uma melhor acústica, pode ser utilizada para este fim. Deixe a sua casa ainda mais linda e aconchegante dessa maneira.

Ideias com revestimentos para te inspirar!

Agora que você já sabe tudo sobre este tipo de revestimento, é hora de ver a nossa seleção completa de fotos. Inspire-se e crie algo lindo em qualquer ambiente de sua casa.

 

revestimento horizontal
O revestimento do tipo horizontal pode ser utilizado em qualquer parte da sua casa. Desde áreas de lazer, paredes, painéis, no chão, etc.
revestimento horizontal
O revestimento no banheiro, no modelo horizontal, tende a deixar o ambiente mais amplo e confortável.
revestimento horizontal
Repare no efeito horizontal que é capaz de ampliar o banheiro, deixando-o mais espaçoso.
revestimento horizontal
Na sala, as texturas e acabamentos podem ser um pouco mais diferentes, criando um efeito mais elegante e bonito.
revestimento horizontal
Veja que a parede inteira conta apenas com o uso do revestimento horizontal. Isto é, praticamente nem necessita de outro item decorativo.
revestimento horizontal
Atrás da pia da cozinha também é uma ótima forma de deixar o revestimento com um efeito lindo.
revestimento horizontal
Repare que a cozinha também fica com um aspecto mais amplo quando há o uso de revestimentos horizontais.
revestimento horizontal
Invista em um lavabo muito mais charmoso e sofisticado com este tipo de revestimento.
revestimento horizontal
Pequenos detalhes com revestimento horizontal em contraste ao vertical também são bem vindos.
revestimento horizontal
Banheiro pequeno com este revestimento é sinônimo de efeito de amplitude.

Um modelo mais bonito que o outro, não é mesmo? Escolha agora qual a melhor opção para a sua casa!

Dicas para escolher o revestimento ideal

Para que você não tenha dor de cabeça com as suas escolhas, é melhor colocar tudo na ponta do lápis. Assim, além de considerar o valor em dinheiro, observe outros fatores de suma importância:

  • Observe a necessidade de limpeza: Você precisa ter em mente que alguns tipos de revestimentos podem requerer mais tempo de limpeza. Desse modo, se você não possui essa disponibilidade de tempo, cuidado com a escolha!
  • Planeje o ambiente como um todo: Muitas pessoas se deixam levar pelo calor da compra no catálogo da loja de materiais de construção e, infelizmente, esquecem-se do restante da decoração. Por isso, antes de decidir a textura e a cor, cuidado! Lembre-se de todos os itens decorativos e tonalidades que determinado ambiente terá. Assim você terá meios mais saudáveis de escolha.

O post Revestimento horizontal: Opções e preços apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Revestimento horizontal: Opções e preços Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Monday, September 21, 2020

Modelos de aquecedor: Conheça os melhores!

No artigo de hoje vamos lhe apresentar os melhores modelos de aquecedor para você escolher a alternativa que mais seja interessante para a sua casa. Afinal, é preciso considerar o consumo de energia, a potência, dentre outros fatores envolvidos com este tipo de equipamento. Abaixo você saberá tudo sobre o assunto.

melhores modelos de aquecedor
Descubra quais são os melhores modelos de aquecedor e encontre a opção ideal para deixar a sua casa sempre confortável e receptiva até mesmo nos dias mais frios de inverno!

Melhores modelos de aquecedor

Selecionamos os 7 melhores modelos de aquecedor para que você possa conhecer. Assim, deixe a sua casa mais quentinha no inverno e traga mais saúde e conforto para toda a sua família.

1- Elétrico

O aquecedor elétrico apresenta a sua resistência de um modo visível e, por conta disso, não pode ser utilizado em ambientes que tenham problemas com umidade. Assim, não é aconselhável que você o use no banheiro, e também, não deixe-o muito próximo a outros objetos, tendo em vista que ele pode mais facilmente causar acidentes.

2- Termoventilador

Sabe o nosso clássico ventilador de teto? Que é utilizado em dias quentes e traz um ventinho gostoso? Pois é! Existe a versão para inverno também. Neste caso, a resistência dele fará com que o vento soprado seja quentinho, deixando o ambiente mais aconchegante e sendo uma ótima opção para dormir confortavelmente.

Além disso, ele ainda conta com um regulador, como acontece no ventilador comum. Assim, você pode deixar a sua casa ainda mais aquecida na medida certa!

melhores modelos de aquecedor

3- Aquecedor à gás

Este tipo de aquecedor é mais recomendado em casos de ambientes grandes e abertos. Além disso, ele costuma ser muito mais pesado e mais caro que os demais modelos que já apresentamos. E outro adendo importante: ele não é recomendado para espaço pequeno, como apartamentos pequenos, pois como utiliza-se botijão de gás, isso pode ser prejudicial para a saúde e, inclusive, eleva as chances de acidentes domésticos.

melhores modelos de aquecedor

4- Aquecedor cerâmico

Assim como acontece no caso dos elétricos, este tipo de aquecedor também apresenta uma resistência interna para aquecimento. Entretanto, esta resistência é envolta de cerâmica, o que faz com que o calor seja retido e depois dissipado de maneira uniforme, a partir de uma ventoinha.

Entretanto, este modelo pode ser um pouco mais barulhento, se assemelhando inclusive com um ar condicionado. A vantagem está que ele poderá aquecer os ambientes de uma maneira muito mais rápida, e podem ser utilizados tanto de maneira portátil, como embutido na parede. O ar não ficará ressecado e você poderá economizar na conta de luz!

5- Climatizador de ar

O climatizador, por sua vez, conta com a funcionalidade de aquecer e resfriar, sendo assim, muito utilizado tanto no inverno, quanto no verão. Além disso, não resseca tanto o ambiente, e permite que o mesmo seja levado em diversos cômodos da casa. Promove conforto e pouco ruído, sendo indícios de mais qualidade na temperatura da casa como um todo.

melhores modelos de aquecedor

6- Ar condicionador quente e frio

É claro que não poderíamos deixar o ar condicionador de fora de nossa lista, não é mesmo? Afinal, se você quer algo que cumpra duas funções de maneira eficiente, sem que você tenha que ter mais de um aparelho para isso, este tipo de equipamento pode ser muito interessante.

Entretanto, ele não será portátil e talvez seja menos econômico que outras alternativas que citamos no decorrer do artigo. É claro que tudo dependerá, inclusive, da marca que você vai comprar.

7- Aquecedor à óleo

Os aquecedores à óleo são um pouquinho mais caros que os elétricos que citamos. Porém, são mais econômicos no longo prazo e possuem uma maior eficiência.

O funcionamento acontece a partir de uma resistência que aquece o óleo em seu interior, sem a necessidade de trocá-lo, e proporciona a troca de calor no ambiente.

Este tipo de aquecedor pode demorar um pouco mais para deixar o ambiente bem aquecido, entretanto, não resseca o ar e seu efeito é mais econômico e eficiente.

melhores modelos de aquecedor

Outras formas de aquecer

Além de apostar nos melhores modelos de aquecedor, é importante investir em outras alternativas que possam tornar a sua casa ainda mais quentinha. Para isso, você pode:

  • Usar mais mantas nos sofás, nas camas e poltronas pela casa. Assim, o conforto é aparente e sempre que você se sentar, estará coberto com uma mantinha quente.
  • Use mais almofadas com capas felpudas, pois, da mesma forma que as mantas são interessantes, estas almofadas também trarão mais conforto.
  • Utilize cortinas mais grossas e pesadas, pois elas poderão reter muito mais calor na sua casa, deixando tudo ainda mais confortável e quentinho.
  • Lembre-se de deixar o sol entrar – e o frio não. Ou seja, pela manhã, abra as janelas e as cortinas para que o luz solar quentinha possa dar as caras, mas, antes de o sol sair, feche as janelas ou pelo menos as cortinas. Isso manterá o calor dentro de casa, impedindo que o frio entre.
  • Além de cuidar de todo o ambiente para que ele fique quente, lembre-se de também investir em uma alimentação que auxilie o seu corpo a manter as temperaturas: para isso, consuma chá quente; sopas; feijoadas; etc.
  • Tapetes também são ótimas pedidas! Afinal, você poderá pisar em um chão mais confortável e não tão gelado, gerando assim muito mais conforto e bem estar para você e toda a sua família.

Aproveite o friozinho para descansar, relaxar e ler um bom livro. E use os melhores modelos de aquecedor para deixar a sua casa ainda mais impecável!

O post Modelos de aquecedor: Conheça os melhores! apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Modelos de aquecedor: Conheça os melhores! Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Friday, September 18, 2020

Como instalar ventilador de teto: Passo a passo

No passo a passo de hoje vamos lhe ensinar a como instalar ventilador de teto e, a partir disso, deixar a sua casa mais fresquinha e com melhor circulação de ar. Para isso, certifique-se de que além desse passo a passo, você também acompanhe todas as instruções dadas pelo fabricante, ok? Assim não haverá erro.

Para tanto, acompanhe a seguir e saiba mais!

como instalar ventilador de teto

Passo a passo de como instalar ventilador de teto

Na prática, o passo a passo de como instalar ventilador de teto é mais simples do que você pensa. Entretanto, cada etapa requer muito cuidado e atenção, para que não haja acidentes mais tarde. De todo modo, você precisará:

  • Desligar a energia do ambiente, para não correr o risco de levar choque;
  • Organizar todos os materiais necessários para a instalação;
  • Seguir corretamente cada etapa.

Vamos lá?

Materiais necessários

  • Furadeira;
  • Chave de fenda;
  • Alicate universal;
  • Trena;
  • Chave teste;
  • Escada;
  • Chave philips;
  • Fita isolante;
  • Passa fios;
  • Buchas e parafusos.

como instalar ventilador de teto

1- Prepare os fios

Para que você possa ligar o seu ventilado na chave de energia, é necessário utilizar cinco fios. São dois fios para o motor, dois para a lâmpada e um fio terra. Assim, se um destes fios não for instalado, você deverá utilizar um fio extra da parede até o teto. Lembre-se que o passa fio pode lhe ajudar.

A melhor forma de evitar demoras e problemas, cheque primeiro a sua fiação, antes de iniciar o processo de instalação. Além disso, a energia no ambiente precisa estar com o disjuntor desligado.

2- Passe os fios

Seguido o passo anterior, você deverá agora pegar os fios das lâmpadas e passá-los dentro do niple, aquele pequeno cano feito de inox. Os fios do ventilador e do lustre precisamente são passados dentro da haste, sequencialmente saindo para fora da base.

como instalar ventilador de teto

3- Encaixe a haste

Agora, com cuidado, você deverá colocar a haste no motor, fixando-a corretamente. Para isso, deixe a abertura maior virada para os fios e, em seguida, prenda o pino de fixação. Passe os dois fios, soquete e motor, por dentro desta mesma haste, colocando o pino de segurança em seguida.

4- Fixe o suporte no teto

Agora chegou uma das etapas mais importantes, por isso, muita atenção! Você deverá usar as buchas e parafusos, além da furadeira para fazer os furos no teto e colocar o suporte.

Prenda o ventilador em seguida e lembre-se de checar se existe alguma folga. O equipamento não pode ficar preso completamente, pois necessita de movimento enquanto não estiver em uso.

Com o intuito de gerar segurança residencial, recomenda-se que o ventilado fique fixo na laje, mas, se o tipo de forro for diferente, utilize um suporte para auxiliar a seguridade do aparelho na laje. As lojas de construção disponibilizam canaleta de alumínio auxiliar e suportes de aço para isso.

5- Ligue os fios no teto

Primeiramente, você deverá conectar os fios fase do tipo de lustre e do motor ao fio fase da rede. Assim, você deverá conectar o retorno da lâmpada ao retorno da chave controle.

como instalar ventilador de teto

Para concluir esse processo, ligue o fio exaustão ao fio de ventilação do motor ao capacitor, encapando tudo com fita isolante depois.

6- Ligue a chave de controle

Com todas as etapas anteriores seguidas corretamente, troque o interruptor pela chave de controle que acompanha o seu ventilador de teto. Feito isso, conecte o fio da chave de controle no retorno da lâmpada.

Assim, você terá que seguir conectando os dois fios da chave aos fios do motor, e o fio de alimentação à energia. Lembre-se sempre de isolar o outro fio, encapando as ligações com fita isolante, para finalizar.

7- Finalização

Na hora de finalizar todo o processo, coloque as lâmpadas e o lustre, utilizando a trena para media a distância que há entre as pás e o teto. Caso uma delas não estiver nivelada corretamente, é preciso que você a movimente, junto à base do motor, para que ela possa se ajustar às demais.

Outro cuidado muito importante é a checagem da firmeza dos parafusos. Assim você cria muito mais conforto e segurança para você e toda a sua família.

Além destes fatores que já citamos, lembre-se de testar com cuidado e, caso perceba qualquer irregularidade ou dificuldade do ventilador, entre em contato com um profissional para que ele verifique a instalação. Pois, embora seja fácil, a falta de conhecimento técnico pode ocasionar pequenos errinhos. Por isso, cuidado!

Agora é só você aproveitar o frescor e os benefícios do seu ventilador de teto.

O post Como instalar ventilador de teto: Passo a passo apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Como instalar ventilador de teto: Passo a passo Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Thursday, September 17, 2020

Ventilador de teto é bom? Vantagens e desvantagens

Será que o ventilador de teto é bom? Traz mais vantagens do que desvantagens? E qual será o peso dos pontos negativos? A seguir, vamos lhe apresentar tudo sobre este assunto, para que você decida se o ventilador de teto ou comum é adequado para você. A partir disso, poderá refrescar a sua casa de um modo mais interessante. Vamos lá!

ventilador de teto é bom

Vantagens do ventilador de teto

Antes de qualquer coisa, vamos lhe apresentar todas as vantagens de ter um bom ventilador de teto. Assim, você saberá se ele trará bons efeitos na sua casa. Veja a seguir:

  • Instalação prática

A instalação do ventilador é muito rápida e prática, além de que você mesmo poderá fazê-la. Assim, quando você comprar, em poucos instantes já terá o mesmo funcionando, e tudo isso sem a necessidade de gastar com mão de obra.

  • Mais econômico que o ar condicionado

É claro que instalar o ar condicionado pode sim ser um conforto a mais. Porém, nem sempre ele é necessário, especialmente em regiões e épocas do ano em que o calor nem é tão excessivo. Por conta disso, para que você possa economizar na conta de luz, aposte no uso de um ventilador de teto e mantenha a sua casa mais confortável e fresquinha.

  • Design diferente

O ar condicionado, como sabemos, possui um acabamento discreto e que, de maneira geral, não impacta muito na decoração dos ambientes. Em contrapartida, um ventilador de teto é bom para deixar a decoração mais completa. Afinal, você pode encontrar diversos designs e acabamentos, que complementam todas as outras peças decorativas.

ventilador de teto é bom

  • Distribuem melhor o ar

Viver em um ambiente com problemas de infiltração, ou excesso de umidade, pode ser um problema. Especialmente no caso de pessoas alérgicas. Por isso, apostar no uso de um ventilador de teto é bom para permitir uma melhor circulação de ar no ambiente.

  • Contam com controle remoto

Foi-se o tempo que para ter um ventilador de teto era preciso apenas ligá-lo diretamente no interruptor. Mas sim, nos dias atuais, a automação de cortinas, ventiladores e outros equipamentos já é uma realidade. Além disso, o controle remoto também é bem vindo e traz mais conforto e praticidade.

  • Possuem luminária

Além de tudo, o ventilador de teto é bom por contar a facilidade de já ter uma luminária. Com isso, quando você adquiri o equipamento, não precisa se preocupar em escolher um tipo de luminária que combine depois, tendo em vista que ele já é completo e cumpre as duas funções.

  • Ajuda a combater os insetos

Se tem uma coisa que pode ser muito incômoda, em diversos ambientes de nossas casa, é que no verão os insetos insistem em aparecer. Por isso, provocam estresse, alergias, coceiras e outros desconfortos. Desse modo, o ventilador de teto é uma ótima opção para mantê-los longe das lâmpadas e, consequentemente, da sua casa.

ventilador de teto é bom

  • Potencializa o poder do ar condicionado

Apesar de ser mais econômico que o ar condicionado, sabemos que nem sempre e nem em todos os locais o ventilador será eficaz no calor. Porém, da mesma maneira ele poderá lhe ajudar a economizar na conta de energia, uma vez que, ligado, ele espalhará melhor o vento gelado. Assim, o ambiente se refresca mais rapidamente e o seu aparelho de ar condicionado irá trabalhar menos.

Logo, além de deixar o ambiente muito mais fresco e confortável, o ar circula e, de quebra, você força menos o seu ar condicionado.

Desvantagens do ventilador de teto

Agora que você já conheceu as vantagens de um ventilador de teto, é hora de conhecer também os pontos fracos. Afinal, eles serão cruciais na hora de saber se você irá apostar no uso de ventilador de teto ou não. Veja abaixo:

  • Não é capaz de umidificar o ambiente

Infelizmente o ventilador de teto pode não ser bom para quem precisa umidificar o ar do ambiente. Afinal, ele apenas assoprará o ar que ali já existe e, em casos de pessoas com problemas respiratórios, isso poderá ressecar ainda mais as vias aéreas, dificultando a respiração.

ventilador de teto é bom

  • Pode acabar espalhando pó no ambiente

Seguindo ainda o ponto de alergia, o ventilador de teto pode ainda ser responsável por espalhar mais pó por todo o ambiente. Com isso, pessoas com rinite podem acabar ficando muito desconfortáveis nestes espaços.

  • Nem todos são ideais para espaços grandes

O alcance da ventilação pode não ser muito adequado em espaços que sejam grandes demais. Por isso, salas muito extensas utilizam ventiladores de parede e ar condicionado. Entretanto, se o seu objetivo é usar apenas em um quarto pequeno ou escritório home office, tudo bem.

Ventilador de teto é bom?

Afinal, ventilador de teto é bom? Ele realmente pode ser uma boa pedida? A nossa resposta é: depende. Depende das suas necessidades, do tamanho do espaço, do clima na sua região, entre outros fatores.

ventilador de teto é bom

O segredo está em pôr na ponta do lápis todos os pontos negativos e positivos que mencionamos e, a partir disso, ver o que pesa mais. Se você acha que as desvantagens são mais intensas que as vantagens, talvez seja mais coerente adquirir outro tipo de ventilador.

Em contrapartida, se as vantagens parecem ser mais interessantes, este modelo de equipamento pode ser uma boa pedida para você. O segredo é avaliar da melhor maneira, para fazer a compra mais precisa possível.

O post Ventilador de teto é bom? Vantagens e desvantagens apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Ventilador de teto é bom? Vantagens e desvantagens Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Wednesday, September 16, 2020

Cadeiras estofadas: Modelos, preços e onde usar

As cadeiras estofadas, além de lindas, são super confortáveis e úteis em diversos cômodos de nossas casas. Isso pois são muito versáteis, podendo ser utilizadas em escritórios, quartos adultos e infantis, cantinho da leitura, sala de estar e jantar, etc.

Entretanto, se você ainda precisa de mais inspirações e dicas para criar ambiente harmoniosos com este tipo de móvel, veja o nosso guia de hoje e decore a sua sala da melhor forma!

cadeiras estofadas

Onde usar cadeiras estofadas? Veja modelos!

As cadeiras estofadas, como mencionamos no início do artigo, são muitos versáteis. Você poderá utilizar as mesmas em conjuntos, em jogos de cadeiras para jantar ou para a cozinha; como também podem ser utilizadas individualmente, em escritórios; sacadas; varandas e salas; áreas de festas e outros espaços. Abaixo você verá diversas inspirações.

Cadeira estofada na escrivaninha

Para um dia a dia mais confortável, especialmente na hora de usar a escrivaninha de estudo, as cadeiras com estofamento podem ser bem vindas. Isso porque o seu acabamento além de decorar o quarto, ainda proporcionar um conforto a mais para as atividades cotidianas.

Tons claros costumam trazer ainda mais efeito positivo para a decoração do espaço. Assim como as tonalidades pastéis.

O que não faltam são formatos diferentes de cadeiras estofadas para você usar na decoração da sua casa. Aposte em traços mais retos em decoração contemporânea e, no caso de algo mais clássico, os tons arredondados são bem vindos.

Cadeira estofada na cozinha

No jogo de cadeiras para cozinha você encontra costumeiramente tons mais terrosos e em marrom. Além disso, os acabamentos podem ser diversos.

Este tipo de cadeira costuma ter uma maior robustez e, consequentemente, acaba ocupando mais espaço nos ambientes. Por isso, se você quiser apostar neste tipo de móvel na sua cozinha, lembre-se deste detalhe, para não deixar tudo “apertado”.

cadeiras estofadas cozinha

O interessante é que você poderá encontrar modelos tanto com estofamento no encosto, como apenas no assento. Assim, se você não quiser investir tanto na reforma da sua casa, a opção apenas no assento pode ser mais econômica. Tudo isso sem deixar a sua cozinha americana sem estilo, mas sim, muito linda e confortável!

cadeiras estofadas cozinha

Estas cadeiras também poderão complementar o canto alemão em sua cozinha. Assim, você aproveita o espaço e gera conforto.

cadeiras estofadas cozinha

Cadeiras no quarto

O quarto é o ambiente no qual vamos restaurar as nossas energias, relaxar e descansar depois de um dia corrido. Além disso, é ali que podemos fazer uma boa leitura ou simplesmente ouvir uma música, tomando um bom suco de laranja! Por isso, para deixar tudo mais confortável, as cadeiras estofadas podem ser utilizadas próxima às janelas.

cadeiras estofadas

Porém, um adendo: Cuidado para não deixar a luz do sol bater diretamente na cadeira. Isso poderia manchar, tornando a cor mais desbotada por conta dos raios solares, ok?

cadeiras estofadas

Cadeiras em cantinhos da casa

Qualquer cantinho especial que você tem na sua casa pode receber este tipo de móvel. Ele poderá complementar um espaço vazio, ou criar cantinhos de descanso em ambientes como home office. Tudo isso para criar espaços e harmonias diferentes para você.

cadeiras estofadas

As cores poderão combinar de acordo com o espaço da casa e o restante da decoração. Porém, uma dica importante: Se você não quer se incomodar com manchinhas, escolha peças em tonalidades mais escuras. Em contrapartida, se as cores escuras demonstrarem muito o pêlo dos seus pets, experimente cores medianas e assim por diante.

cadeiras estofadas

Onde comprar cadeiras estofadas?

Você pode encontrar este tipo de cadeira em qualquer loja de decoração e, inclusive, de materiais de construção, caso sejam de grande porte. Mas, se você quer facilitar ainda mais a sua compra, experimente adquirir em lojas online, como Americanas, Submarino, entre outras possibilidades.

Assim você terá um leque de possibilidades e mais tempo para escolher o modelo ideal. Lembre-se que os preços podem variar entre R$150,00 (uma unidade) a mais de R$2 mil (com mais unidades). Tudo dependerá do seu orçamento e da sua necessidade. Escolha com atenção e lembre-se de apostar em marcas conhecidas, para que o barato não saia caro, ok?

Cuidados com as cadeiras

Além de escolher modelos lindos para a sua casa, lembre-se dos cuidados para elevar a vida útil do móvel. Para isso, você deverá:

  • Utilizar apenas um pano úmido em água filtrada e morna, para limpar a superfície no caso de manchas;
  • Quando não houver nenhuma manchinha, uma esponja de cozinha, limpa, poderá ser usada no lado verde. Esta esponja irá “puxar” toda a sujeirinha, tornando a limpeza fácil;
  • Aplique spray com água e algumas gotinhas de amaciante concentrado, para assim, deixar a cadeira cheirosa e mais limpinha;
  • Use o aspirador de pó com frequência, especialmente se existem pessoas alérgicas na família;
  • Cuidado com o local que você usa a sua cadeira: Deixe-a onde há circulação de ar, pois problemas de umidade poderão deixá-la com mofo, manchas, ácaros e outros efeitos nada agradáveis.

Com todos estes cuidados, certamente você terá uma linda cadeira por muito tempo.

O post Cadeiras estofadas: Modelos, preços e onde usar apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Cadeiras estofadas: Modelos, preços e onde usar Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/