Tuesday, March 31, 2020

Como Desentupir Encanamento? Passo a Passo

Aprender como desentupir encanamento pode ser a salvação de muitas pias ou ralos entupidos. A verdade é que este é um problema extremamente comum e que pode acontecer em qualquer residência. Muitas vezes eles acontecem em momentos extremamente aleatórios, como por exemplo, quando você está recebendo visitas. Ou ainda, acontece em momentos que você não está em condições de sair para comprar algum produto para desentupir.

O fato é que, se não cuidar, o encanamento vai sim entupir em algum momento. E isto pode ser resolvido a partir de algumas atitudes simples, que vamos entender a partir de agora. Por isso, acompanhe o texto para aprender como desentupir encanamento!

como desentupir encanamento

Como Desentupir Encanamento? Passo a Passo

Para aprender como desentupir encanamento, muitas pessoas acabam seguindo a mesma lógica de como desentupir caixa de gordura. Mas a verdade é que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ou seja, é fundamental que você tenha métodos específicos para um encanamento convencional, pois são situações completamente diferentes.

Neste caso, separamos um passo a passo muito prático com algumas alternativas para desentupir o ralo da pia, do chuveiro, do banheiro ou do tanque da lavação. Veja só:

  • Evite jogar dejetos diretamente na pia;
  • Água fervendo pode ser uma boa solução;
  • Um pedaço de arame pode ajudar;
  • Utilize um desentupidor;
  • Contrate uma empresa especializada;

Evite jogar dejetos diretamente na pia

O primeiro critério a se observar para entender como desentupir encanamento é justamente dando um “passo atrás” e tomando alguns cuidados básicos. Podemos chamar este passo, de passo “zero”, pois antes mesmo de desentupir, você precisa tomar os cuidados necessários para evitar o entupimento!

Ou seja, evite jogar dejetos e resíduos de comida no tanque ou na pia do banheiro. Quanto mais resíduos o encanamento comportar, maior e mais difícil será o entupimento. Tomando estes cuidados, quando de fato o cano entupir, você conseguirá desentupi-lo muito mais facilmente e de forma muito mais rápida.

Continue lendo e veja as melhores técnicas para isso!

como desentupir encanamento

Água fervendo pode ser uma boa solução

A opção de utilizar água fervendo para entender como desentupir encanamento é uma excelente alternativa. A água neste estado faz com que sujeiras e gorduras se soltem do cano. E isto, por si só, já é mais do que o suficiente para que o desentupimento ocorra mais facilmente.

É também uma boa ideia jogar água fervendo regularmente no encanamento, mesmo que ele não esteja entupido. Isto pode fazer com que o cano nunca saiba o que de fato é estar entupido, o que é ótimo, não é mesmo?

Um pedaço de arame pode ajudar

Outra ótima ferramenta para ajudar a desentupir o encanamento, é um simples pedaço de arame! Sim, com um pedacinho de arame retirado de uma estrutura de cerca viva ou de qualquer coisa que você tenha em casa, pode ser o suficiente para a água da pia voltar a descer normalmente.

Tudo que você precisa fazer, é enfiar o pedaço de arame no ralo e ir mexendo, até que a sujeira se solte e escoe. Em alguns casos, você poderá inclusive retirar a sujeira com a ajuda do arame. Neste caso, basta fazer uma ponta em formato de anzol!

como desentupir encanamento

Utilize um desentupidor

É claro que a opção do desentupidor é sempre útil! Você poderá encontrar este produto em mercados ou lojas de materiais de construção baratas na sua cidade. Este é um item essencial para se ter em casa, pois basta alguns “apertões” no aparelho e pronto, seu encanamento estará desentupido!

Contrate uma empresa especializada

E por fim, conte com ajuda profissional! Se você não quiser colocar a mão na massa e desentupir os encanamentos da sua casa, saiba que existem diversas opções no mercado que podem te ajudar neste momento complicado. Eles terão equipamentos profissionais e poderão fazer tudo de uma forma rápida e limpa!

O post Como Desentupir Encanamento? Passo a Passo apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Como Desentupir Encanamento? Passo a Passo Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



5 Melhores Lojas para Comprar Material de Construção Barato

Quando estamos construindo ou reformando, sempre buscamos economizar cm a obra e uma maneira de fazer isso é justamente pesquisando por lojas de material de construção que oferecem os melhores preços de materiais para que a nossa obra fique mais em conta, mas sem tirar a qualidade. Por isso separamos logo abaixo 5 lojas para comprar material de construção barato para quem está pesquisando antes de comprar. Confira.

Comprar material de construção barato

A Leroy Merlin é uma das lojas de matérias de construção que é excelente nos preços e também na qualidade dos materiais. Para ter acesso aos materiais de construção da Leroy Merlin, acesse http://www.leroymerlin.com.br e confira os preços e bons e qualidade excelente.

Acesse AQUI.

leroy merlin

A Trevo trevoshopping.com.br, conhecida como o Shopping da construção também é uma das lojas que vale a pena conhecer e pesquisar quando estiver a procura de materiais de construção de qualidade, pois na Trevo podemos encontrar tudo do bom e do melhor e com a qualidade que a loja tem para oferecer.

Para acessar os materiais de construção da Trevo AQUI.

trevo materiais de construção

Outra loja conhecida por ofertar produtos de qualidade e preço baixo é a C&C http://www.cec.com.br conhecida também como Casa & Construção. Nessa loja podemos encontrar diversos produtos para a construção de qualquer ambiente e sempre levando em consideração a qualidade e o preço acessível.

Para conferir, acesse AQUI.

cec

Mais uma loja com uma variedade de produtos é a Telha Norte http://www.telhanorte.com.br que oferece diversos materiais de construção para atender a sua necessidade. Antes de comprar, confira os preços dos materiais de construção da Telha Norte e compare.

Para ter acesso a esses materiais de construção Telha Norte, acesse AQUI.

telha norte

Por fim temos mais uma loja que é famosa, principalmente nos comerciais de televisão, onde fala que seus produtos para construção são de qualidade e quem usa Tigre http://www.tigre.com.br não se arrepende. A Tigre também é uma empresa de construção que oferece materiais de qualidade.

Para ter acesso aos mesmos, clique AQUI e encontre uma loja Tigre mais próxima de você.

tigre material de construcao

Planejamento da obra

Antes de construir é preciso planejar sua obra, ou seja, antes de comprar o material de construção é preciso colocar em uma planilha todos os afazeres dessa construção e as medidas de cada parte da casa que será construída ou reformada. Com esses dados é possível montar uma planilha com todos os materiais de construção que deverão ser usados nas mesmas, pois dessa forma facilita a compra dos mesmos.

Acima, selecionamos as cinco melhores lojas de materiais de construção, mas antes de optar por uma delas, pesquise os preços em todas elas para ter a certeza de que está pagando um bom preço e por um material de construção que seja de qualidade.

O post 5 Melhores Lojas para Comprar Material de Construção Barato apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

5 Melhores Lojas para Comprar Material de Construção Barato Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Como comprar um imóvel durante a quarentena?

O sonho da casa própria não pode parar? Se você guardou um dinheiro ou estava preparado para investir na compra do seu imóvel, não desanime nesse momento. Os corretores e imobiliárias estão preparados para continuar te oferecendo a melhor experiência de compra, e lembre-se que a jornada do consumidor imobiliário é longa. Mas, para ajudar você nessa etapa, nós preparamos um conteúdo que explica como comprar um imóvel durante a quarentena.

como comprar um imóvel durante a quarentena?
Boa saída é começar o relacionamento com o corretor ou a imobiliária por meio de chamada de vídeo (Foto: Shutterstock)

Como comprar um imóvel durante a quarentena?

O corretor ou até mesmo a imobiliária estão na melhor posição para conhecer as condições locais e aconselhá-lo sobre restrições que podem afetar a capacidade de fechamento da compra. Temos a certeza que eles estão trabalhando para que todo o processo ocorra de forma segura e com as melhores opções, principalmente nesse momento. 

É preciso lembrar que, neste momento, pessoas em todo o país praticam distanciamento social, ou melhor, no mundo todo. Seguem ordens do Ministério da Saúde para ficar em casa. Sendo assim, talvez você não seja capaz de visitar um imóvel com seu corretor. Mas, o que podemos afirmar é que, você pode começar um contato, ir em busca de informações e criar um relacionamento com o profissional que irá lhe atender. Relacionamento entre ambas as partes nesse processo de compra é de extrema importância.

Mas, você sabia que os corretores e imobiliárias estão se adaptando a esse momento?

Os corretores e imobiliárias foram criativos ao adotar ferramentas e tecnologias que permitem que os possíveis compradores façam tours virtuais por um imóvel ou façam um tour em vídeo com o corretor. Os tours em vídeo doméstico acontece quando o corretor imobiliário percorre a casa com uma câmera, dialogando com o comprador e sem a necessidade da presença física.

Neste momento da jornada de compra, as visitas e informações sobre o imóvel são importantes. Criando um relacionamento seguro com o corretor, você conseguirá obter tudo o que precisa para fazer a sua escolha. Vídeos em alta definição, chamadas ao vivo com o corretor direto do imóvel, informações sobre o condomínio e o bairro. Vale lembrar que a internet também oferece notícias importantes sobre a localização que você deseja morar.

Também é possível procurar remotamente diversos imóveis em vários bairros ou cidade. As páginas de imóveis do ZAP foram criadas com o intuito de ajudar o consumidor. É possível encontrar informações da localização, fotos com qualidade, valores do pacote como um todo e outras informações importantes.

Como comprar um imóvel durante a quarentena?
Sem sair de casa, você consegue olhar o imóvel e identificar se é o que deseja ou não (Foto: Shutterstock)

Como visitar um imóvel sem sair de casa?

Não tenha vergonha de pedir ao seu corretor para te ajudar a ter uma melhor visão de um imóvel, mesmo que você não possa estar lá. A tecnologia se faz cada vez mais presente, por isso, muitos têm experiência em trabalhar com clientes remotos e ficam felizes em atender solicitações de um tour de vídeo.

Passo a passo para os vídeos pré-gravados

Um vídeo pré-gravado é uma das maneiras mais fáceis de visualizar uma casa sem ir para lá. O que sugerimos é que o corretor grave um vídeo da casa, tire fotos dos principais detalhes como torneiras, vaso sanitário, tomadas e as principais áreas comuns do condomínio e, na sequência, compartilhe com o possível comprador por meio da internet. Do lado do comprador, é importante você dizer claramente ao profissional exatamente o que você está procurando em uma casa, para que ele saiba quais detalhes focar durante o passeio. Lembre-os de capturar parte do bairro e dar uma melhor noção da área.

Passo a passo para o vídeo ao vivo

Muitas pessoas estão acostumadas a conversar por vídeo atualmente através do FaceTime, Skype ou plataformas similares. Seu corretor ou a própria imobiliária pode ajudar a facilitar um passeio por uma casa usando um aplicativo de bate-papo por vídeo. Informe a eles que você está interessado e eles poderão trabalhar com você para determinar uma lista de imóveis que atendem às suas especificações e horários em que você está disponível para a vídeo chamada.

Escolhi meu imóvel, qual é o próximo passo?

Além das mudanças na maneira como as pessoas estão começando a jornada de compra de um imóvel, em alguns lugares, o fechamento temporário de algumas empresas pode fazer com que a transação imobiliária seja um pouco mais longa. Mas lembre-se, muitas empresas adotaram o serviço home-office e não estão fechada. Desta forma, você ainda consegue conversar com seu gerente bancário, falar com a construtora ou imobiliária, conversar diretamente por ligação com o proprietário, tanto no processo de compra ou locação de imóvel.

Para você ter uma ideia, até mesmo a assinatura do contrato pode ser feita de forma on-line, sempre precisar do contato físico. Ferramentas como DocuSign, HelloSign, Adobe Sign e SignEasy  ajudam nessa etapa.

como comprar um imóvel durante a quarentena
Informações, contratos e assinatura digital (Foto: Shutterstock)

Nota: Precisamos ressaltar que, caso você feche a compra ou locação de um imóvel e necessite de fazer a mudança nesse momento de quarentena, é importante alinhar todos os pontos com o proprietário e principalmente com o síndico, caso seja um condomínio. Vale informar que os condomínios podem estar com restrições de entrada. Também ressaltamos a importância no cuidado com saúde, evitando aglomerações e seguindo regras de higiene como o uso de álcool em gel e lavar a mão com frequência.

E aí, o que você achou das nossas dicas de “como comprar um imóvel durante a quarentena? Sabemos que tudo isso requer planejamento e análise, mas estamos aqui para ajudar você nesse momento.

Leia Mais:

Quarentena: 7 maneiras para incorporar seus gostos na decoração da casa

Inspire-se: Dicas para montar um home office funcional e produtivo

Saiba agora: Listamos as melhores plantas para apartamento

Quer comprar um imóvel reformado? O ZAP tem para você!

 

O post Como comprar um imóvel durante a quarentena? apareceu primeiro em ZAP em Casa.

Como comprar um imóvel durante a quarentena? Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/



Monday, March 30, 2020

Bolhas na parede: Como evitar e eliminar?

Se a sua casa sofre com bolhas na parede, saiba que este é um problema recorrente e normal na construção civil. Na verdade, é muito comum encontrar problemas deste porte em cômodos internos e externos. E isto pode acontecer por uma série de problemas relacionados aos cuidados básicos para com a sua casa.

Vamos entender melhor a partir de agora, como você pode lidar com o problema de bolhas na parede, o que fazer para corrigir e, claro, entender como evitar. São alguns passos básicos que você precisa dar para contornar este problema. Porém, é preciso também estar orientado do causador desta condição, uma vez que o problema pode retornar.

Acompanhe o texto!

bolhas na parede

Bolhas na parede: O que pode causar este problema?

Antes de mais nada, precisamos entender o que de fato causa as bolhas na parede. Este é um problema tão comum e tão “simples” de ser resolvido, que muitas vezes acabamos deixando passar despercebidas as questões relacionadas a prevenção, e focamos somente em remediar. Não seria muito mais fácil se nós pudéssemos “estancar” o problema? Seria.

E é a partir disso que iremos nortear e guiar o nosso texto. As bolhas na parede são relativamente simples de corrigir. Mas chega um ponto que torna-se cansativo ter que consertar a todo momento. E isto pode estar relacionado principalmente com a forma que você pinta a parede em si. Alguns dos aspectos que podem fazer surgir bolhas:

  • Pintura sobre poeira ou outras sujeiras;
  • A tinta antiga pode ser a causadora das bolhas;
  • Parede úmida;
  • Falta de preparo antes da pintura – Lixamento;
  • Parede com rachaduras;
  • Calor excessivo no médio prazo;
  • Muita tinta utilizada na pintura;

Falaremos sobre cada um destes aspectos a partir de agora para que você possa entender de forma detalhada. Acompanhe o texto!

Pintura sobre poeira ou outras sujeiras

Poucas pessoas se atentam a este critério. Mas a pintura sobre poeira ou sujeira pode trazer muitos transtornos em um período de tempo relativamente curto. Por mais que a tinta possa “esconder” uma sujeira no ato da pintura, saiba que muitos problemas podem surgir a partir daquilo. E um destes problemas é justamente a questão das bolhas.

Uma simples pedrinha de pó ou de areia que fica “solta” entre a parede e a pintura, pode fazer com que a tinta comece a criar um aspecto muito feio. Afinal, por baixo ficam camadas de ar que, aos poucos, vão “descolando” a tinta da parede e, então, as famosas bolhas indesejadas aparecem.

bolhas na parede

A tinta antiga pode ser a causadora das bolhas

Será que a forma que você fez a pintura da sua casa, não ocorreram “equívocos”? Pois bem, saiba que as famosas bolhas na parede podem surgir a partir de uma má preparação do local antes da pintura. Por exemplo, você poderá esquecer de tirar a tinta antiga. E isto é realmente preocupante para o médio e longo prazo, pois somente este pequeno detalhe pode fazer a parede encher de bolhas!

Veja aqui alguns tipos de tintas para pintar a sua casa da forma correta.

Parede úmida

Uma parede úmida pode trazer muitos transtornos para sua casa e disso você já sabe. Por isso, caso comecem a surgir bolhas pela parede, saiba que pode ser justamente este aspecto que está fazendo as bolhas surgirem! O excesso de umidade faz com que a água escorra por trás da tinta ou do acabamento e, consequentemente, solte a superfície principal. Resultado: bolhas!

Entenda melhor como fazer a impermeabilização da obra.

Falta de preparo antes da pintura – Lixamento

Se você já teve alguma experiência com pintura ou mesmo que nunca tenha pintado uma parede, é importante entender que o preparo da superfície é um dos pontos mais críticos do serviço. Afinal, se isto não estiver feito da forma certa, muitos problemas podem surgir. Por isso, lixar a parede é crucial para que a tinta fixe de uma forma melhor. Inclusive, faça isso antes de abrir a lata!

bolhas na parede

Parede com rachaduras

As rachaduras são inimigas da beleza de qualquer cômodo. Mas, não só isso. Elas também podem indicar e iniciar problemas relacionados, como as bolhas na parede. Dentro de uma rachadura pode conter ar, sujeira e até mesmo insetos. Logo, com a camada de tinta simplesmente inserida por cima, a tinta não durará muito e você certamente ficará insatisfeito no médio e longo prazo.

Calor excessivo no médio prazo

O calor é inimigo de algumas tintas. Principalmente se você utilizar uma tinta interna em um ambiente externo. O sol batendo diretamente na parede pode fazer com que haja um descasque muito grande. E não só isso: quando o calor estiver acumulado e somando-se aos tópicos acima, bolhas podem surgir.

Veja aqui como escolher a tinta para sua casa.

Muita tinta utilizada na pintura

Se você pensa que para fazer uma boa pintura de parede é preciso inserir bastante tinta para criar resistência, está enganado. Na verdade, é até ruim utilizar tinta em excesso. Pois a secagem fica comprometida e demorada (algo que precisa ser rápido). E isto acaba comprometendo a parede de forma geral, não só criando bolhas, mas deixando-a úmida, grossa e até mesmo feia.

bolhas na parede

Como eliminar as bolhas na parede?

Agora que você já sabe a motivação das bolhas na parede, deve estar pensando como eliminá-las, não é mesmo? Pois bem, é muito simples, embora possa ser trabalhoso. Você precisará fazer o seguinte:

  1. Raspe todas as áreas “infectadas” com as bolhas;
  2. Limpe bem a parede e aplique massa corrida;
  3. Faça a pintura novamente;

Acompanhe o passo a passo para que você possa entender e fazer na sua casa.

1- Raspe todas as áreas “infectadas” com as bolhas

Para corrigir o problema das bolhas, é preciso raspar todas as áreas em que elas estão presentes. Ou seja, é preciso retirá-las e não somente pintar por cima. Então, utilize uma espátula ou uma lixa para isso. Faça uma limpa no local do problema e ao redor.

Limpe bem a parede e aplique massa corrida

Depois que o lixamento estiver concluído, basta limpar a parede e revesti-la com massa corrida. Este fator é importante e determinante para que tudo fique bem feito e não tenha problemas futuros. No caso da utilização da massa corrida, você ganhará um “bônus” estético, visto que o acabamento ficará mais bonito.

Veja aqui como passar massa corrida na parede!

Faça a pintura novamente

E por último, faça a pintura novamente. Depois que tudo estiver devidamente lixado, polido e limpo, basta aplicar a tinta na parede de uma forma que você respeite o local da pintura (espaço externo ou interno) de acordo com a tinta. Ou seja: cada tinta é específica para um ambiente também específico. Isto ajudará a conter o problema das bolhas. Boa sorte!

 

O post Bolhas na parede: Como evitar e eliminar? apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Bolhas na parede: Como evitar e eliminar? Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Friday, March 27, 2020

Tipos de blocos de concreto: Conheça cada um deles

Conhecer os tipos de blocos de concreto é muito importante se você está pensando em construir ou reformar. Tendo em vista que cada modelo pode ser utilizado para determinado fim, conhecer as funcionalidades de cada um é importante para fazer aquisições corretas.

Dessa maneira, se você quer ficar por dentro deste assunto, não deixe de acompanhar este artigo. Descubra qual o modelo adequado para cada etapa da sua obra.

tipos de blocos de concreto

Conheça todos os tipos de blocos de concreto

A seguir você conhecerá cada um dos tipos de bloco de concreto e assim poderá fazer compras mais assertivas para a sua obra ou o seu projeto de reforma ter ótimos resultados. Veja:

Leia também: Tipos de iluminação: Qual a melhor opção?

1- Bloco de concreto de vedação

Estes tipos de blocos de concreto são utilizados para levantar paredes e muros, tendo em vista que este tipo de alvenaria tem como objetivo a vedação.

A utilização de blocos de concreto para vedação precisa ser feita com a construção conjunta de pilares, vigas e cintas de amarração. Tendo em vista que, por si só, os blocos não conseguem manter as cargas de edificação e necessitam de um suporte a mais.

tipos de blocos de concreto

2- Bloco de concreto estrutural

Os blocos de concreto estruturais são utilizados no sistema de alvenaria estrutural, ou seja, quando as paredes e estruturas são responsáveis pelo mantimento do suporte de peso da edificação.

Diferente do modelo anterior de construção, neste caso não há a necessidade de se fazerem colunas e vigas de concreto. Os blocos, por si só, possuem uma resistência maior, suprindo a necessidade de carga das edificações.

Entretanto, quando há a necessidade de estruturas adicionais, elas são realizadas dentro do próprio bloco de concreto, com cintas de amarração e vergas, por exemplo.

Os furos destes blocos de concreto também são utilizados para a passagem de tubulações elétricas e hidráulicas. A espessura das paredes deste bloco são um tanto mais espessa que os blocos de vedação.

Vale destacarmos que a composição deste concreto também é diferenciada, tendo um traço de cimento maior e por conta disso, conta com uma resistência mais expressiva que o bloco de vedação.

tipos de blocos de concreto

3- Canaleta de concreto

A canaleta de concreto, por sua vez, trata-se de blocos que são feitos em formato de “U”, e são utilizados juntamente com os blocos de vedação ou estruturais. O seu formato promove a facilidade de se colocarem barras de aço e concreto, criando assim peças estruturais de altíssima resistência.

Elas costumam ser utilizadas em cintas de amarração para paredes e muros, além de vergas e contravergas de portas e janelas.

tipos de blocos de concreto

4- Meio bloco

Quando há o uso de blocos de concreto de modo intercalado, costumeiramente em alguns pontos um bloco inteiro não irá caber corretamente. É aí que entra o meio bloco, como um complemento para as paredes que serão levantadas.

Afinal, não seria adequado serrar ou então quebrar o bloco de concreto ao meio para então encaixá-lo, tendo em vista que isso poderia prejudicar a resistência do mesmo. Assim, a função deste bloco é justamente complementar em espaços menores, sem a necessidade de “criar” um novo bloco quebrando um inteiro.

5- Tipos de blocos de concreto chanfrado

Os blocos chanfrados possuem a mesma função que o meio bloco. Isto é, eles são utilizados em espaços que necessitam de um tamanho específico de bloco, porém, a quebra de um inteiro poderia diminuir a resistência do mesmo. Assim sendo, esta peça pode ser usada de encaixe em cantos, por exemplo.

6- Blocos para amarração

No processo de alvenaria estrutural, volta e meia é necessária a união de paredes em L ou em T e, por conta disso, é necessária certa atenção que ofereça resistência para a construção. Desse modo, muitas vezes nestas uniões são feitos os grautes, e assim, o bloco precisa respeitar a modulação adequada.

Leia mais: Fachadas ventiladas: O que são e quais os benefícios

Contudo, os blocos específicos para armação tende a acomodar melhor a união destas paredes, mantendo a resistência e a qualidade da obra.

tipos de blocos de concreto

7- Bloco de concreto elétrico

Estes blocos de concreto já possuem um recorte específico para serem utilizados em pontos de fiação elétrica, tendo em vista, novamente, que o recorte do mesmo poderia ser prejudicial para a qualidade da estrutura e, por conta disso, é primordial que se mantenha a resistência adequada.

8- Bloco celular autoclavado

Estes blocos de cimento possuem pó de alumínio em sua composição, tendo como objetivo formar bolhas de ar nos blocos, ao longo de sua produção. Esse efeito promove uma densidade menor do bloco, sem perder as propriedades de resistência.

Trata-se de uma ótima opção para construções de alvenaria de vedação, preenchimento de lajes, dentre outras. Além disso, ele promove ainda um ótimo conforto térmico, muito maior que as outras opções de blocos que apresentamos até então.

O peso do mesmo também é menor, economizando assim no uso de concreto e armações de aço, por haver dimensões menores de armadura de aço mais leves, devido a menor carga que terão que suportar.

Escolha a peça adequada para a sua estrutura

Escolher corretamente dentre os tipos de blocos de concreto é importantíssimo para que assim se garanta uma estrutura resistente e de qualidade. Caso contrário, você poderá se deparar com rachaduras e paredes com estruturação duvidosa. E sabemos que este efeito pode diminuir a segurança na obra.

Portanto, adquira as peças que se adéquem as suas necessidades e garanta um resultado de qualidade.

O post Tipos de blocos de concreto: Conheça cada um deles apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Tipos de blocos de concreto: Conheça cada um deles Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Quarentena: 7 maneiras para incorporar suas paixões na decoração da casa

Estamos vivendo um período de distanciamento social, devido a pandemia do novo coronavírus. Muitos brasileiros estão em casa seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. E para sua quarentena ficar mais leve e divertida, você já pensou em aproveitar esses dias para incorporar suas paixões na decoração da casa?

Seu lar reflete quem você é, e isso vai muito além do que uma seleção de móveis e pinturas de bom gosto. Por que não celebrar suas paixões incorporando-as à sua decoração? Quando seus talentos, habilidades e hobbies são exibidos como parte natural de sua decoração, você se sente mais inspirado e mais à vontade.

Você não precisa refazer sua vida para incorporar suas paixões à decoração da casa. Em muitos casos, apenas uma pequena alteração de armazenamento ou posicionamento fará toda a diferença – e você pode até economizar dinheiro porque está usando itens que já possui.

Se algo o faz feliz, traga-o para fora e deixe brilhar.

decoração da casa
Aproveite o tempo em casa e deixe o seu lar ainda mais parecido com você (Foto: Shutterstock)

Armazene suas ferramentas ao alcance do braço

Muitos Hobbies criativos vêm com ferramentas bonitas. Não esconda seus pincéis ou fios – mostre com orgulho!

Certifique-se de colocar as ferramentas usadas com freqüência em locais acessíveis, onde você pode pegá-las. Nada é pior do que ser inspirado a criar e ter que tirar um violão da parede ou extrair uma agulha de crochê da parte traseira de um armário. Uma boa regra é manter tudo o que você usa uma vez por semana ou mais ao seu alcance. Tenha a certeza que, mantendo esses objetos ao seu alcance, você ficará mais motivado a colocar a mão na massa e os dias em casa, serão mais felizes.

Exibir equipamentos sazonais o ano todo

Imagine que você é um surfista, certamente existe uma época do ano (inverno) em que sua prancha fica escondida ou parada. Mantenha suas paixões sazonais vivas, mantendo-as à vista, mas fora do caminho. Aproveite os espaços da sua casa para decorar com a sua bike, o seu patins ou qualquer outro equipamento que você ama.

Monte esquis ou varas de pesca sobre uma porta na entressafra. Se você tem espaço acima dos armários da cozinha, é um ótimo lugar para o lindo conjunto de fondue que você usa apenas no inverno. Você pode até montar uma raquete de canoa no teto – ou toda a canoa, se houver espaço. A coisa boa sobre a maioria dos equipamentos sazonais é que você o usa fora, para que não precise se preocupar muito com o armazenamento intermediário.

decoração da casa
Se você é apaixonado por Surf, exponha sua prancha na decoração do seu lar (Foto: Pinterest)

Coloque seus talentos para trabalhar

Dê às suas paixões criativas espaço para brilhar nesse período que você está em casa. Se você é ótimo em caligrafia, escreva uma lista elegante de planejamento de refeições para a sua semana ou crie uma lista emoldurada de regras da casa.

Os marceneiros podem fazer qualquer coisa, de tábuas de corte a móveis. Se você bordar, faça suas próprias capas de almofada e toalhas de mão embelezadas. Os oleiros, depois de encher o armário da caneca, ramificam-se para fazer plantadores e ganchos de parede.

Para praticamente qualquer arte ou artesanato, existe uma aplicação prática, por isso, é um desafio divertido encontrar a sua.

Deixe sua coleção contar uma história

Quando você é colecionador, cada peça tem uma história. Como um todo, os itens de uma coleção contam uma narrativa de sua própria história e como eles entraram em sua vida.

Não deixe sua coleção guardada, mantenha em um local de honra, onde toda a história possa se reunir. Armários e prateleiras de exibição são ótimos para objetos 3D, como objetos de vidro, figuras e objetos antigos, e os álbuns são perfeitos para selos, fotos antigas e objetos efêmeros. E, claro, um arranjo de parede planejado oferece muito espaço para pôsteres de filmes antigos, obras de arte ou objetos montados. Seja qual for sua coleção, aproveite o tempo em casa e arrume um cantinho para exibir seu gosto.

decoração da casa
Uma coleção de louças de porcelanas clássicas ganha destaque na decoração (Foto: Pinterest)

Use decoração para inspirar ação

Se você precisar de um pouco de motivação para praticar sua paixão, deixe sua decoração inspirar ação. Combine cada objeto inspirador com o local em que você provavelmente precisará de um impulso.

Se você não está se sentindo como sempre, exiba seus utensílios antigos em sua cozinha. Para ajudar com o bloqueio de escritor, exiba seu diploma, sua carta de aceitação do primeiro arremesso ou as primeiras edições especiais de seus livros favoritos sobre a sua mesa. Pendure medalhas e fotos atléticas de você na linha de chegada sobre a lixeira, perto da entrada, para encorajá-lo a correr. É um ótimo momento para abrir o baú com coisas do passado e se inspirar.

Ah, esse exercício também ajuda passar o tempo, além da decoração da casa.

Combine a vibração da sala

Em geral, lembre-se do propósito da sala ao decidir onde exibir seus objetos de valor. Não basta ir até onde você tem espaço disponível na parede; reserve um tempo para encontrar o ajuste certo.

Uma prateleira de brinquedos antigos de palhaço pode ficar ótima em um escritório ou sala de jogos, mas pode não parecer tranquila em seu quarto. E suas chuteiras de futebol de campeonato ou uma bola de futebol assinada podem ser uma inspiração perfeita na sua sala.

Tesouros suaves dão o clima

Algumas de suas posses são apenas para você e despertam lembranças e sentimentos especiais quando você os vê ou toca. Se você tem um objeto que traz conforto, coloque de acordo com a forma como ele se sente. Essa pedra da praia faz você se sentir calmo? Mantenha ao seu lado.

Se o cachimbo velho do seu avô ajuda você a se lembrar como ele te ensinou a ler, guarde em uma estante de livros ou em sua mesa.

Estas são apenas algumas das maneiras pelas quais você pode trazer suas paixões para a decoração da casa. Espero que essas ideias o inspirem a trazer os seus pertences mais importantes para a sua decoração, para que você possa manter essas paixões vivas em sua vida diária. E com essas dicas, você pode aproveitar o final de semana com tempo livre em casa, para se inspirar.

Leia Mais:

+ Quarentena: Ideias para organizar os brinquedos das crianças

+ Veja as melhores plantas para apartamento

+ Aproveite o tempo e aprenda a fazer um mural de fotos 

+ Encontre o seu novo imóvel sem sair de casa 

O post Quarentena: 7 maneiras para incorporar suas paixões na decoração da casa apareceu primeiro em ZAP em Casa.

Quarentena: 7 maneiras para incorporar suas paixões na decoração da casa Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/



Thursday, March 26, 2020

Fachadas ventiladas: O que são e quais os benefícios

As fachadas ventiladas têm sido cada vez mais utilizadas nas obras dos mais diversos portes. Isso porque a tecnologia das mesmas promove efeitos muito positivos na construção e até no bem estar de quem permanece no ambiente.

Conhecer esta alternativa, no entanto, é muito importante para que seja cogitada a possibilidade de implementação em sua obra. E para te ajudar a ficar por dentro do assunto, criamos este guia. Leia-o e saiba mais sobre este tipo de fachada.

fachadas ventiladas

O que são fachadas ventiladas?

Antes de qualquer coisa, vamos entender como funciona a tecnologia das fachadas ventiladas. Elas nada mais são do que uma solução construtiva sustentável, que auxilia no conforto térmico de qualquer construção.

Isso acontece e, a partir deste benefício, conta-se com uma redução expressiva no consumo de energia de um prédio. Pode-se, inclusive, reduzir até 50 % do custo.

(Veja aqui como economizar na conta de luz)

Este tipo de sistema é capaz de criar uma segunda pele em relação a fachada principal de um edifício, tendo como objetivo proteger a mesma. Seu revestimento será fixado a uma armação de aço ou alumínio e, em seguida, o mesmo será ancorado na estrutura da edificação. Com isso, manterá a fachada afastada da alvenaria de vedação.

As fachadas ventiladas possuem um princípio baseado na utilização de sistema de juntas abertas. Este sistema tem como objetivo permitir que o espaço entre as placas não recebam a vedação completa, nem nas aberturas superiores, nem nas inferiores.

Com isso, acontecê a criação da lâmina de ar na cavidade entre as duas paredes. Como consequência, cria a possibilidade de trocar o ar permanente na câmara, e proporciona maior conforto ambiental dentro do edifício.

Quais os benefícios deste tipo de fachada?

Compreendida quais são as funções das fachadas ventiladas, é hora de sabermos um pouco mais sobre os benefícios que as mesmas promovem para os edifícios. Abaixo listamos cada um deles:

fachadas ventiladas

1- Diminui a umidade

Este tipo de sistema específico é capaz de possibilitar a dispersão do vapor presente no interior das paredes, com isso, elimina-se a umidade dos edifícios. O vapor de água que se desenvolve no interior do edifício também poderá ser parcialmente eliminado através das paredes, contribuindo na conservação da estrutura como um todo.

(Veja aqui como impermeabilizar a sua obra corretamente)

2- Evita infiltrações

Desde que seja feita corretamente e dentro das necessidades específicas da sua obra, a fachada ventilada é capaz de promover certo controle sobre a entrada de água da chuva, eliminando, dessa forma, as infiltrações, sendo que esta é uma das maiores causas da deterioração das fachadas de casas e prédios.

3- Limpeza facilitada

Se tem um cuidado que queremos que seja facilitado – sempre – e com relação à qualquer etapa de nossa construção ou acabamento, é a limpeza. Tendo em vista que a limpeza das fachadas pode ser um tanto difícil, apostar em uma forma mais inteligente, como com o uso das fachadas ventiladas, é uma ótima alternativa. Torne o seu dia a dia mais prático!

Como não há alto grau de absorção de água, a própria chuva poderá limpar a sua fachada de maneira eficiente.

4- Fácil manutenção

A manutenção deste tipo de fachada é muito mais fácil e requer menos investimentos, quando comparamos com opções mais tradicionais. Afinal, não haverá deterioração nem efeitos negativos, mantendo sempre a beleza da sua fachada.

5- Tempo de obra reduzido

Se você busca por uma alternativa mais rápida para finalizar a sua obra, saiba que este tipo de fachada tende a ser finalizado muito antes do que você imagina. E, portanto, se você tem pressa para acabar a sua construção, sem dúvidas esta é a opção adequada para você.

6- Efeito estético

Por fim, você pode contar ainda com um efeito estético muito atraente, tendo em vista que existem diversos modelos diferentes de fachadas. Logo, será mais fácil encontrar um modelo adequado para os seus objetivos.

Para finalizar, vale destacarmos que este tipo de fachada costuma ser desenvolvida a partir de materiais reciclados, como garrafa pet. Por conta disso, promove um efeito sustentável e interessante, inclusive, para o meio ambiente. Aposte!

O post Fachadas ventiladas: O que são e quais os benefícios apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Fachadas ventiladas: O que são e quais os benefícios Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Covid-19: como manter a saúde mental em tempos de pandemia

A quarentena devido à pandemia de coronavírus já nos deixou em alerta sobre nossa saúde física. Mas também é extremamente importante manter a nossa SAÚDE MENTAL em dia.

O confinamento e as preocupações com os efeitos dessa crise na saúde e na vida financeira podem afetar bastante o nosso psicológico. Por isso, precisamos nos cuidar e tomar algumas atitudes para nos mantermos saudáveis.

Confira algumas dicas de como manter a saúde mental durante a quarentena.

Desacelere

A quarentena pode ser incômoda, mas é também uma oportunidade de desacelerar da correria do dia a dia. Por isso, não se cobre para ser produtivo. Aproveite o tempo com a sua família, descanse e tente ver o lado bom da situação.

Sim, este é um momento ruim para o mundo todo, mas o pensamento positivo é uma arma para quem quer sair dessa situação com a mente saudável.

Mantenha uma rotina

Mesmo estando em casa o tempo todo, procure estabelecer horários para dormir, comer, se exercitar e trabalhar, se você estiver fazendo home office. Assim você vai encarar melhor os desafios deste momento, mantendo sua alimentação correta, seu sono regular e seus músculos ativos.

Faça atividades que goste

A sua rotina também deve incluir momentos de lazer. Para quem está fazendo home office, é fácil ficar muito mais que oito horas trabalhando. Mas esse não é o momento de mergulhar apenas no trabalho.

Separe um tempo para ver uma série ou filme, ler um livro, fazer um curso online ou qualquer outra atividade que você goste. Use esse tempo a mais para fazer o que a sua rotina não permitia.

Faça exercícios

Fazer atividades físicas também é muito bom para a saúde mental. Aplicativos para celular como Nike Training Club, Freeletics Bodyweight, Endomondo e FitNotes ensinam como se exercitar em casa com segurança.

Busque informações em fontes confiáveis

O excesso de informações que recebemos a todo momento traz vários riscos.

O primeiro deles são as fake news, que aumentam ou diminuem a importância do vírus e são um risco para a saúde pública. Por isso, não confie em informações enviadas pelo WhatsApp e redes sociais por pessoas que não têm nenhuma autoridade no assunto. Busque informações em jornais de confiança e site oficiais, como o da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outro risco é que o excesso de informações sobre a pandemia pode aumentar a sensação de pânico. Porcure se informar duas vezes por dia em fontes confiáveis, mas não passe o dia vendo notícias sobre o assunto.

Seja pé no chão

Não alimente pensamentos negativos e a preocupação imaginando os piores cenários possíveis. O momento exige cuidados, mas o excesso de preocupação com o futuro pode gerar um desgaste para a sua mente. Foque no que precisa ser feito agora e se cuide.

Mantenha contato com amigos e família

WhatsApp, Skype e outras redes sociais. Temos inúmeras opções para continuar tendo contato e receber notícias de amigos e familiares à distância. Se possível, faça chamadas por vídeo e mate a saudade. Isso ajuda a diminuir a sensação de isolamento e te tranquiliza sobre o bem-estar daqueles que você ama.

Seja gentil

Ficar em casa é um ato de gentileza. Mesmo quem tem menos chances de sofrer com a doença pode ser um transmissor para outros, inclusive pessoas do grupo de risco. Por isso, proteja todos à sua volta.

Existem pessoas que se ofereceram para ir ao mercado para idosos, por exemplo, evitando que eles saiam e sejam infectados. Atos de gentileza como este contribuem para o bem-estar de todos.

Com informações da Revista Galileu e agências de notícias

The post Covid-19: como manter a saúde mental em tempos de pandemia appeared first on Portal Amigo Construtor.

Covid-19: como manter a saúde mental em tempos de pandemia Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br

Covid-19: como manter a saúde mental em tempos de pandemia Publicado primeiro em Desentupidora em Santos



Wednesday, March 25, 2020

Interruptor wi-fi: Como funciona e quais as vantagens?

Você já ouviu falar em interruptor wi-fi? Sabe como funciona este tipo de tecnologia? Não? Então acompanhe este nosso guia de hoje e descubra porque a sua casa precisa apostar neste tipo de equipamento a partir de hoje.

Tendo em vista que ele oferece muitos benefícios e efeitos que trarão somente vantagens para o seu dia a dia. Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto.

interruptor wi-fi

O que é um interruptor wi-fi?

Em linhas gerais, um interruptor wi-fi nada mais é do que um interruptor que funciona com o uso da internet. Ao estar conectado a rede de internet, é possível que você o controle tanto pelo celular, quanto pelo próprio controle do mesmo. E tudo isso remotamente.

Basta você ter acesso a internet em sua casa, manter o interruptor conectado e assim já poderá utilizar todas as funcionalidades do mesmo. A seguir explicaremos como você poderá usufruir desta tecnologia.

Leia também: Mapa de Risco na construção: O que é e como fazer

Como ele funciona?

Você precisará apenas conectar o aparelho na internet da sua casa e, caso opte pela opção conectada ao seu celular, será necessário baixar o aplicativo que o manual de instruções do interruptor wi-fi recomendar. Depois disso, será preciso configurar a conexão, mas, seguindo as instruções do app você conseguirá fazer isso facilmente.

Em contrapartida, é possível que você adquira uma opção que vem com o controle exclusivo que, por si só, já estará configurado e também precisará apenas do contato com a internet. Assim, você poderá levar o mesmo consigo para configurar a energia e as funções de qualquer lugar!

Por exemplo, se você não estiver em casa e ficar com aquela dúvida se desligou ou não o interruptor, bastará acessar o app e verificar. E, caso tenha se esquecido de alguma luz acesa, poderá simplesmente apagar pelo aplicativo.

Além disso, é possível criar programações inteligentes, onde você nem precisará mais acender ou apagar alguma luz. Mas sim, poderá programar horários para que isso ocorra de modo automático. E assim, poupa tempo e otimiza o seu dia a dia.

Quais as vantagens?

Agora que você já pôde compreender como funciona e o que é um interruptor wi-fi, vamos pensar nas vantagens que ele pode trazer para o seu dia a dia. Acompanhe:

1- Controlar de qualquer lugar

Como mencionamos, ele poderá ser controlado de qualquer lugar que você estiver, desde que tanto o interruptor quanto o seu celular tenham contato com a internet. Com isso, remotamente você poderá acender e apagar as luzes quantas vezes forem necessárias. Assim, por exemplo, poderá manter o seu pet confortável, caso ele necessite de claridade quando você ainda não chegou em casa de noite.

2- Economia de energia

Quando saímos de casa e bate aquela dúvida se deixamos ou não a luz acesa, o que nos vem à mente? Isso mesmo… Um gasto a mais por ter deixado a energia ligada. Contudo, se você apostar neste tipo de tecnologia, evitará estes desconfortos, visto que poderá desligar usando apenas o seu app.

Leia também: Como Economizar na Conta de Luz?

3- Conforto e praticidade com a automação

Sair de casa sem se preocupar com isso, apostar na automação residencial para tornar o dia a dia mais prático e fácil, tudo isso gera conforto para você. E o interruptor conecto à internet gerará exatamente isso em sua rotina.

Tecnologia que otimiza seu dia a dia

Agora você já sabe como funciona e poderá apostar nesta praticidade para tornar o seu dia a dia mais fácil, otimizado e prático. Utilize os benefícios da tecnologia na sua rotina e note os ótimos resultados.

O post Interruptor wi-fi: Como funciona e quais as vantagens? apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Interruptor wi-fi: Como funciona e quais as vantagens? Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Quarentena: Ideias para organizar os brinquedos das crianças

Nesta época de quarentena, muitos pais estão tendo que lidar com as tarefas do trabalho (já que estão de trabalhando home office) e ainda ficar de olhos abertos para as crianças. Se a sensação é que os brinquedos da garotada estão de multiplicando e ganhando a casa toda, chegou a hora de colocar tudo no lugar. Não importa se o quarto dos pequeninos é apertado ou não, há sempre várias possibilidades de deixar os espaços organizados. Um pouco de criatividade e tudo terá seu cantinho certo. Confira as nossas ideias para organizar os brinquedos das crianças

O primeiro passo é reunir todos os brinquedos disponíveis e fazer uma seleção. É preciso separar os que estão quebrados, os que já não são mais utilizados pelas crianças e os que ainda fazem parte da brincadeira dos pequeninos. No primeiro caso, a melhor opção é doar para algum órgão que faça restauração ou colocar no lixo reciclável. No segundo, pode ser doado para instituições de caridade. Já os brinquedos que restarem são os que precisam ser organizados de fato. Este início já evita o acúmulo de itens desnecessários.

brinquedos-organizados
O primeiro passo é reunir todos os brinquedos disponíveis e fazer uma seleção (Foto: Shutterstock)

Feita a seleção é hora de seguir adiante e pensar em como organizar todos os brinquedos restantes sem que fiquem entulhados no quarto da criança. “O quarto do seu filho é o local em que ele passa a maior parte do tempo. Por isso, deve ser um ambiente confortável e aconchegante, um cantinho que reflita sua personalidade, que seja planejado pensando nos seus gostos, hobbies e que te tambem ajude os pais na organização”, afirma a arquiteta Carla Siqueira.

Como é tendência no mercado imobiliário que os imóveis tenham áreas pequenas, nem sempre se dispõe de muito espaço para organizar os brinquedos das crianças. “Por isso que qualquer espaço é valioso e tem que ser bem aproveitado. Um bom quarto deve permitir que a criança fique livre para brincar e deve se pensar em elementos que estimulem a criatividade das crianças. Pode-se criar um cantinho para os estudos ou atividades, com lousa, mapas, mesinha, gaveteiro, prateleiras e nichos para livros. E ainda pensar em como organizar os brinquedos de forma funcional e criativa”, detalha a arquiteta.

organizar os brinquedos das crianças
O quarto do seu filho é o local em que ele passa a maior parte do tempo. Por isso, deve ser um ambiente confortável e aconchegante (Foto: Shutterstock)

O ideal é separar os brinquedos por critérios, seja pelo tamanho ou pelo tipo. Uma boa dica para os maiores é colocar um baú – que, inclusive, fechado e com umas almofadinhas em cima pode virar um banco e ter dupla função no ambiente – ou até mesmo caixas organizadoras empilhadas. “Estes devem ficar encostados na parede para não atrapalhar a circulação”, ressalta Carla.

Outra opção que não pesa tanto no bolso, mas ajuda na organização, são os cestos de plástico. E você pode utilizar qualquer um que esteja de bobeira aí na sua casa. “A depender do espaço disponível, eles podem ser empilhados ou fixados na parede e todos os brinquedos ficarão organizados e com fácil visualização”, diz.

ideias-de-organizacao
O ideal é separar os brinquedos por critérios, seja pelo tamanho ou pelo tipo (Foto: Shutterstock)

Caixinhas menores podem ser ideais para os brinquedos menores. Uma ideia é comprar caixas transparentes ou de cores diferentes para facilitar a identificação da criança sem precisar abrir uma por uma. Ela gosta de praticidade. Estas podem acomodar carrinhos ou bonecas pequenas e quebra-cabeça, por exemplo. Estes são brinquedos que devem ficar mais acessíveis. Já aqueles que os pais não querem que a criança brinque a qualquer hora, como massa de modelar e tintas, podem ficar também em caixinhas, mas em uma prateleira mais alta para que a criança só use com autorização.

Se a criança tem muito brinquedo pequeno e o espaço no quarto é reduzido, existe outra solução bastante prática e econômica. “Uma dica é utilizar sapateiras, que podem ser feitas em tecido, e assim seguir o tema ou a cor da decoração do quarto, ou de plástico mesmo. E, como são instaladas na parede, para espaços pequenos é uma ótima opção, tanto estética quanto de baixo custo para a instalação”, reforça a arquiteta.

organizacao
Caixinhas menores podem ser ideais para os brinquedos menores (Foto: Shutterstock)

Porém, importante não apenas organizar os brinquedos de forma funcional e deixando a decoração bonita, é sempre fundamental ter atenção e cuidado com a questão da segurança da criança. “Por segurança, é preferível optar por móveis sem quinas, com cantos arredondados, utilizar rede de proteção nas janelas, colocar proteção nas tomadas e deixar os móveis acessíveis às crianças e com os brinquedos ao seu alcance”, conclui Carla Siqueira.

organizacao_brinquedos
É sempre fundamental ter atenção e cuidado com a questão da segurança da criança (Foto: Shutterstock)

+ Monte uma brinquedoteca em casa: um lugar lúdico e educativo

+ Aprenda a usar brinquedos na decoração adulta

+ Vídeo: Restos de obras são usados para criar quarto de brinquedos

+ Crianças em casa: saiba como organizar brinquedos e roupas

+ Está pensando em mudar de casa? Escolha o seu apartamento sem sair de casa!

O post Quarentena: Ideias para organizar os brinquedos das crianças apareceu primeiro em ZAP em Casa.

Quarentena: Ideias para organizar os brinquedos das crianças Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/



Coronavírus: como se prevenir e evitar a propagação do vírus

O combate à pandemia de coronavírus demanda o cuidado e a atenção de todos, a todo momento. Por isso, é importante se informar sobre a forma correta de evitar a propagação do vírus. Confira o que você deve fazer para se manter seguro e proteger todos a sua volta também!

The post Coronavírus: como se prevenir e evitar a propagação do vírus appeared first on Portal Amigo Construtor.

Coronavírus: como se prevenir e evitar a propagação do vírus Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br

Coronavírus: como se prevenir e evitar a propagação do vírus Publicado primeiro em Desentupidora em Santos



Tuesday, March 24, 2020

Conheça músicas inspiradas na Construção Civil

A construção civil é, há muito tempo, um dos setores mais importantes da economia e da história do Brasil. Assim, ela acabou inspirando também a arte do nosso país. Na Música Popular Brasileira é possível encontrar diversas canções inspiradas no dia a dia dos trabalhadores da obra. Confira abaixo algumas dessas músicas inspiradas na construção civil.

Canteiro de Obra, de Wilson Moreira

A música Canteiro de Obra, escrita por Wilson Moreira e Sérgio Fonseca, conta a história de um homem que saiu do sertão para trabalhar na construção civil na cidade grande. A canção fala sobre os sonhos, a saudade e as dificuldades da vida desse trabalhador. Confira um trecho da letra e a música completa abaixo:

“Trouxe a esperança

Que não se envergonha

De não ter tempo de esperar em vão

Pois tudo aquilo que o seu peito sonha

Se concretiza em outra construção…”

Cidadão, Zé Ramalho

Composta pelo baiano Lúcio Barbosa, Cidadão também fala das dificuldades do migrante que vai para a cidade grande trabalhar como pedreiro. Cantada em primeira pessoa, o pedreiro mostra todas as construções que são importantes para a cidade que ele ajudou a construir.  Porém o lado triste da música é que, mesmo sendo peça importante dessas construções, ele não tem o direito de entrar nelas.

“Tá vendo aquele edifício, moço?

Ajudei a levantar

Foi um tempo de aflição

Era quatro condução

Duas pra ir, duas pra voltar..”

Construção Civil, Capital Inicial

A música Construção Civil foi composta por Renato Russo, mas gravada pela banda Capital Inicial. Na música, um jovem pensa sobre o que quer ser no futuro e busca referência do seu primo, que trabalha na Construção Civil.

“Eu tenho um primo que trabalha

na Construção Civil

E me conta coisas,

diz que eu tenho que esperar

Entre uma cerveja e outra

Se lembra do aluguel

Então me explica como é feliz…”

Construção, Chico Buarque

Construção é uma música do escritor e compositor Chico Buarque. Ela conta a rotina da vida de um trabalhador da construção civil e é considerada uma das mais brilhantes da música brasileira por sua letra e melodia. 

“Subiu a construção como se fosse máquina

Ergueu no patamar quatro paredes sólidas

Tijolo com tijolo num desenho mágico

Seus olhos embotados de cimento e lágrima”

Por essas músicas, é possível ver a importância do trabalhador da construção civil, não é mesmo? E você sentiu falta de alguma música nessa lista? E se você gostou dessas dicas, confira também filmes e séries sobre construção para ver na Netflix.

The post Conheça músicas inspiradas na Construção Civil appeared first on Portal Amigo Construtor.

Conheça músicas inspiradas na Construção Civil Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br

Conheça músicas inspiradas na Construção Civil Publicado primeiro em Desentupidora em Santos



Monday, March 23, 2020

Mapa de Risco na construção: O que é e como fazer

Você já ouviu falar em mapa de risco na construção? Sabe do que se trata este importante documento? Se ainda existem dúvidas sobre este assunto, então não deixe de acompanhar o nosso guia completo de hoje. Pois nele vamos lhe apresentar tudo que precisa ser considerado na hora de elaborar um mapa consistente. Continue lendo e entenda.

mapa de risco na construção

O que é um mapa de risco?

Antes de qualquer coisa, é muito importante que possamos entender o que é um mapa de risco, para que assim, saibamos como ele funciona e qual a melhor forma de desenvolvermos o mesmo.

Desse modo, o mapa de risco na construção nada mais é do que uma forma de sinalizar os locais de trabalho que possam apresentar possíveis riscos à saúde e a segurança de quem ali circula. Este tipo de documento foi criado em 1960, mas, em nosso país, passou a ser obrigatório e regulamentado apenas em 1992.

Dessa maneira, a NR5, que diz respeito a uma Norma Regulamentadora, tem como objetivo primordial prevenir acidentes laborais. Com isso, a elaboração do mapa considera pontos minuciosos e procedimentos que precisam seguir à risca para que se compreenda a dimensão dos mesmos.

Assim, para elaborar um mapa o profissional que o preparar deve fazer um reconhecimento de todos os ambientes de trabalho e compreender tudo que acontece no dia a dia da empresa. Além disso, é necessário que haja uma representação gráfica, como se fosse uma planta de casa, de todos os locais em que haverá profissionais circulando.

 Outro ponto que deve ser considerado são todos os materiais, equipamentos, ferramentas e utensílios que são utilizados na execução de todas as tarefas. Afinal, estes materiais também podem apresentar riscos de acidente e riscos para à saúde. 

Vale lembrarmos que estes itens deve ser representados de uma maneira estratégica na “planta”, sendo que deverão aparecer nos ambientes em que serão utilizados, destacando o risco de cada um deles.

Ao longo do processo de desenvolvimento do mapa de risco na construção, a representação gráfica há de se dar a partir do uso de círculos de diferentes tamanhos e cores. Estes círculos têm como objetivo informar e conscientizar os trabalhadores pela fácil visualização dos mesmos.

Em resumo, portanto, este mapa organiza todos os possíveis riscos que podem existir no ambiente de trabalho, e com isso diminui-se as chances de ocorrerem acidentes.

Como fazer um mapa de risco na construção?

Saber como fazer um mapa de risco na construção é muito importante, e isso já ficou claro. De todo modo, é preciso compreender como fazê-lo de forma adequada, a fim de gerar bons resultados e verdadeiramente manter-se a segurança dos trabalhadores.

Para tanto, veja o passo a passo a seguir e aprenda a como fazer:

1- Conheça todo o processo de trabalho

O primeiro passo será analisar todo o processo de trabalho, incluindo questões como materiais, atividades prestadas e até mesmo tudo sobre os trabalhadores, para que assim haja um planejamento minucioso que considere todas as contingências.

Dessa maneira, você deverá mapear as seguintes informações:

  • Dos trabalhadores: Sexo, idade, treinamento, área de atuação, saúde, jornada de trabalho, habilidades/ funções, etc;
  • Todos os instrumentos e materiais do trabalho;
  • Todas as atividades que serão exercidas ao longo da construção;
  • Descrição do ambiente.

2- Identificar as medidas preventivas

Conhecendo todo o processo de trabalho, torna-se viável compreender todas as medidas preventivas que poderão ser tomadas de antemão. Para que assim se mantenha um fluxo que preserve a segurança de todos que circularem pelo ambiente. Veja, portanto, o que deve ser considerado nesta etapa:

  • Medidas de proteção coletiva;
  • Identificar medidas que possibilitem a organização do trabalho;
  • Medidas de proteção individual;
  • Medidas que considerem a higiene e o conforto: lavatórios, vestiários, refeitório, banheiro, etc.

É preciso identificar tudo que possa ser feito para garantir as medidas acima, a fim de gerar, inclusive, conforto para todos os trabalhadores.

Leia também: Etapas da fundação da obra: Conheça quais são

3- Identificar indicadores de saúde

O terceiro passo de desenvolvimento de um mapa de risco na construção é compreender os indicadores de saúde dos mesmos. Considerando as:

  • Queixas recorrentes e comuns entre os trabalhadores, que estão expostos aos mesmos riscos. Assim, é possível mapear o efeito de cada produto químico, por exemplo.
  • Acidentes de trabalho que já aconteceram, como aconteceram e porque aconteceram.
  • Doenças profissionais que já foram diagnosticadas, reconhecendo sempre a área de atuação do profissional e a possível relação.
  • Causas mais frequentes de ausência no trabalho, a fim de compreender se o serviço pode estar relacionado com as faltas e como prevenir este problema.

4- Conhecer os levantamentos ambientais já realizados

Feita todas as anotações necessárias e que foram destacadas no decorrer deste artigo, é chegado o momento de conhecer todos os levantamentos ambientais já realizados no local. É preciso que a CIPA faça uma reunião que sirva como meio de examinar cada risco identificado na visita à área ou setor em questão.

Dessa maneira, é feito a classificação dos perigos existentes, de acordo com o agente que provoca este risco. É feita também a determinação do grau do problema, considerando o tamanho pequeno, médio ou grande da figura em forma de círculo. Sendo assim, põe-se os círculos na planta e há a representação de riscos destacada.

Todos os riscos serão caracterizados com o uso de cores e círculos. E o tamanho de cada figura representará, no entanto, o grau de risco da mesma.

Sendo assim, é importante que os tamanhos e as cores sejam correspondentes aos graus e tipos, sendo colocado na parte do mapa que corresponde ao lugar onde determinado problema pode existir.

 Mas, e se houver diversos riscos em um mesmo ponto? Como deverá ser feito? Bem, para isso um único círculo pode ser utilizada, com cores divididas dentro do círculo. Porém, se houver diferença no grau dos riscos, é necessário que haja um específico para cada.

Veja, na imagem a seguir, a especificação de cores e tamanhos:

mapa de risco na construção
Foto: Reprodução

5- Construção do mapa propriamente dito

Com todo o mapeamento anterior feito, é hora de se construir o mapa propriamente dito. Para isso, utilize a planta do ambiente de trabalho e vá mapeando todos os riscos. Este mapa precisa ser do conhecimento de todos os envolvidos, pois somente assim será possível garantir a segurança na obra.

O post Mapa de Risco na construção: O que é e como fazer apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Mapa de Risco na construção: O que é e como fazer Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Acrílica, látex ou PVA: conheça os tipos de tinta e qual usar

Quando pensamos em dar uma renovada em algum ambiente, a primeira coisa que vem na cabeça é trocarmos a pintura, não é mesmo? No entanto, são tantas opções existentes no mercado que se torna difícil saber qual o melhor tipo de tinta para garantir um bom resultado.

Aqui nós separamos os principais tipos de tinta para te auxiliar nesta escolha. Confira!

Tinta Látex

O grupo de tinta látex é composto basicamente por dois tipos: a PVA e a acrílica. A principal diferença entre as duas é o tipo de resina utilizada. A tinta PVA leva acetato de polivinila, enquanto as acrílicas são à base de resina acrílica. Ou seja, tinta acrílica e tinta PVA são tipos de tinta Latex.

Onde aplicar

Vocês sabem onde utilizar cada uma delas? Muitas pessoas ainda acreditam que a PVA é para uso interno e a acrílica para uso externo. No entanto, isso não é mais verdade. Em 2011, houve a criação da NBR 15079, a qual criou classes definidas para os tipos de tinta: Premium, Standard e Econômica. Para cada uma destas classes há uma exigência mínima de desempenho, conforme tabela abaixo:

São estas exigências mínimas que definem o local em que a tinta pode ser aplicada. Em ambiente interno, pode-se aplicar qualquer um dos três tipos de tinta látex. Já em ambientes externos, recomenda-se somente as classes Standard e Premium, devido à sua maior resistência.

Pela Tabela 1 notamos que, além de mais resistentes à abrasão, as tintas Premium também possuem um maior poder de cobertura, necessitando uma menor quantidade de tinta para se obter um mesmo nível de acabamento. Por isso, é muito importante levar este fato em conta na hora de comprar uma tinta. Nem sempre a tinta mais barata acaba valendo a pena.

Preço X Resistência

Abaixo montamos um exemplo para ajudar a ilustrar isso:

  • TINTA A Econômica (LATA 18L) – rende até 300m²/demão – Preço R$200,00
  • TINTA B Premium (Lata 18L) – rende até 360m²/demão – Preço R$230,00

Você sabe qual das duas seria mais interessante??

R: A conta é bem simples – basta dividir o preço pelo rendimento da lata para descobrir o custo por m²/demão.

  • TINTA A – 200/300 = R$0,66/m³ demão
  • TINTA B – 230/360 = R$0,63/m³ demão

Neste exemplo, percebe-se que a Tinta B seria financeiramente mais interessante que a Tinta A, mesmo sendo mais cara.

Outro ponto interessante das tintas látex é que tanto a tinta PVA como a acrílica normalmente são solúveis em água, o que torna fácil a limpeza em caso de respingos. Além disso, também tendem a não ter um odor tão forte como as antigas à base de solvente.

Tinta Esmalte

Ao contrário dos outros dois tipos de tinta, essa normalmente não é solúvel em água, portanto, é mais difícil de ser limpa em caso de respingos. Este é o tipo de tinta comumente utilizado para pinturas de metais e madeira. Não se recomenda seu uso para pintura de paredes.

Tinta Epoxi

A tinta Epoxi pode ser encontrada em versões tanto à base de água quanto à base de solventes. Este tipo de pintura é extremamente resistente e costuma ser mais utilizada em ambientes industriais ou muito abrasivos. É muito comum encontrar pinturas Epoxi em garagens de estacionamento de shoppings, por exemplo.

Vale também ressaltar que a pintura epóxi não resiste bem à luz UV, portanto, não pode ser utilizada em ambientes externos.

Outra aplicação comum da tinta epóxi é para pintura de azulejos, já que adere bem mesmo em superfícies lisas. Ou seja, ideal para dar aquela repaginada na cozinha ou banheiro, sem a necessidade de quebrar nada.

Contudo, a aplicação deste tipo de tinta é bem mais complexa que dos demais. Por esta razão, é sempre interessante contratar uma empresa especializada para evitar o surgimento de bolhas e marcas na pintura.

E aí, agora que vocês já sabem qual tinta usar, partiu mudar a cor daquela parede antiga?

The post Acrílica, látex ou PVA: conheça os tipos de tinta e qual usar appeared first on Portal Amigo Construtor.

Acrílica, látex ou PVA: conheça os tipos de tinta e qual usar Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br

Acrílica, látex ou PVA: conheça os tipos de tinta e qual usar Publicado primeiro em Desentupidora em Santos



Como incorporar o estilo brasileiro na decoração

Você sabe como definir o estilo brasileiro na decoração? Por ser um país tão diversificado, talvez fique difícil identificar apenas um estilo que caracterize a identidade brasileira, mas isso não é completamente verdade.

Quando se trata de decoração, a identidade brasileira é, na verdade, bem marcante. A alegria e a tropicalidade, que são nossa marca registrada mundo afora, podem ser transmitidas também nos móveis, nas cores e nos objetos da nossa casa.

Quer deixar a sua casa com a cara do Brasil? Para isso, você precisa de referências. Busque inspirações visuais indígenas, de artistas brasileiros, nas nossas obras de arte e nas casas do sertão ou do litoral, por exemplo. Por isso, trouxemos dicas de como incorporar o estilo brasileiro na decoração. Confira!

Elementos naturais

A riqueza da natureza do Brasil é uma de suas principais características. Por isso, incluir elementos naturais na sua casa e o primeiro passo para imprimir o estilo brasileiro na decoração.

Estilo brasileiro na decoraçãoFotos: Casa de Valentina, Casa Vogue, Cenário Móveis, H2C Atquitetura, Divulgação

A madeira é um bom exemplo disso. Aqui temos uma infinidade de texturas e tonalidades que podem ser utilizadas nos móveis, no piso, nas paredes e em objetos de decoração, como quadros, esculturas e espelhos. Se você não quer ou não pode ter uma casa com acabamento em madeira, estes últimos itens são com certeza uma boa opção.

Estilo brasileiro na decoração: plantasFotos: Cenário Móveis, Divulgação

Além disso, você pode apostar em plantas, que darão um clima tropical a sua casa. Alguns exemplos são os cactos que remetem ao sertão. Essas e outras plantas você pode cultivar facilmente dentro de casa.

Cores e texturas

As cores vibrantes e que remetem  à natureza também são uma característica da decoração brasileira. Elas remetem à riqueza da nossa cultura e da nossa biodiversidade.

Cada região do país tem a predominância de certos tons, cabe a você escolher os que mais te agradam. Verde, vermelho, azul, amarelo… Essas cores remetem à tropicalidade e podem estar em paredes, objetos ou mesmo em estampas.

Estilo brasileiro na decoração: coresFotos: Casa Abril, Casa e Jardim, Simplechique

Artesanato 

O artesanato é umas das riquezas do Brasil, pois demonstra a influência de diversas etnias na nossa cultura.

Em Santa Catarina, por exemplo, você encontra técnicas de pintura e a fabricação de porcelana, como herança dos colonos italianos e alemães. Já nas feiras do nordeste, é possível comprar os bonecos de barro que representam cangaceiros, retirantes, vendedores, músicos e rendeiras.

No Tocantins, há peças feitas com “capim dourado”, uma técnica levada ao Jalapão pelos índios Xerentes e que produz lindas cestas, vasos e até brincos e pulseiras, entre outros.

Estilo brasileiro na decoração: artesanato

Além disso, há os mais diferentes estilos artesanais feitos pelos índios desde antes da colonização e que perduram até hoje. Desde a arte da pintura utilizando pigmentos naturais até a cestaria e a cerâmica, há uma boa quantidade de objetos artesanais indígenas que trazem a identidade do Brasil.

Artesanato indígenaFoto: Arte e Sintonia

E mais: quando temos algo feito à mão, sabemos que essa peça é única. Assim, a peça tem mais valor e traz rusticidade ao ambiente.

Chita

O tecido de chita foi trazido originalmente pelos europeus e era um tanto diferente do que vemos hoje. Hoje, ela é produzida aqui mesmo com algodão formado por uma trama rudimentar. Sua principal característica são as estampas com cores vibrantes. ela pode ser usada em almofadas, em móveis e até como revestimento de parede.

Estilo brasileiro na decoração: chitaFotos:Decor Fácil, Márcia Sica, Sua Decoração

Enfim, apostando em pequenos detalhes ou em uma decoração completamente brasileira, incorporar a cultura do nosso país na sua casa vai trazer muita alegria e aconchego para seu lar.

The post Como incorporar o estilo brasileiro na decoração appeared first on Portal Amigo Construtor.

Como incorporar o estilo brasileiro na decoração Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br

Como incorporar o estilo brasileiro na decoração Publicado primeiro em Desentupidora em Santos