No artigo de hoje vamos lhe apresentar todos os tipos de lixadeiras e suas funções para que você possa conhecer cada uma delas e sempre adquirir as opções adequadas as suas necessidades. Assim você poderá otimizar o seu trabalho e ter mais facilidade na hora de cumprir as tarefas na obra. Acompanhe e saiba mais.
Tipos de lixadeiras e suas funções
Em linhas gerais podemos destacar 8 tipos de lixadeiras que você pode estar usando em sua obra. Cada qual com sua função e objetivo. Sendo elas:
1- Lixadeira de parede
A lixadeira de parede é indicada para paredes e tetos que estão sendo preparados para receber a primeira pintura. Você pode encontrar este modelo tanto na opção manual quanto na elétrica. Sendo que a segunda opção facilita o trabalho, tornando-o mais rápido e efetivo. Aqui você aprende a como lixar corretamente a parede.
2- Lixadeira de cinta
Já a lixadeira de cinta é utilizada para superfícies diversas, possuindo um formato de cinta que permite a retirada de bastante material. Com isso, costuma ser muito utilizada em trabalhos que são mais pesados e maiores, sendo uma opção muito mais potente e pesada, perfeita para tarefas mais robustas.
- Importante: Este tipo de lixadeira só pode ser utilizada em superfícies horizontais.
3- Lixadeira angular
Esta lixadeira é mais especial e não é indicada para acabamentos. Mas sim, o adequado é que você a utilize em diferentes superfícies que necessitem de um desgaste arrendondado ou circular.
4- Lixadeira combinada
Se você precisa de uma lixadeira para trabalhos leves em madeira, você pode usar a lixadeira combinada. Esta, por sua vez, pode ser utilizada tanto na vertical quanto horizontal. A mesma costuma possuir um cabo que facilita o alcance em locais mais altos ou que o acesso seja dificultoso.
5- Lixadeira excêntrica
Se você precisa de um acabamento mais sofisticado, fino e de qualidade, que não apresente nenhum tipo de falha, a lixadeira do tipo excêntrica é a ideal para você. Neste caso, ela será muito versátil para você, sendo que a sua utilização pode ser feita em:
- Madeira;
- Plástico;
- Verniz;
- Metal;
- Paredes curvas e planas.
Com isso abrange muitas necessidades e promove um acabamento praticamente impecável.
6- Lixadeira orbital, roto orbital e roto orbital pneumática
Por fim, temos ainda três tipos de lixadeiras orbitais, cada qual com suas características. Abaixo explicamos a diferença entre cada uma delas:
- Orbital: Este tipo de lixadeira é adequada para acabamentos em superfícies de aço e de metal. Trata-se de uma opção que pode ser encontrada em formato retangular ou quadrado, e é um tipo de lixadeira considerado leve. Permite que o lixamento aconteça em qualquer direção, sendo de fácil manuseio e, inclusive, utilizada para remoção de tintas velhas e verniz.
- Roto orbital: Este tipo de lixa possui a junção de dois movimentos, além de ela orbitar, ela também pode girar, promovendo assim um acabamento muito mais delicado e perfeito nas superfícies planas. Você pode usá-la tanto em aço quanto em madeira, sendo esta uma opção adequada para processos de lixamento mais leve.
- Roto orbital pneumática: As funções desta lixadeira se assemelham a opção citada anteriormente, porém a diferença está que esta é pneumática, sendo mais simples do que uma opção elétrica, por exemplo. Porém, este tipo de lixadeira pode ser um pouco menos precisa que a opção anterior, sendo mais propensa a falhas.
Tipos de lixadeiras: Opções diferentes
Agora você já conheceu os principais tipos de lixadeiras e já sabe quais são as mais adequadas para as suas necessidades. Entretanto, lembre-se que existem opções ainda mais modernas, dentre os modelos que citamos. Por exemplo, as lixadeiras que já vêm com um aspirador de pó acoplado.
Assim você pode tornar o seu trabalho ainda mais facilitado e otimizado. Para isso, pesquise os preços nas melhores lojas de materiais de construção e adquira boas alternativas para você.
O post Tipos de lixadeiras e suas funções: Conheça aqui apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.
Tipos de lixadeiras e suas funções: Conheça aqui Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/
No comments:
Post a Comment