A avaliação de desempenho para construtoras é de suma importância para garantir que o trabalho esteja alinhado e desempenhe assim as funções de um modo mais efetivo. Afinal, sem este tipo de avaliação e acompanhamento, torna-se difícil encontrar alternativas construtivas e interessantes que alavanquem o trabalho. Por conta disso, trouxemos este guia com informações importantes sobre este assunto. Acompanhe a seguir.
Avaliação de desempenho para construtoras: KPIs como um “norte”
Para que a avaliação de desempenho para construtoras aconteça de modo efetivo, é de suma importância que utilizemos padrões conclusivos para este fim. Para isso, podemos apostar nos chamados KPIs, que nada mais são do que indicadores chave de desempenho. A sigla, em inglês, significa Key Performance Indicator.
Como podemos entender pelo próprio nome dos indicados, tratam-se de uma importante ferramenta para avaliação de desempenho, que tem como objetivo viabilizar a mensuração e a avaliação em determinados pontos das atividades que ocorrem em um canteiro de obras.
Como o próprio nome indica, trata-se de uma importante ferramenta para a avaliação de desempenho, que viabiliza a mensuração e a avaliação de sucesso de determinadas atividades.
Os KPIs, no entanto, podem ser utilizados como verdadeiros guias nos processos construtivos e organizacionais de uma construtora. A partir deles é possível apontar se suas expectativas e se seus resultados estão sendo plausíveis e cumpridos dentro de um prazo interessante. Assim, é possível ainda analisar os “caminhos” percorridos durante o desenvolvimento de uma obra.
Assim, a avaliação de desempenho para construtoras torna-se muito mais efetiva e é possível fazer uma gestão do negócio mais eficiente. Logo, eleva o padrão de qualidade da sua empresa, agregando mais valor para a mesma.
Quais são os KPIs mais importantes?
Compreendido o que são e para que servem os KPIs na avaliação de desempenho para construtoras, é hora de conhecer quais são os mais importantes. Sendo que, dessa maneira, será muito mais efetiva a sua gestão de obra. Veja a seguir:
1- Índice de despesas
Ter um acompanhamento consistente de todos os gastos da construtora é de extrema importância. Apenas desse modo que você poderá estar atento e a par de possíveis gastos que possam surgir, como também de todos aqueles que são inevitáveis.
Compreendendo tudo que é gasto em uma obra e na gestão da empresa como um todo, torna-se muito mais simples equilibrar as finanças. Assim você poderá, por exemplo, criar um fluxo de caixa mais saudável, gastando menos do que ganha e sempre que possível armazenando uma quantia interessante para manter de reserva.
Nunca sabemos quando uma crise pode surgir, em nenhum setor do mercado. Desse modo, manter esse acompanhamento de perto é extremamente importante para manter a longevidade do negócio.
2- Taxa de efetividade nas vendas
É preciso que um bom gestor, na hora de fazer a avaliação de desempenho para construtoras, atente-se para o sucesso de determinada construção, analisando quantas vendas são alcançadas por suas unidades. Além disso, é preciso ainda considerar o volume periódico de parcerias e negócios fechados.
Afinal, apenas dessa maneira que será possível compreender se há crescimento, há estabilidade ou se o negócio está começando a “desandar”. Independente da mensuração que acontecer, será possível analisar quais estratégias possam estar falhando, e assim, investir em soluções inteligentes que sejam capazes de restabelecer o equilíbrio do negócio.
Logo, poderá ser possível impulsionar a empresa para o seu desenvolvimento mais efetivo e adequado.
3- Satisfação dos clientes
A satisfação dos clientes também é um fator muito importante e essencial na hora de mensurar os resultados do seu negócio. Afinal, embora a sua empresa possa estar cumprindo com todas as normas que são exigidas, e os materiais são de qualidade, se os clientes não estiverem satisfeitos, você ainda terá um caminho de melhorias importantes para percorrer.
Dessa maneira, é possível fazer pesquisas de satisfação, entrevistando os clientes e solicitando, inclusive, sugestões. Lembre-se também de sempre se abrir para críticas, por exemplo, pois elas são tão importantes quanto os elogios, tendo em vista que é a partir delas que você poderá recolher informações importantes para melhorar o seu negócio.
4- Satisfação dos colaboradores
Para além da satisfação e consideração dos seus clientes, é preciso também pensar em quem está ali, todos os dias, lidando diretamente com os serviços da sua construtora. Neste sentido, a satisfação dos colaboradores é de suma importância.
Tendo em vista que colaboradores desanimados e desmotivados podem impactar diretamente no resultado e no prazo de um trabalho, é imprescindível que você também faça pesquisas de satisfação com os mesmos, a fim de compreender o que pode ser melhorado e o que está de acordo com as necessidades dos mesmos.
5- Acidentes de trabalho
A avaliação de desempenho para construtoras deve sempre considerar a segurança na obra como um fator muito decisivo no dia a dia. Afinal, é a partir deste dado importante que podemos sanar as seguintes possibilidades:
- Melhorias no canteiro de obras;
- Treinamentos e desenvolvimento que visam uma melhoria na conduta do profissional;
- Melhorias na segurança do colaborador;
- Melhor gestão e inserção de EPIs.
6- Desperdício de materiais
Compreender qual a quantidade adequada dos materiais de construção para a execução efetiva de uma obra é de suma importância para que a sua empresa tenha um bom desempenho. Desse modo, conhecer tudo que tem sido investido, bem como se atentar para possíveis desperdícios, a fim de evitá-los, é essencial para que você tenha, inclusive, um controle financeiro melhor.
Além do controle financeiro, não podemos deixar de destacar a importância para com o meio ambiente, que este tipo de gestão gera. Afinal, menos desperdício é menos entulho, produzindo um negócio mais limpo e sustentável.
Ao seguir todas estas considerações, você já terá um acompanhamento mais efetivo e positivo do seu negócio, desfrutando de resultados ainda mais interessantes.
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