As estacas protendidas são, em resumo, um modelo muito mais prático, versátil e resistente para execução de obras dos mais diversos tipos. E é justamente por isso que este tipo de estaca acaba se tornando uma das alternativas mais viáveis para grandes, médias e pequenas obras de engenharia. Afinal, não só a fixação dela é melhorada, como a estrutura da obra em si acaba ganhando mais desempenho.
As estacas protendidas são feitas, basicamente, a partir da junção de concreto e cabos de aço. Ou seja, a caixaria da estaca ganha a adição de cabos de aço que ajudam a deixar a estrutura muito mais resistente, ajudando inclusive a reduzir diversos tipos de impactos causados externamente.
Este tipo de estaca, ainda, ganha muito destaque por possuir uma série de benefícios relacionados a longevidade da estrutura e também a flexibilização e economia de mão de obra. E para você entender tudo sobre o tema, veja cada um dos benefícios abaixo.
Acompanhe.
Estacas protendidas – Para que servem?
O mercado da construção civil está cada vez mais inclinado a utilizar as famosas estacas protendidas. Afinal, elas garantem uma adaptabilidade e uma otimização muito grande em diversas frentes diferentes do canteiro de obras.
Separamos uma lista de atributos que podem fazer deste item, um dos mais interessantes a se considerar ainda na fase de planejamento da obra. Veja abaixo:
- Mais resistência para a obra;
- Diminui as chances de fissuras;
- Adaptável em muitos tipos de solos;
- Muito mais fácil de cravar no solo;
- Pode ser recravada no solo;
E para entender detalhadamente cada um dos itens acima, continue lendo.
Mais resistência para a obra
Projetos protendidos, como lajes protendidas, geralmente podem oferecer mais resistência para a obra. E isto acontece por inúmeros fatores diferentes. Alguns, relacionados a economia de mão de obra. Outros, relacionados a durabilidade e resistência da obra no médio e longo prazo.
Por isso, sempre que você estiver buscando uma forma viável e inteligente de construir, considere uma conversa com um profissional de engenharia para entender onde as estacas protendidas podem ser úteis na sua obra.
Diminui as chances de fissuras
Com este tipo de estaca, as chances de fissuras na obra acabam sendo muito mais reduzidas, principalmente pela forma com que as estacas são feitas. O concreto que “abraça” os cabos de aço, acaba oferecendo uma resistência muito grande e, ao mesmo tempo, uma flexibilidade para que as paredes possam trabalhar.
Adaptável em muitos tipos de solos
A estaca protendida é muito útil para ser usada nos mais diferentes tipos de terrenos. E por isso ela é também muito viável, pois se adapta facilmente em solos distintos. O que é ótimo, pois faz ela ser útil em inúmeras frentes diferentes.
Muito mais fácil de cravar no solo
Cravar uma estaca no solo, teoricamente, é trabalho simples para uma máquina que desempenhe o papel. Porém, saiba que quanto mais “dura” for a estaca, maiores serão os custos para implementação delas no solo. E, a partir deste ponto de vista, podemos considerar os modelos protendidos como excelentes para instalação.
Pode ser recravada no solo
E por fim, a reutilização. Diferente de muitos outros modelos, as estacas protendidas podem ser, inclusive, recravadas no solo. O que é ótimo, pois gera um custo-benefício muito positivo para o projeto em si. Para complementar sua leitura, entenda também tudo sobre as estacas tipo Franki e, qualquer dúvida, deixe um comentário.
O post Estacas Protendidas: O que são? Para que servem? apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.
Estacas Protendidas: O que são? Para que servem? Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/
No comments:
Post a Comment