Monday, May 13, 2019

Descubra Como Otimizar a Gestão Comercial de sua Incorporadora

Fazer a gestão comercial de uma empresa não é nada fácil, especialmente nas companhias que lidam com processos de vendas complexos, como é o caso das incorporadoras no Brasil. Os desafios são evidentes e diários e, portanto, é preciso ter muito controle para garantir a saúde financeira e a manutenção no mercado.

Não é por acaso que tantas incorporadoras e construtoras investem em sistemas especializados para otimizar seus processos. A Cury, por exemplo, optou por contratar o Sienge — software de gestão para a construção civil — no momento em que a empresa assumiu novas responsabilidades e precisou de agilidade em sua nova gestão comercial.

Além da rapidez, a incorporadora ganhou mais qualidade no atendimento ao cliente e uma forte gestão de carteira. Outro case de sucesso importante a citar é do Grupo Pacaembu, que garantiu um excelente suporte a mais de 1.300 famílias, possibilitando o acesso simultâneo ao sistema.

Você quer entender melhor o porquê de excelentes incorporadoras e construtoras escolherem o Sienge para otimizar sua gestão comercial?

gestão comercial

Neste artigo vou abordar as principais dificuldades de gestão comercial de uma incorporadora, explico algumas funcionalidades do Sienge que trabalham essas dores e como o sistema pode otimizar seus processos. Acompanhe!

Desafios de gestão comercial

Se você gerencia uma incorporadora, sabe dos desafios que tem que encarar, mesmo que lidere uma empresa pequena e utilize planilhas para fazer a gestão comercial. Você deve constantemente se preocupar com:

  • obrigações fiscais: grande número de tributos e declarações, que caso não sejam feitas corretamente podem gerar punições, multas e processos judiciais;
  • precificação: diferentes tabelas de preços para cada mercado de consumo (cliente final, construtoras, imobiliárias, etc.);
  • planilhas: arquivos utilizados por várias pessoas, que podem, ocasionalmente, apresentar erros em fórmulas, gerar cobranças indevidas e operações em duplicidade, por exemplo;
  • contratos: emissão, gestão e alterações, precisando acompanhar aprovações, negociações e atualizações, por exemplo;
  • funil de vendas: inexistência de um bom processo de qualificação de leads ou a falta de integração entre os departamentos de marketing e vendas;
  • pagamento: valores de entrada, financiamentos, indexadores (Price, CUB, INCC, etc.), saldos devedores presentes;
  • pós-vendas: alterações de projetos e atendimento às dúvidas dos clientes;
  • fluxo de caixa: gestão dos custos e receitas em tempo real.

Você lida com esses problemas e quer mais eficiência na gestão comercial da sua empresa? Então você precisa conhecer o Sienge, software especializado para a construção civil, que já atende a mais de 2.900 empresas de diversos tipos e tamanhos. Conheça algumas de suas funcionalidades a seguir.

Funcionalidades do módulo comercial do Sienge

O Sienge é um ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Isto é, um programa que une as informações e processos de diversos departamentos em apenas um software.

Se você estiver enfrentando alguns daqueles desafios que citei, então precisa conhecer o módulo comercial do sistema, no qual é possível fazer sua gestão comercial completa. A fim de te explicar melhor, irei resumir algumas funcionalidades do sistema.

Portal do corretor

Este submódulo permite que seus corretores acessem às informações sobre um empreendimento de qualquer lugar, online e a qualquer hora.

Além de conferir o estoque, eles podem cadastrar clientes, inserir propostas para aprovação pela gerência e reservar unidades — evitando vendas em duplicidade e, assim, problemas judiciais.

Pró-vendas

As vendas de um empreendimento não ocorrem da noite para o dia. Geralmente, a negociação é feita em vários pontos de contato e, nesse sentido, o Pró-Vendas contribui muito. Isso por que o sistema facilita a qualificação de leads e integra informações entre Marketing e o Comercial. Assim, quando o programa percebe o interesse, notifica um dos seus corretores, por exemplo.

E tem mais.

O submódulo pode ser integrado a softwares de automação, como o RD Station, e a CRM’s, como o Facilita, o que é excelente para estratégias de inbound marketing e para a prospecção ativa.

Vendas

Aqui você pode fazer uma gestão comercial completa e mais otimizada, incluindo a precificação de unidades com valores atualizados, gerenciamento de metas, comissões e contratos. O sistema pode ser integrado com o Contas a Receber, o que significa que você nem vai precisar, manualmente, incluir uma nova receita, por que isso já é feito automaticamente.

É importante lembrar que o Sienge possibilita edições simultâneas, o que significa que você está livre para permitir que diversos corretores, imobiliárias e colaboradores utilizem o sistema. Isso pode ser essencial para aumentar as vendas da empresa e vencer alguns dos desafios sobre os quais conversamos anteriormente.

Portal do cliente

O atendimento ao cliente consome muito tempo da sua equipe? Então este submódulo é o que você precisa para otimizar os processos da gestão comercial no pós-venda. Por meio do sistema, o seu próprio cliente pode, por exemplo, verificar seu saldo devedor presente e emitir boletos para pagamento.

Sabe quem alcançou excelentes resultados com a utilização do Portal? A Cury, que integrou o sistema à Zendesk e à URA (Unidade de Respostas Audível). Isso permitiu que a empresa unificasse o relacionamento e atendesse o cliente com mais eficiência e exclusividade.

Se você quiser saber mais sobre o que o Sienge pode fazer pela gestão comercial da sua incorporadora, leia a seção sobre o módulo de vendas aqui no site. Lá você pode conferir, com mais detalhes, tudo o que módulo oferece.

gestão comercial módulo comercial sienge

Otimize a gestão comercial da sua incorporadora

É inegável a contribuição de um sistema gerencial para uma empresa, especialmente quando há processos complexos, como é o caso das incorporadoras. Gerenciar todas as obrigações fiscais, tabelas de preços, distratos e fluxo de caixa por meio de planilhas ou programas simples, sem integrações, é praticamente impossível para quem deseja crescer.

E não me refiro apenas à organização. Na verdade, a gestão do custo operacional é um dos grandes benefícios do Sienge, afinal, o sistema evita diversos problemas comuns à incorporadoras.

Outro grande benefício do Sienge é a confiabilidade das informações e, portanto, a facilitação do compliance. Se todas as informações e relatórios são gerados em tempo real, existe, naturalmente, uma maior transparência e isso é essencial para decisões e o cumprimento de normas.

E se você acha que migrar para um sistema tão completo é muito complicado, você está enganado.

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Suporte

O time de suporte do Sienge ajuda você e a sua equipe nesse processo, indicando como fazer uma boa gestão da tabela de preços, dos comissionamentos e toda o comercial. Ser expert na indústria da construção é, afinal, um dos nossos grandes diferenciais.

Lembra do exemplo do Grupo Pacaembu, que citei na introdução deste artigo? A nossa equipe se sentou com os colaboradores da empresa para realizar treinamentos e diversas otimizações no sistema do módulo comercial, antes de um importante evento, e isso contribuiu muito para o sucesso.

Se você faz a gestão comercial de uma incorporadora, sabe como ninguém os desafios que surgem e como vencê-los é importantíssimo para o sucesso da empresa. Independentemente do tamanho e da atuação da sua companhia, contar com um sistema criado especialmente para o nicho ajuda muito a otimizar os processos de vendas e o alcance de resultados.

Se você sente que pode otimizar a sua gestão comercial com o Sienge, entre em contato conosco e solicite uma demonstração agora!

Descubra Como Otimizar a Gestão Comercial de sua Incorporadora Publicado primeiro em https://www.sienge.com.br



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