Saber como funcionam os aditivos para concreto é imprescindível para garantir que haja qualidade e resistência em sua obra. Visto que os mesmos são indispensáveis e promovem funções muito importantes em sua construção.
De todo modo, se você ainda não sabe para que servem estes aditivos, acompanhe este artigo e saiba tudo sobre este assunto.
O que são aditivos para concreto?
Em linhas gerais, os aditivos para concreto nada mais são do que produtos que adiciona-se no concreto ou na argamassa com o intuito de modificar as propriedades físicas da mesma. A partir de então, o manuseio e uso do concreto é facilitado, visto que os aditivos oferecem vantagens que, por si só, as massas não conseguiriam suprir.
Eles são incorporados de maneira uniforme e homogênea em misturas de água, cimento, areia e brita, a fim de gerar características diferenciadas para o concreto. Estes aditivos possuem o objetivo de alterar as propriedades do material tanto no seu estado fresco, quanto no endurecido, ampliando assim a qualidade da mistura, além de diminuir desvantagens da mesma.
Para que servem?
Os aditivos para concreto podem ser utilizados para as mais diversas finalidades. Abaixo listamos cada uma delas:
- Com a aplicação do aditivo, o concreto costuma ter mais qualidade.
- Há uma diminuição expressiva nos pontos fracos da massa.
- O concreto tem a sua plasticidade aumentada de modo interessante.
- O custo de cimento, devido ao seu consumo, diminui, visto que o aditivo poderá “preencher” algumas faltas.
- O tempo de pega poderá ser retardado ou acelerado durante o processo.
- A aplicação reduz a retração.
- Há um aumento na durabilidade do concreto, gerando assim benefícios de longo prazo.
Os aditivos representam muitas vantagens a partir de suas funcionalidades. Eles conseguem elevar a durabilidade e a qualidade do produto final, e isso acontece principalmente porque, durante a produção, há uma redução na aplicação de água/ cimento.
Leia também: Como Fazer Massa de Concreto
Quais são os principais tipos de aditivos para concreto?
Agora que você já sabe o que são e como funcionam os aditivos, é hora de conhecer cada um deles para, dessa forma, utilizar os mesmo da melhor maneira em sua obra. Acompanhe a seguir:
1- Modificador de viscosidade
Este tipo de aditivo tem como objetivo aglutinar o concreto, para que assim, haja um aumento na sua coesão, e consequentemente não ocorre a segregação.
Tudo isso sem acontecer de haver alteração da plasticidade nem do tempo de pega, possibilitando, assim, o seu bombeamento.
2- Incorporadores de ar
Estes aditivos têm como função reduzir a tensão superficial que a água desencadeia, além de incorporar ou adicionar o ar ao concreto. Logo, o mesmo torna-se mais coesivo. Além disso, há o aumento da resistência mecânica, melhorando o acabamento das faces e deixam as arestas das peças mais bem acabadas.
Vale ressaltarmos ainda que há uma diminuição na segregação. Seu grau de eficiência está diretamente relacionado com a presença de finos. Quanto mais fino, menos ar é incorporado no concreto. Porém, lembre-se que a resistência mecânica do concreto diminui se houver excesso de ar incorporado.
3- Superplastificante
Os aditivos superplastificantes, por sua vez, possuem um efeito de criar repulsão eletrostática entre os grãos de cimento e, com isso, afastam as partículas por repulsão estérica. Propriciam maior durabilidade para o concreto.
4- Redutor de água
Este tipo de aditivo nada mais é do que moléculas com extremidades laterais com cargas negativas, sendo que, um lado adere aos grãos de cimento e outro fica exposto.
Como acontece com o superplastificante, há a repulsão eletrostática entre as cargas negativas, afastando os grãos de cimento cobertos pelo aditivo, facilitando assim a trabalhabilidade.
Em suma, possuem a função de plastificar o concreto, sem que haja a adição de águam ou então, reduzindo o consumo de água e mantendo o slump como consequente aumento de resistência, tudo isso sem haver a alteração do tempo de pega.
Leia também: Fissuras Na Parede De Concreto – Como Evitar?
5- Modificadores de pega
Os modificadores de pega podem desencadear tanto a função de retardar, quanto de acelerar o processo de pega. Sendo que:
- Acelerador de pega: Este tipo de aditivo facilita a dissolução da sílica e da cal, além da alumina. Acelera as reações iniciais de hidratação e de endurecimento. Graças a sua composição química e sua finura, a velocidade de aceleração do cimento é alterada.
Costuma ser utilizado para reparos estruturais, apoios e outros tipos de processos que necessitam acelerar a pega do concreto ou argamassa. Além disso, há ainda a possibilidade de haver a moldagem de concreto em temperaturas mais baixas, provocando uma redução no tempo de acabamento dos projetos. - Retardador de pega: Estes, por sua vez, retardam a osmose da água nos grãos do cimento. Assim, promovem uma flexibilidade no tempo de pega do concreto, fazendo com que o tempo de manuseio e trabalhabilidade aumentem.
Costuma ser utilizando em aplicações de longas distâncias, como lajes de concreto, trazendo flexibilidade no tempo de pega do concreto, especialmente em aplicações mais complexas e em períodos com clima muito quente.
A importância dos aditivos de concreto
É possível que você não utilize os aditivos de concreto na sua obra. Porém, vale lembrarmos que os mesmos foram criados para justamente facilitar diversos processos.
Além disso, não podemos deixar de destacar os benefícios que os mesmos propõem. Sendo eles:
- Eleva a qualidade do concreto;
- Aumenta a resistência e durabilidade do mesmo;
- Permite uma trabalhabilidade e um manuseio muito mais interessante e dentro de um período de tempo que possa ser adequado para determinado fim;
- Há uma redução no consumo de cimento em si, uma vez que você poderá complementar a sua produção aplicando o aditivo;
- Você poderá otimizar não somente o tempo, como também, o resultado na sua obra, especialmente se você necessitar de uma pega “imediata”.
Contudo, os aditivos para concreto podem ser utilizados para diversos fins. Aposte na opção que mais se adéqua as suas necessidades e usufrua dos benefícios da mesma. Até o próximo post!
O post Aditivos para concreto: O que são e para que servem? apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.
Aditivos para concreto: O que são e para que servem? Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/
No comments:
Post a Comment