Comprar ou alugar um imóvel antigo significa conviver com o passado. Pois é, aqueles azulejos conhecidos da vovó estarão pela cozinha e nos banheiros. Se você não é tão retrô assim e nem passa pela sua cabeça colocar tudo no chão para uma reforma, chegou no lugar certo. Veja as dicas para esconder revestimentos antigos e não sair brigando com as paredes.
A primeira coisa a pensar é o que você precisará de armários para esses ambientes e onde eles podem ficar. Isso porque, dependendo da quantidade, já vai diminuir bem o número de ladrilhos desenhados que continuarão aparecendo.
“É uma excelente opção para recobrimento de partes do azulejo antigo. Já adornos, como quadros, não seriam interessantes. Geralmente os azulejos possuem cores, e, portanto, já são bastante marcantes”, opina a arquiteta Rafaela Bruna.
Adesivos podem esconder revestimentos antigos de forma rápida e sem dificuldades
Papéis de parede não darão muita aderência ao azulejo e não são indicados para áreas úmidas, mas é possível esconder revestimentos antigos facilmente com o uso de adesivos vinílicos ou 3D.
Eles são encontrados em casas de matérias de construção e também pela internet. Não precisa de um profissional para fazer essa aplicação, as instruções que vêm junto já resolvem, ou você pode dar um Google e ver algum vídeo de passo a passo.
“Papel de parede só pode ser colocado em lavabo, porém o adesivo pode ser usado em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas. Ele é muito indicado para essas situações em que os moradores queiram economizar, não precisando fazer muitas reformas”, explica o designer de interiores Henrique Freneda.
O arquiteto Maycon Altera também aconselha o uso de painéis ou papéis especiais. “Existem papeis prontos no mercado já para esse fim. Ou você pode também mandar fazer uma plotagem numa gráfica com a ajuda de um designer gráfico”, diz ele.
Na foto acima, é possível observar que o uso de móveis e armários novos, prateleiras e uma parede personalizada com adesivo deixaram o ambiente moderno e esconderam os azulejos antigos.
As pastilhas também facilitam esse trabalho
Muito parecida com os adesivos, a pastilha é uma nova opção para quem deseja esconder revestimentos antigos sem grandes reformas. O modelo é muito usado em banheiros e cozinhas e se destaca pela semelhança com um azulejo, porém moderno. Esse produto alinha a beleza e a facilidade de aplicação e pode ser aplicada em qualquer superfície lisa, inclusive dentro do box do banheiro.
Já pensou em pintar os azulejos antigos?
Outra opção para esconder revestimentos antigos sem quebra-quebra é pintar por cima. Qualquer pessoa pode fazer, mas atenção: é preciso ver se todos estão os azulejos estão firmes e fazer uma preparação para nivelar a parede e evitar imperfeições.
“Dependendo de como for a textura e como foi colocado o antigo revestimento, corre o risco de ficar marcado. O ideal seria colocar uma tinta de azulejo, depois passar uma massa acrílica, deixando a parede lisa, lixar e só depois aplicar a pintura”, orienta Freneda.
Maycon Altera explica que os anos 80 foram o auge dos azulejos com pinturas coloridas em banheiros e cozinhas. “Quando eles não têm relevo, pode-se aplicar uma pintura numa cor homogênea, aparecendo apenas os rejuntes. É uma solução barata, porém deve-se fazer de modo correto: precisa fazer a pintura com epóxi ou tinta própria para azulejo para que ela seja resistente e dure”.
Veja os exemplos:
Mas, pense bem
Será que não é um pouco de exagero e preconceito da sua parte com os antigos revestimentos? Pense bem, às vezes, com a decoração correta, eles vão harmonizar perfeitamente com a sua casa.
“Depende muito do estilo e perfil da pessoa. Há azulejos antigos muito bonitos e que contam muito sobre a história e os processos de fabricação da construção do apartamento. Sendo assim, eles se tornam desejáveis e parte de um projeto arquitetônico”, aponta a arquiteta Isadora Araújo, do Panapaná Estúdio de Projetos.
Para Altera, vale aceitar o estilo retrô. “Adote outros elementos do estilo, uma poltroninha próxima é boa opção. Esses azulejos também se dão bem com plantas. No caso dos banheiros, existem umas torneiras bem bacanas no mercado, inclusive douradas. São lindas, bem modernas, e casam super bem com um banheiro todo de azulejo antigo”.
O designer de interiores Henrique Freneda acha favorável comprar ou alugar um imóvel antigo e usar os elementos existentes, sem precisar fazer uma grande reforma. “Não é preciso retirar os revestimentos antigos, existem muitos que estão voltando, estilos atemporais. É possível manter o mesmo revestimento, trocando apenas a decoração, os móveis, as cores”.
O post Dicas para esconder revestimentos antigos sem grandes reformas apareceu primeiro em ZAP em Casa.
Dicas para esconder revestimentos antigos sem grandes reformas Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/
No comments:
Post a Comment