Ter uma piscina em casa não é apenas um sinônimo de uma área de lazer mais bonita, mas também de inesquecíveis momentos com a família. Porém, você já pensou na quantidade de opções existentes no mercado? Existem diversos tipos, com características distintas e que podem se aproximar mais do seu gosto.
Por isso, no post de hoje, mostraremos os tipos de piscinas que você pode ter na sua casa, destacando todos os aspectos relevantes, como durabilidade e limpeza, para que a sua escolha seja a mais correta. Vamos lá!
Quais são os tipos de piscina existentes?
1. Vinil
A possibilidade de diversos acabamentos e formatos é um grande atrativo desse modelo, tudo isso devido aos tipos de estampas vinílicas que o mercado oferece.
Como a piscina é feita de alvenaria e revestida com o vinil, a limpeza é realizada de forma simples, pois não há tanto acúmulo de sujeira. O maior cuidado está relacionado aos objetos pontiagudos, que podem furar o material — contudo, caso isso aconteça, a troca não é tão complicada.
Durabilidade e facilidade de limpeza são alguns dos fatores que fazem dessa escolha uma das melhores em relação ao custo/benefício. Além disso, esse material é bastante utilizado para o conserto de piscinas com revestimento de azulejos.
2. Fibra de vidro
Pré-fabricadas, elas já vêm prontas para a instalação, o que não permite tanta adaptação aos desejos dos moradores. Contudo, a variedade de modelos com diferentes formatos e tamanhos faz com que não seja difícil encontrar uma piscina ideal para sua casa.
No quesito limpeza, é considerada uma das mais fáceis, já que sua superfície lisa evita o acúmulo de fungos, bactérias e sujeira. Contudo, esse modelo exige alguns cuidados, como: não utilizar escova de aço e diluir bem o cloro antes de aplicar.
3. Alvenaria estrutural
Uma das grandes vantagens desse tipo de piscina é a possibilidade de ser construída em vários formatos, se adequando facilmente aos desejos dos moradores. Deque molhado, cascatas e borda infinita são algumas das possibilidades de quem opta por essa categoria.
Com uma duração média de 20 anos, o revestimento pode ser feito de cerâmica, pastilhas de vidro, porcelana e, até mesmo, azulejos — com os devidos cuidados de segurança.
4. Concreto armado
Considerada uma das mais resistentes, exige a preparação do terreno com telas de aço antes de receber o concreto. O revestimento da sua piscina pode ser feito tanto com pastilhas cerâmicas quanto com azulejos — ficando com uma ótima aparência em ambas as opções.
Na hora da limpeza, opte por escovar as paredes uma vez por semana com escovas mais firmes, evitando acúmulo de sujeira e garantindo uma piscina bonita para toda a sua família.
Assim como a piscina de alvenaria estrutural, esta também permite a personalização, podendo se adequar aos desejos da família. Contudo, no geral, é uma opção durável e sinônimo de requinte e valorização de qualquer imóvel.
5. Plástico
Certamente você já se deparou com algum modelo desse tipo de piscina, que é famoso entre as crianças. No entanto, existem tamanhos maiores, com capacidade suficiente para divertir toda a família — alguns ultrapassam o volume de 10 mil litros.
As piscinas de plástico são pouco resistentes se comparadas aos outros materiais disponíveis no mercado. Apesar disso, são fáceis de montar — havendo modelos infláveis e de armação — e bem mais baratas.
Poucos sabem, mas as piscinas de plástico também precisam passar por um processo de limpeza, utilizando o cloro para evitar a proliferação de bactérias e a peneira para retirar as folhas e insetos presentes na água. Para as de capacidade maior que 2.500 litros, o ideal é que haja um filtro para manter a qualidade da água.
6. Vidro
Muito utilizadas em imóveis de luxo, as piscinas de vidro dão um visual mais elegante para a sua área. As chapas de vidro são reforçadas de forma semelhante à blindagem de carros, conforme a capacidade e pessoas que a utilizarão — existem espessuras que chegam a 80 cm.
Isso faz com que o custo seja mais alto em relação aos outros materiais. Além disso, elas têm uma base de concreto — como é feito nos modelos de alvenaria —, podendo ser inteiramente ou parcialmente de vidro.
A limpeza deve ser feita com cuidado, para não arranhar o material, por isso, além da utilização do cloro para evitar o surgimento de fungos e bactérias, você pode utilizar escovas mais macias para os vidros.
Por que ter uma piscina em casa?
Quem não gostaria de nadar em um dia quente sem precisar sair do conforto de casa, não é mesmo? Ter uma piscina no seu quintal é ideal para essa situação, pois, além economizar com idas em clubes ou praias, você também pode convidar seus amigos a passar momentos inesquecíveis juntos.
Realizar pool parties em datas comemorativas também é uma ótima opção, tornando desnecessário o aluguel de salões de festas nos aniversários, por exemplo. Ela também é uma ótima aliada para exercícios físicos, o que garante uma vida saudável para toda a família.
Além de agregar mais valor ao imóvel em caso de venda futuramente, você também pode controlar a qualidade da água, garantindo mais segurança e tendo a certeza de que está nadando em uma piscina em boas condições.
Mas piscinas não são apenas para o período do dia. Muitas pessoas adoram nadar durante a noite. Então, para garantir a sofisticação, você pode decorá-las com luzes de LED, além da possibilidade de instalação de um sistema de aquecimento da água para os dias mais frios.
Escolher entre tantos tipos de piscinas pode ser uma tarefa complicada, mas basta conhecer cada opção e identificar qual combina mais com as necessidades e desejos da família.
Certamente, será fácil encontrar algum modelo que será perfeito para embelezar a área de lazer do seu imóvel e proporcionar ótimos momentos em família e entre amigos, além de garantir maior conforto e segurança para todos os que a utilizarão.
E você, possui algum desses tipos de piscina em sua casa? Fique à vontade para utilizar o nosso espaço de comentários para deixar suas dúvidas ou contar suas experiências em ter uma em seu imóvel!
O post 6 tipos de piscina para sua casa apareceu primeiro em Shiota Arquitetura.
6 tipos de piscina para sua casa Publicado primeiro em http://www.shiota.arq.br
No comments:
Post a Comment