Friday, May 8, 2020

Casa&Organização: Dicas para fazer uma mudança organizada

Quem já precisou fazer uma mudança de casa sabe o quanto a tarefa exige muita paciência e também organização. O trabalho começa antes mesmo do dia de levar tudo para o novo imóvel e esse processo que antecede a mudança em si é fundamental para que tudo ocorra da melhor forma possível. Este é um momento oportuno para praticar o desapego e levar apenas o necessário. Além disso, é imprescindível ter o máximo de cuidado para não perder ou quebrar nada e também para que se gaste o menor tempo possível entre sair de uma casa e chegar na outra com todos os objetos e móveis. Ter um cronograma de tarefas e cumpri-lo à risca é importante para não perder o prazo e acabar tendo um gasto maior. Todos os detalhes podem fazer a diferença e saiba como fazer a mudança de forma organizada, economizando dinheiro e tempo.

Um ponto importante a ser levado em consideração é não deixar para começar a organizar a mudança em cima da hora. Para o começo do planejamento, é importante definir uma data para mudança e depois  decidir o que irá levar para o novo local. “Muitas vezes a residência está tão bagunçada que embalamos tudo o que não queremos e levamos”. Escolher uma boa empresa de mudança também, afirma a personal organizer, Camilla Fabrici.

Desapego 

Já que você vai precisar mexer e organizar tudo que está dentro da sua casa, aproveite o momento para verificar o que está sendo usado, o que precisa de conserto, o que pode ser doado e o que pode ser descartado, por estar muito velho ou quebrado a ponto de não ter mais conserto. “Sem dúvida alguma é o melhor momento, definir o que não gosta, não usa, quebrado e fazer todos os descartes antes, depois que está no local novo terá dificuldade e até falta de tempo. Porque vai querer tudo no lugar logo e aí se não tiver feito os descartes provavelmente guardará tudo novamente, garante Camilla Fabrici.

+ Saiba mais detalhes do trabalho de Camilla Fabrici

Casa&Organização: Dicas para fazer uma mudança organizada
Camilla Fabrici garante que o processo de mudança pode ser incrível (Foto: acervo pessoal)

Nas caixas

A melhor forma de separar os itens é por ambiente para ter um controle maior tanto na hora de encaixotar quanto de desempacotar. Uma boa dica é numerar os ambientes e as caixas, assim você vai saber para qual ambiente cada caixa se destina e é bem mais simples do que tentar descrever na própria caixa todos os itens que estão ali contidas. “Sim, os móveis temos que embalar com mantas para não danificar. As louças embalar uma a uma com bolha ou papel craft, não é necessário passar fita nessas embalagens .
Levar todas as coisas pessoais como documentos , joias e itens muito pessoais com você, conclui Camilla.

Casa&Organização: Dicas para fazer uma mudança organizada

Critérios

Na hora de embalar, é preciso estabelecer critérios para que tudo chegue intacto no novo imóvel. “Os critérios vão se afunilando. O primeiro é por ambiente e depois por itens. Você não deve misturar objetos delicados que podem quebrar com facilidade com outros itens”, aconselha Camila. Se a escolha for fazer a mudança com uma transportadora, procure saber se ela fornece caixas específicas incluídas no valor do serviço. “Quando se contrata transportadoras, a maioria delas oferece caixas específicas para taças e louçarias, itens bem delicados. Há também caixas que têm encaixe para cabides, desta forma o tempo de empacotar e desempacotar o vestuário é otimizado”.

Todo cuidado

Uma das questões básicas de uma mudança é embalar bem os objetos e ter muito cuidado com os objetos frágeis. Caso não tenha sido contratada uma transportadora e você mesmo vá embalar os itens, é preciso ter atenção. Use jornal ou plástico bolha para envolver os objetos de vidro. E também não deixe espaço sobrando nas caixas para que eles não fiquem balançando e acabem se quebrando pelo contato entre eles. Complete os espaços vazios com jornais para evitar o atrito. No caso dos talheres, você pode deixá-los dentro do próprio porta-talher e embalar a caixa com papel ou papel contato”, acrescenta.

Casa&Organização: Dicas para fazer uma mudança organizada

Objetos de valor

Se você tem algum objeto de valor para ser transportado, tenha atenção redobrada com ele. Leve todos os documentos em uma pasta, bolsa ou mala de mão. Jamais deixe a cargo de outra pessoa ou de uma transportadora os itens de valor, como joias, documentos e objetos de valor sentimental muito grande. O que dá para você próprio transportar, leve com você. Joias são fáceis porque você pode colocá-las em uma bolsa de mão e nunca deixar que elas saiam do seu lado.

Kit de sobrevivência

Como a maioria de seus objetos, roupas e itens da casa estarão empacotados por um tempo até que a mudança seja concluída e tudo organizado no novo imóvel, ter em mãos um kit de sobrevivência pode facilitar a vida nos dias de transtorno com a mudança. Faça uma mala com itens pessoais para cada morador, como algumas roupas, itens de higiene pessoal e carregadores de celular. “Ah nesse momento estamos nos protegendo, usando máscaras, álcool gel e lavando as mãos diversas vezes, afirma Camilla em relação à pandemia de coronavírus. 

Casa&Organização: Dicas para fazer uma mudança organizada

Informações na mão

Ter tudo anotado é uma das dicas que pode fazer com que você tenha controle de todo o processo de mudança. Tenha um caderninho com anotações referentes a mudança e prestadores de serviço para ter tudo sob controle. Além disso, se não é você que vai receber a mudança no novo imóvel, tenha ainda uma lista com as caixas e o que elas estão transportando. Quando o morador não pode receber essa mudança e encarrega outra pessoa de fazer isso, é bem importante que ele tenha tudo anotado. Só assim quem não participou do empacotamento pode controlar a entrega das caixas.

Casa&Organização: Dicas para fazer uma mudança organizada

Como encaixotar de forma correta:

– Não sobrecarregue as caixas com muito peso para que elas não se abram durante a mudança;

– Ao finalizar a caixa, lacre bem com fita adesiva não apenas a parte de cima. Reforce também as laterais e a parte de baixo;

– Identifique as caixas com etiquetas e escreva o que tem dentro de cada uma delas;

– Embale louças com jornal para evitar o atrito entre elas e não deixar que elas se quebrem;

– Objetos frágeis devem ser envolvidos em papel bolha ou até mesmo em toalhas;

– Preencha os espaços vazios para evitar que os objetos fiquem batendo dentro da caixa;

– Malas são bem-vindas para o transporte de roupas;

– Embale os eletrônicos, já que eles podem quebrar, danificar ou sofrer arranhões;

Casa&Organização: Dicas para fazer uma mudança organizada
Camilla e sua equipe que trabalha com cuidado para que a mudança seja um momento único (Foto: acervo pessoal)

+ Saiba como instalar um olho mágico. Assista ao vídeo

+ Nova série do ZAP em Casa dá dicas de pequenos reparos para casa

+ Sinal digital: tire suas dúvidas sobre a transição

+ Microondas exige atenção quando o assunto é limpeza

+ Aprenda a organizar a casa utilizando prateleiras e nichos

+ Saiba quais são os itens que mais sujam na cozinha e como limpá-los

+ Saiba qual é a hora ideal de sair da casa dos pais

 

 

O post Casa&Organização: Dicas para fazer uma mudança organizada apareceu primeiro em ZAP em Casa.

Casa&Organização: Dicas para fazer uma mudança organizada Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/



No comments:

Post a Comment