Friday, May 22, 2020

Conheça 4 revestimentos para áreas molhadas

As áreas molhadas de uma casa, de modo geral, são constituídas por banheiros, cozinha e área de serviço ou lavanderia e a característica principal dessas áreas é, claro, a presença de umidade no ambiente.

Essa umidade pode estar em pequenas quantidades como os respingos de água dos lavatórios e pias, por exemplo, como água em quantidade como no box do banheiro ou quando da lavagem do piso.

Um dos principais aspectos que devem ser observados, com referência aos revestimentos para áreas molhadas, é a necessidade serem antiderrapantes, se forem aplicados como piso — não desconsidere esse parâmetro.

Também deve ser dada atenção específica quando se pretende integrar dois ambientes como a cozinha (área molhada) e a sala (área seca). A definição dos respectivos revestimentos é muito importante.

Acompanhe esse post e conheça 4 tipos de revestimentos para as diversas áreas molhadas de sua casa.

1. Porcelanatos

Entre os pisos mais procurados, os porcelanatos são formados em seguintes grupos: Polidos (brilhosos), Natural ou Acetinado (fosco) e Antiderrapante (áspero).

O porcelanato começou a surgir na década dos anos 90 devido à grande demanda de produtos hoje ele ocupa a posição de excelência no mercado. As vantagens e características dos porcelanatos são:

  • Diversidade de coloração e Texturas;
  • Alta Resistencia
  • Maior durabilidade
  • Pequenos a grandes formatos;

porcelanato area molhadaOs porcelanatos para as áreas molhadas podem ser tanto Antiderrapantes ou Natural e Acetinados. Atente para essa questão quando for escolher o piso ou realizar uma reforma. Porcelanatos polidos são deslizantes e não indicados para áreas molhadas. Quanto mais rústico (áspero ou rugoso), menos escorregadio.

A instalação de porcelanato deve ser muito bem nivelada na superfície e executada por mão de obra especializada. Além disso, a argamassa e o rejunte para o porcelanato devem ser específicos.

As peças podem vim com o formato Ret. (Retificado), cuja as bordas possuem um corte acentuado e canto reto (tipo 90º). Assim demanda menos rejunte, podendo ser instalado com uma junta de 1mm até 2mm.Lembrando que as especificações de assentamento vem detalhadas e descritas nas caixas.

2. Cerâmicas

As cerâmicas são mais populares por terem preços mais acessíveis. Contudo, não são tão duráveis quanto o porcelanato. Mas vem evoluindo no mercado trazendo vantagens:

  • Variedades de colorações e texturas;
  • Retificados (mínima 2mm);
  • Fabricação de maiores formatos ;
  • Maior Resistencia de classificação ao PEI;
  • Acetinado(fosco) e Antiderrapante (ásperos);

É necessário se atentar em relação a classificação do PEI (sigla para Porcelain Enamel Institute – nome do instituito responsável pela regulamentação de residência a abrasão dos pisos cerâmicos esmaltados).

Quanto mais alto é o número de PEI, mas residente ao desgaste é o piso.

3. Granito flameado

Naturalmente mais durável, o granito costuma ser mais caro que porcelanatos e cerâmicas. Em especial, o granito flameado — por ser antiderrapante. O tratamento a fogo que esse granito recebe transforma-o em um revestimento especial.

O granito comum não é naturalmente antiderrapante, mas o tratamento sob a chama lhe garante essa característica. É muito utilizado em áreas externas.

Por outro lado, não deve ser mantido permanentemente molhado, pois manchas podem aparecer. Para sua limpeza deve ser utilizado apenas um pano úmido.

4. Pastilhas

Entre as pastilhas as de cerâmica e de porcelana são as mais indicadas para as áreas molhadas, podem ser usadas em paredes e pisos. Esse tipo de revestimento apresenta uma infinidade de cores e preços.

Evite usar pastilhas de matérias naturais (como as de pedras, de coco, metal, inox e madrepérola) na área do box, pois o contato com agua pode danificar e até manchar.

Por sua vez, as pastilhas de vidro não devem ser utilizadas como piso em áreas molhadas por serem muito escorregadias. Essas pastilhas são mais indicadas como revestimento das paredes das áreas molhadas. Podem ser utilizadas em faixas horizontais e verticais ou em toda superfície da parede.

Qualquer que seja sua opção em revestimento para áreas molhadas, consulte um profissional antes de adquirir o produto. Ele poderá lhe oferecer a orientação precisa para o seu caso.

Este post só foi possível pois tivemos a ajuda inestimável da especialista em pisos e revestimentos Bruna Fernandes, consultora da Paralela Revestimentos. 

O post Conheça 4 revestimentos para áreas molhadas apareceu primeiro em Shiota Arquitetura.

Conheça 4 revestimentos para áreas molhadas Publicado primeiro em http://www.shiota.arq.br



No comments:

Post a Comment