Você provavelmente irá concordar conosco quando afirmamos que quanto mais previsibilidade você tiver em relação a um projeto, melhor, certo? E uma das ferramentas que podem ajudá-lo nisso é a análise de viabilidade econômica.
Mas como ela pode ser útil?
De maneira bem resumida, essa análise é que vai determinar se sua empresa tem condições financeiras para arcar com o projeto. Com isso, você elimina as chances de prejuízos e projetos mal sucedidos.
Mas você sabia que existe uma maneira mais eficiente de fazer este estudo?
Pois é, mais uma vez o Sienge demonstra sua preocupação em atender as necessidades de seus consumidores ao oferecer funcionalidades para a análise de viabilidade econômica.
Neste conteúdo você encontrará todas as informações fundamentais sobre a análise de viabilidade econômica e como aplicá-la na sua construtora. Melhor que tudo isso, também vamos mostrar como o Sienge pode ajudar nessa etapa.
Vamos começar relembrando:
O que é análise de viabilidade econômica
Nos últimos anos, muitos setores do País sofreram com os efeitos da crise econômica, principalmente a Construção Civil. Com isso, cada vez mais os investidores, compradores e empresas têm avaliado com mais precisão sobre onde aplicarão seu tempo e dinheiro.
E é neste ponto que a análise de viabilidade econômica se faz tão importante, já que seu estudo pode servir como guia para empresas e investidores. Com ele, é possível decidir pela compra de um terreno, ínicio de uma construção ou fechar um novo negócio.
A análise de viabilidade permite que você consiga quantificar qual será o retorno financeiro que irá alcançar. Que em alguns casos pode ser mais rentável do que outros investimentos considerados seguros, tais como os bancários ou de dívida pública.
E melhora:
Desta maneira você conseguirá avaliar se o seu empreendimento terá rentabilidade e lucratividade e, com isso, será vantajoso gastar seu tempo e dinheiro nele.
E isso vale para todos os envolvidos no seu projeto. Para o contratante, as vantagens devem ser maiores do que o pagamento do empreendimento. Já para você, construtor, o lucro deve compensar os esforços e custos para executar o empreendimento.
Desta maneira, o estudo de viabilidade econômica pode ter grande influência no planejamento de obras e também na análise de lucro. Com ele, também é possível saber se o projeto será capaz de garantir um retorno financeiro acima da média do mercado.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o que é esse estudo, o Sienge preparou um material que pode ser muito útil para você. Trata-se de uma palestra sobre análise de viabilidade econômica que você pode assistir online a qualquer momento. Basta clicar aqui.
Neste ponto, talvez você esteja se perguntando:
Como o Sienge pode ajudá-lo neste estudo?
Dentre as inúmeras funcionalidades que o software de gestão pode oferecer para a sua construtora, foi desenvolvido um módulo específico para a análise de viabilidade econômica.
Por meio dele é possível inserir estimativas de custos para realizar o empreendimento e principalmente, conseguir ter uma visão ampla em relação às projeções de receitas. Tudo isso a partir de uma funcionalidade chamada Velocidade de Vendas.
Através dela, você consegue estimar o valor de venda de cada unidade, condições de pagamento e a quantidade de venda em cada período. Com essas informações em mãos você terá os indicadores econômicos com Valor Presente Líquido (VPL) e Payback. A partir disto, você pode decidir se dará início às obras ou não.
Além disso, com o Sienge você terá:
- Mais precisão em relação às informações do estudo;
- Poderá cadastrar vários estudos para um mesmo projeto;
- Visualizará todas as variáveis do estudo (custo da construção, compra do terreno, impostos, entre outros);
- Maior clareza sobre o investimento a ser realizado e seu retorno;
- A empresa passa a tomar decisões mais acertadas, sem depender do “feeling” .
Com o Sienge você também consegue analisar o seu estudo através de gráficos de projeção de receitas e exposição máxima. Neste último, é possível consultar o limite para o projeto estar negativo. E com isso, verificar em qual momento será necessário mais aporte por parte da empresa ou investidor, além do fluxo de caixa.
Além de um módulo específico sobre este estudo, o software de gestão ainda disponibiliza:
A planilha de Viabilidade Econômica Sienge
Essa outra funcionalidade oferecida pelo ERP tem o mesmo objetivo do módulo: fazer com que você tenha mais previsibilidade em relação aos seus empreendimentos. Com esta ferramenta você consegue:
- Calcular as taxas internas de retorno;
- Calcular o VPL;
- Ter um fluxo de caixa projetado.
Com a planilha de viabilidade econômica do Sienge, você conseguirá avaliar o seu plano de investimento, seu tempo de retorno e as demonstrações de lucro planejado. Além disso, poderá consultar a viabilidade ou inviabilidade do seu projeto.
De maneira secundária, você ainda poderá organizar melhor todo o seu setor financeira antes de colocar seus planos em prática por meio dos controles de:
- Disposição de receitas;
- Gastos;
- Investimentos;
- Depreciações.
Ao utilizar a planilha para a análise de viabilidade econômica de seus empreendimentos você terá informações mais sólidas e com isso tomará decisões mais embasadas. Já que terá dados e informações seguras e confiáveis para colocar seus planos em prática.
Para as empresas que estão em um estágio mais inicial de gestão, o Sienge disponibiliza gratuitamente uma planilha de Excel para fazer a análise de viabilidade econômica que você pode baixar aqui.
Agora, talvez você queira saber:
Quais as vantagens que o Sienge pode garantir
Utilizar a tecnologia para agilizar processos tem se tornado um hábito cada vez mais frequente na Construção Civil. O Sienge, que é um software de gestão desenvolvido especialmente para o setor, possui muitas funcionalidades. Dentre elas a análise de viabilidade econômica.
Além dos benefícios que citamos acima, veja outros quatro pontos positivos que o Sienge oferece à você:
1 – Ter o cenário de projeções financeiras
Quando você se preocupa em trabalhar com vários cenários de simulação fica possível testar os números presentes em seu empreendimento e simular a construção econômica. Com isso, você terá uma percepção dos resultados que pode alcançar.
Por exemplo, você pode testar o projeto do seu empreendimento com mais ou menos unidades, porém com metragem maior. Com isso, aplicar um preço A para um e B para outro e identificar o seu payback (retorno) em cada cenário;
2 – Acompanhar o andamento da obra
Com o módulo Acompanhamento de Viabilidade, o Sienge fornece para você, em tempo real e contínuo, todos os resultados obtidos pelo seu projeto. Além disso, ele também compara essas informações com o estudo de viabilidade econômica.
É por meio deste acompanhamento cuidadoso que você conseguirá tomar decisões mais precisas para alcançar o resultado esperado;
3 – Garantir uma boa relação entre os custos do projeto com o VGV
Quando você faz um estudo de viabilidade econômica tem muito mais alternativas para aumentar a rentabilidade do seu empreendimento.
Porém como testar essas possibilidades para depois aplicá-las de fato?
No Sienge é possível fazer simulações relacionadas ao preço das vendas de cada imóvel que irão demonstrar a relação entre os custos da sua obra e podem garantir lucro.
Por exemplo, quando a relação entre o custo do terreno da obra e o VGV é maior de 35% ou quando o valor da construção e o VGV é maior que 60%, isso significa sucesso. Com estes números, você pode avaliar se terá cenários promissores ou não;
4- Compreender as necessidades de receita e riscos associados
Qualquer construtora sempre busca investir em projetos rentáveis e com o mínimo de riscos possíveis. Porém, em alguns casos, algumas obras podem oferecer riscos financeiros, mesmo que calculados. Com isso, pode surgir a necessidade de incluir capital terceiros.
Se isso ocorrer, é imprescindível que os valores envolvidos estejam refletidos na análise de viabilidade econômica e na formação do preço de vendas de cada unidade de seu projeto.
Para concluir
Esse estudo tem ganhado cada vez mais relevância na Construção Civil, pois uma de suas principais vantagens é o auxílio que ele oferece às empresas na tomada de decisões.
Além disso, em parceria com o planejamento e o orçamento, você pode determinar o Valor Geral de Vendas (VGV), fator determinante para garantir lucro. Já que preços altos de venda podem gerar pouco interesse e competitividade. Enquanto valores muito baixos podem gerar prejuízos.
É a análise de viabilidade que garantirá esse equilíbrio, ainda mais se estiver unido à uma tecnologia como o Sienge, que garante mais precisão e funcionalidade!
Por isso, voltamos a lembrar: pagar por novas tecnologias que podem facilitar o seu dia a dia e garantir o sucesso dos seus empreendimentos, não é custo, é lucro!
Gostou do post?
Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!
Como usar o Sienge para sua Análise de Viabilidade Econômica Publicado primeiro em https://www.sienge.com.br
No comments:
Post a Comment