Saturday, November 30, 2019

10 tipos de planta para ter dentro de casa

Conheça em nosso artigo 10 tipos de planta para ter dentro de casa e assim deixar o seu lar ainda mais aconchegante, bonito e muito acolhedor. Pois a gente sabe o quanto um verde faz muito bem para qualquer ambiente, não é mesmo? Mas, para isso, é preciso conhecer as melhores opções, para ter bons resultados. Desse modo, te convidamos a seguir em nosso texto até o fim. Vem com a gente!

10 tipos de planta para ter dentro de casa

Abaixo listamos 10 tipos de planta para ter dentro de apartamento e casa, para que assim você cultive algo que promova um efeito muito lindo no seu lar. Lembre-se de escolher uma opção que combine com a sua rotina, para evitar qualquer tipo de frustração mais tarde, ok? Pois assim você garante a saúde da planta e o visual que você deseja para o seu lar.

Visto que nem toda planta se dá bem com ar condicionado, enquanto outras precisam de um local perto da janela, entre outras possibilidades. É preciso estudar os requisitos de cada opção, até encontrar aquele que mais se adéqua as suas necessidades.

Contudo, vamos agora à nossa lista:

1- Cróton

Se você gosta de plantas que chamem mais a atenção, com folhas coloridas e maiores, certamente irá se apaixonar por esta. Além destas características, elas também são bem brilhantes e um pouco retorcidas. A sua coloração pode contar com tons de vermelho, rosa, branco, amarelo, roxo, verde ou laranja. Assim, acaba formando lindas combinações mescladas.

Este tipo de planta pode ficar próximo às janelas da sua casa, pois a mesma é do tipo que adora receber sol o tempo todo. Além disso, é importante que você não o coloque em um ambiente onde o ar condicionado fique ligado o tempo inteiro, pois ela não costuma se adaptar a temperaturas mais baixas.

Importante: Se você for manipular a planta, é imprescindível que você utilize luvas, pois apenas dessa forma você protegerá a sua pele da seiva da mesma, que pode causar irritações.

tipos de planta para ter dentro de casa

A planta Cróton é super linda e a sua coloração dá um toque especial na decoração. Foto: Pinterest

2- Palmeira Leque

As palmeiras, por si só, são sempre ótimas opções para deixar a nossa casa ainda mais bonita e aconchegante, não é mesmo? Dentre as opções de tipos de planta para ter dentro de casa, esta é uma das mais lindas, sem dúvidas. Entretanto, ela apresenta um crescimento um pouco mais lento que outras opções e, por conta disso, é uma ótima alternativa para ser cultivada em vasos.

Porém, ela precisa de espaço e iluminação natural para se desenvolver de um modo mais saudável e interessante. Quanto às suas características, ela apresenta folhas grandes, plissadas e com uma margem um tanto dentada. A sua coloração é em tom verde brilhante e intenso, e, por conta disso, chama muito a atenção de quem passa por ela.

É importante que você sempre remova as folhas secas e velhas, além de sempre adubar a espécie durante o verão. O reenvase também precisa acontecer, mais especificamente a cada dois anos, devido ao crescimento da palmeira. Lembre-se também que esta espécie não aceita positivamente vento e forte e o resfriamento do ar condicionado.

tipos de planta para ter dentro de casa

A palmeira leque é linda e fica bem em qualquer ambiente. Foto: Pinterest

3- Samambaia

Quem é que não conhece a linda samambaia, não é mesmo? Esta plantinha é muito característica de casa. Por isso, ela é uma das mais procuradas. A sua coloração verde clara deixa a mesma muito mais delicada e bonita, tornando-a mais charmosa e, até certo ponto, mais sutil que demais opções de plantas.

As suas folhas longas e pendentes são ótimas para pendurar os vasinhos e deixar a decoração da sua casa ainda mais bonita. Elas costumam formar touceiras bem volumosas, destacando a textura da espécie, que é bem marcante e característica.

É muito importante que você procure plantar a sua samambaia em um local alto, além de apostar em um espaço com “meia sombra”, pois ela adora receber uma iluminação que seja mais difusa. Cuidado com o vento e com aparelhos como ar condicionado e afins, pois os mesmos podem acabar “queimando” as folhas, especialmente quando a planta ainda é muito jovem.

tipos de planta para ter dentro de casa

A clássica samambaia também tem o seu charme e toque especial, não é mesmo? Foto: Pinterest

4- Suculentas

As suculentas estão cada vez mais, digamos, “na moda”. Isso porque elas são plantinhas super fofas e que deixam qualquer ambiente da casa muito mais bonito e aconchegante. Elas costumam apresentar folhas bem grossas, pois armazenam água por longos períodos. Por conta disso, são chamadas de “suculentas”.

Tratam-se de plantinhas mais fáceis de cuidas, visto que elas dão sinais acerca do que estão necessitando, a cada momento. Para isso, você precisa acompanhar as suas plantas de perto, para compreender estes sinais e detalhes mais sutis.

Por exemplo, se as folhinhas estiverem mais murchas, é claro que você deverá aumentar gradativamente a quantidade de água. Caso as folhinhas começarem a apodrecer, talvez a melhor opção seja diminuir a quantidade. Assim você vai mantendo o equilíbrio de um modo inteligente.

Outro sinal muito característico é com relação a grossura das folhas. Se ela estiver ficando muito fina e passar a perder muitas folhinhas, é ideal que você dê a ela a chance de ter mais contato com a luz natural. O ideal é que as suas suculentas recebam, pelo menos, 4 horas de sol por dia, para que tenham saúde e se desenvolvam adequadamente.

tipos de planta para ter dentro de casa

Quem é que não adoraria ter essas fofuras em casa, não é mesmo? Perfeita para ficarem sobre os móveis. Foto: Pinterest

5- Orquídeas

Que as orquídeas são lindas e compõem muita beleza para qualquer ambiente da casa, isso a gente já sabe. E, do mesmo modo, quem é que nunca sonhou em ter, ou já teve, alguma orquídea em casa, não é mesmo? Ela é muito procurada para o uso interno, pois não necessita de tantos cuidados como algumas espécies de flores.

As suas flores possuem diversas formas, cores e texturas, variando de espécie para espécie. Trata-se de uma plantinha delicada, que precisa de um galinho ou qualquer outro item que possa “escorar” a haste como se fosse um tutor.

Saber como plantar orquídeas nem é tão difícil quanto muita gente julga. Na verdade, se você apostar em um vaso de barro, pois o mesmo drena melhor a água. Além disso, costuma ser muito mais durável e, cá entre nós, é uma peça muito mais bonita, não é mesmo?

Quanto à iluminação, não exagere! Ela precisa de meia sombra para se desenvolver com saúde. Assim, deve receber apenas uma iluminação indireta. Atente-se também para os sinais: folhas muito claras, dizem respeito à iluminação em excesso. Folhas escuras, podem significar a falta desta luz. Portanto, preste atenção na sua plantinha!

tipos de planta para ter dentro de casa

Quem é que não se apaixona pela beleza das orquídeas, não é mesmo? Foto: Pinterest

6- Tipos de planta para ter em casa: Luca

Esta linda planta apresenta um acabamento muito mais escultural, com suas folhas lindas, longas, pontiagudas e bem rígidas. As suas bordas serrilhadas trazem um charme a mais para a espécie. Como estamos tratando de uma planta que se assemelha com palmeiras de maneira geral, as suas folhas mortas costumeiramente demoram para cair de vez. Assim, acaba formando a conhecida “saia” na copa.

Para que a sua adaptação interna aconteça de um modo efetivo e mais fácil, o ideal é que ela seja envasada desde muito jovem, sendo cultivada em ambiente interno.

É imprescindível que você a posicione próximo à uma janela ou à uma porta de vidro. Visto que ela precisa de muita claridade e uma boa ventilação para crescer forte e saudável. Trata-se de uma planta muito resistente, quando bem cuidada desde a sua “juventude”.

Importante: Evite o excesso de água, pois isso poderia provocar o apodrecimento das raízes da sua planta. Moderação é muito importante, neste caso!

tipos de planta para ter dentro de casa

A planta Luca também cai bem em qualquer cantinho da casa. Foto: Pinterest

7- Zamioculca

Se você tem pontos em sua casa que apresentam uma iluminação mais escassa, esta opção certamente será a mais interessante para o seu caso. Isso porque esta planta adora locais mais escuros e ambientes onde outras opções dificilmente sobreviveriam.

Apresenta uma folhagem linda e super brilhante, que deixam o cômodo mais aconchegante e bonito. Perfeita para ser posta em corredores, por exemplo. O acabamento das folhinhas tem um aspecto parecido com cera, e a sua coloração é em um tom de verde super escuro.

Ela é perfeita para locais mais “agressivos” contra as plantas. Por isso, costuma se mantar linda mesmo em partes da casa onde o ar condicionado gelado é muito utilizado. Quanto à quantidade de água, a mesma não necessita de excesso. Inclusive, acredita-se que é melhor deixá-la com sede do que sobrecarregar a mesma com líquidos em excesso.

tipos de planta para ter dentro de casa

E se esta lindeza fizesse parte da sua casa? Certamente você adoraria. Foto: Pinterest

8- Espada de São Jorge

A clássica Espada de São Jorge não poderia faltar na nossa lista de tipos de planta para ter dentro de casa, não é mesmo? Pois esta linda opção tende a ficar muito bem em diversos ambientes de nossa casa. As suas folhas cilíndricas, verticais e rígidas são muito impactantes e deslumbram um visual bem ornamental.

Além disso, esta opção super resistente adora ambientes internos e amam permanecer à meia sombra. Mas isso não quer dizer que quando cultivada sob o sol ou luz difusa, a mesma não se desenvolva com saúde. Basicamente, ela é muito democrática e se desenvolve bem em diversas situações.

Entretanto, as suas longas folhas necessitam ou serem trançadas, ou então, escoradas com um tutor. Pois assim, mantém as mesmas mais firmes e bonitas.

A conhecida Espada de São Jorge também complementa qualquer decoração. Foto: Pinterest

9- Ciclanto

Esta planta praticamente nem apresenta um caule. Em contrapartida, as suas folhas são grandes, mais largas e muito exuberantes. Sendo, dessa forma, o ponto mais “alto” da mesma.

O Ciclanto é perfeito para ambientes internos, que apresentem a disposição de meia sombra. Também não necessitam de vasos que sejam muito fundos. Os mais rasinhos já dão “conta” de suportar as raízes. Vale destacarmos que a umidade precisa existir nesta espécie, para que a mesma mantenha-se saudável.

O Ciclanto com a sua exuberância cai bem na sala de estar. Foto: Pinterest

10- Cacto

Por fim, não poderíamos deixar o cacto de fora da lista de tipos de planta para ter dentro de casa, não é mesmo? Pois esta linda plantinha combina com diversos ambientes, e o seu acabamento mais “rude” é perfeito para compor uma decoração estilo rústico, por exemplo.

Trata-se de uma ótima alternativa para quem não possui muito tempo para ficar cuidando das plantinhas, visto que esta é super resistente e a espécie não precisa de muita água. Você poderá deixá-lo exposto em um ponto com muita luminosidade, uma vez que quanto mais sol o cacto receber, mais forte e lindo ele ficará.

Outro ponto muito interessante é que você não precisa trocar de vaso de tempos em tempos. Mas sim, apenas deixe-o se desenvolver em um específico e pronto. Isso porque ele nota que o espaço acabou e, a partir disso, estaciona no crescimento. Logo, mantém-se bonito e forte independente do espaço que você disponibilizar.

Por fim, o clássico cacto para deixar aquele cantinho da casa ainda mais especial. Foto: Pinterest

São tantas opções lindas, não é mesmo? Escolha aquela que mais combina com você e sua rotina e aposte! Depois conta pra gente, nos comentários, qual foi a escolhida.

O post 10 tipos de planta para ter dentro de casa apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

10 tipos de planta para ter dentro de casa Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Friday, November 29, 2019

Documentos para construção: legalize a sua obra em 8 passos

Você comprou um terreno e está pronto para construir a sua
tão sonhada casa.  Seria péssimo se a sua
obra fosse embargada por não estar com todos os documentos corretos, não seria?
Sabia que você ainda pode ser multado e ter sua obra demolida?

Aqui, vamos te explicar passa a passo como conseguir toda a documentação necessária para a sua construção e, desta forma, evitar problemas desnecessários.

Documentos para construção de uma casa

1º Passo – Compra do
terreno

Primeiro de tudo é necessário ter um terreno. Antes de comprar um terreno é sempre bom verificar a sua regularidade e potencial construtivo consultando a matrícula atualizada do terreno e as leis de zoneamento do município.

Normalmente, estas informações podem ser retiradas diretamente do site das prefeituras com a Inscrição imobiliária. Este número consta no IPTU do terreno, conforme a Figura 1.

Figura 1 – Exemplo de Inscrição Imobiliária
Crédito: Prefeitura de Curitiba

2º Passo –
Engenheiro/Arquiteto

A primeira coisa a ser feita, depois de ter escolhido o
terreno, é contratar um arquiteto ou engenheiro que tenha o devido registro em
seu conselho — Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) ou Conselho Federal de
Engenharia e Agronomia (CREA) — e no município.

Mas preciso mesmo de
um engenheiro? Tenho um mestre de obras ótimo.

A contratação de um engenheiro civil ou arquiteto é obrigatória por lei. Este profissional irá emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), se tornando responsável técnico pela obra.

É ele quem responde pela obra caso esta apresente problemas durante o seu prazo de garantia legal (esta garantia será tema de um próximo post).

3º Passo – Projeto
Arquitetônico

Feita a escolha do responsável técnico, é hora de fazer o projeto arquitetônico da edificação. Neste caso, o próprio responsável técnico pode fazer o projeto arquitetônico ou então realizar a contratação de um profissional específico para isso.

A existência do projeto arquitetônico é essencial para que se consiga as aprovações que serão descritas na sequência. É importantíssimo que este projeto esteja em completo acordo com todas as regras do município e dentro do potencial construtivo do terreno.

Vale aqui lembrar que cada terreno possui um zoneamento, área máxima a ser construída, recuos mínimos etc.

Projetos complementares

Apesar de os projetos complementares (estrutural, fundação, elétrico, hidráulico) nem sempre serem exigidos pela prefeitura, é sempre recomendável que eles sejam também contratados.

No caso de não se contratar um projeto estrutural, por exemplo, pode-se acabar gastando mais do que o necessário, além de também ficar suscetível ao aparecimento de manifestações patológicas, como fissuras etc.

4º Passo – Alvará/Licença
de construção

Este documento é retirado diretamente na Secretaria Municipal de Urbanismo. Para isso, é necessário protocolar um pedido de alvará, anexando o projeto arquitetônico, matrícula, IPTU, além de recolher todas as taxas cobradas. 

Dependendo do município, podem ser solicitados também outros documentos, como certidão negativa do imóvel, memorial descritivo etc.

Devido a isso, é importante se informar com a Secretaria
Municipal de Urbanismo do seu município sobre quais documentos devem ser
entregues junto com o projeto arquitetônico, bem como a forma de entrega do
projeto (papel, digital ou os dois).

Irregularidades

 É neste ponto, também, que o projeto é conferido pela prefeitura. Se tiver alguma irregularidade frente as regras municipais, o processo fica suspenso até que o projeto seja corrigido.

Jamais deve-se iniciar uma obra sem ter o alvará de construção em mãos. Este documento deve ainda ficar em uma pasta na obra, junto com a ART e cópia dos projetos, pois devem ser apresentados em caso de uma fiscalização do CREA/CAU ou da Prefeitura. Além disso, estes documentos também são exigidos por bancos em caso de financiamento.

Outro ponto importante a ressaltar é que deve constar no
tapume da obra uma placa com os dados do responsável técnico (nome e registro
do CREA/CAU e número do processo). Caso seja fiscalizada e não possua placa, a
obra será multada.

5º Passo – Cadastro no CNO

O CNO (Cadastro Nacional de Obras) foi instituído em novembro de 2018 e vem substituir o antigo CEI (Cadastro Específico do INSS).  O procedimento de inscrição pode ser realizado neste link .

 Segundo o site da
receita federal:

“Estão obrigadas à inscrição no CNO as
obras de construção civil, sendo responsáveis por seu cadastramento:
I – O proprietário do imóvel, dono da obra ou o
incorporador de construção civil, pessoa física ou pessoa jurídica, inclusive o
representante de nome coletivo;
II – A pessoa jurídica construtora, quando
contratada para execução de obra por empreitada total;
III – A sociedade líder do consórcio, no caso de
contrato para execução de obra de construção civil mediante empreitada total
celebrado em nome das empresas consorciadas;
IV – O consórcio, no caso de contrato para
execução de obra de construção civil mediante empreitada total celebrado em seu
nome.”

OBS: você tem 30 dias para realizar o cadastro após ter solicitado
o alvará de obras.

6º Passo – HABITE-SE/CVCO

Com a obra concluída, deve-se solicitar à Secretaria Municipal de Urbanismo, onde foi emitido o alvará de construção, para que seja realizada a vistoria de término de obra.

Nesta vistoria, será verificado se a edificação foi construída de acordo com o projeto aprovado. Estando tudo correto, é emitido o CVCO (Certificado
de Vistoria de Conclusão de Obra), também conhecido como Habite-se, documento que atesta que a casa foi construída conforme as exigências legais e está pronta para habitação.

7º Passo – CND do
INSS

A Certidão Negativa de Débito (CDN) é um documento que
comprova que todos os impostos relativos à execução da obra foram recolhidos
adequadamente e é emitido pela Receita Federal.

A lista de documentos que devem ser levados à receita, bem
como o agendamento, pode ser verificada neste link.

8º Passo – Averbação no registro do imóvel

Como última etapa, é necessário ir ao Registro de Imóveis, portando o Habite-se e o CND do INSS, para a averbação da obra no registro de imóveis. Ou seja, nesta etapa é atualizada a matrícula do imóvel, constando que nela agora existe uma construção.

Construa legalmente

Construir legalmente é um pouco burocrático, mas não é um
bicho de sete cabeças.

É muito melhor desprender um tempo nesta etapa do que ter
problemas futuros, seja durante a construção ou, ainda, na venda do imóvel.

E aí, prontos para construir??

OBS: Este passo a passo é apenas um informativo genérico e
pode haver diferenças entre municípios. O ideal é sempre procurar a Secretaria
de Urbanismo do município, antes de iniciar a obra, para se informar do
processo específico.

The post Documentos para construção: legalize a sua obra em 8 passos appeared first on Portal Amigo Construtor.

Documentos para construção: legalize a sua obra em 8 passos Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br

Documentos para construção: legalize a sua obra em 8 passos Publicado primeiro em Desentupidora em Santos



30 Tendências de Fachadas de Casas para 2020

As tendências de fachadas de casas para 2020 estão incríveis. Por isso, se você está pensando em reformar ou construir, não pode deixar de acompanhar o nosso guia completo de hoje! Pois nele vamos lhe apresentar dicas, inspirações e ideias lindas para criar acabamentos maravilhosos em sua casa. Acompanhe para saber mais.

Tendências de fachadas de casas para 2020

Abaixo trouxemos tendências de fachadas de casas para 2020 com opções diversas para você se inspirar e criar algo que retrate a sua personalidade. Afinal, a gente sabe que construir uma casa é se basear naquilo que gostamos de verdade e naquilo que transparece quem somos, correto? Por isso, te convidamos para seguir nestas inspirações e, depois disso, elaborar algo único para você.

1- Fachada grande

Esta fachada super linda e moderna é perfeita para quem gosta de marcar presença. A amplitude da mesma torna-a ainda mais marcante, além de que toda a frente contempla uma vista linda. Por isso, se a casa estiver posicionada em um ponto mais alto da cidade, por exemplo, ficará ainda mais elegante para quem morar na mesma.

tendências de fachadas de casas para 2020

2- Sacada ampla e bem iluminada

E por falar em amplitude, veja esta linda sacada grande e perfeita para quem tem uma família maior. A iluminação também é um ponto alto muito importante na composição de tudo.

3- Espaços para passar o fim de tarde

Esta opção moderna apresenta uma variedade de opções para passar o fim de tarde com a família. Além de que a paleta de cores deixa tudo ainda mais interessante, elegante e bonito.

4- Opção linda com gramado

O gramado na frente de casa traz consigo aconchego e beleza para qualquer fachada. Além disso, toda a disposição da fachada deste imóvel moderno compõe algo sofisticado e, ao mesmo tempo, delicado.

5- O vidro deixa tudo ainda mais moderno

A gente sabe que vidros e espelhos ampliam qualquer ambiente. Mas, além disso, eles são responsáveis por impulsionar a iluminação natural, além de deixar tudo mais moderno. O modelo de fachada abaixo transparece exatamente isso.

6- Atente-se para a iluminação

Como já mencionamos no decorrer deste artigo, é muito importante que você se atente para a iluminação. Pois ela é uma das maiores tendências de fachadas de casas para 2020. Visto que ela pode transformar qualquer composição, deixando mais aconchegante, acolhedora e elegante.

tendências de fachadas de casas para 2020

7- Um acabamento mais natural

As pedras são ótimas para compor a fachada de uma casa com um acabamento mais natural. Veja este lindo modelo, que além de contar com pedras, ele também apresenta a opção de vidro, dando uma visão extra para a escadaria dentro de casa.

tendências de fachadas de casas para 2020

8- Varanda ampla para grandes famílias

A varanda ampla é uma das tendências mais esperadas para o próximo ano. Afinal, quem é que não gosta de se reunir com a família neste tipo de espaço, não é mesmo? No fim de tarde, com aquele clima agradável e fresquinho para conversar sobre o dia e sobre planos. Não tem nada melhor!

tendências de fachadas de casas para 2020

8- A composição geométrica perfeita

Os traços retos e a composição geométrica transparecem seriedade e, ao mesmo tempo, muita modernidade. Tratam-se de fachadas de casas com um acabamento impecável, costumeiramente com cores mais neutras e suaves. Veja o modelo abaixo:

9- O inacabado que dá um toque especial

Para quem curte uma decoração mais rústica, esta opção abaixo é uma boa pedida. Você poderá usar o “inacabado” como meio de dar um toque especial a fachada da sua casa. E a gente sabe o quanto este tipo de acabamento está super em alta, não é mesmo?

10- Modernidade que embeleza

Para quem gosta de algo mais ousado e diferenciado, poderá apostar em opções como esta que destacamos abaixo. A composição sinuosa traz a sensação de “quebra de padrão”, perfeito para quem adora transparecer este tipo de personalidade e não mede esforços para apostar no novo e no diferente.

tendências de fachadas de casas para 2020

11- Cores fortes

E para marcar a presença de verdade, nada melhor do que apostar nas tendências de fachadas de casas para 2020 com cores fortes e muito quentes. A foto abaixo nos mostra o quanto este tipo de cor de tinta pode ser muito bem aproveitado para deixar a fachada mais linda e moderna.

tendências de fachadas de casas para 2020

12- Fachadas grandes

Outra opção de fachada super interessante é esta um pouco maior do que as opções que trouxemos até aqui. Certamente se você é apaixonado por casas grandes, irá adorar este acabamento lindo. Que conta com sacadas e espaços com acabamento em vidro, que promovem a iluminação e o aconchego.

tendências de fachadas de casas para 2020

13- Simples e moderna

Quem foi que disse que o simples também não poderia entrar para a nossa lista? Pois ele não somente pode, como entra muito bem! Afinal, menos é mais, correto? Por isso, apostar em uma fachada mais moderna e simples como esta abaixo, é promover um acabamento que chama a atenção, mesmo que seja de um modo mais sutil que outros estilos. O importante é apostar em uma linda tendência.

tendências de fachadas de casas para 2020

14- Sofisticação com tons terrosos

Assim como as cores quentes, os tons terrosos também são super bem vindos em fachadas de casas. Como você pode ver no modelo abaixo, estas cores compõem uma sobriedade e seriedade sem igual. Além de ser extremamente bonito e sofisticado. A área aberta nos dá margem para momentos aconchegantes e cheios de boas lembranças com amigos e familiares.

tendências de fachadas de casas para 2020

15- Estilo fazenda

Outra boa ideia para a fachada da sua casa ser um verdadeiro sucesso, é você apostar no estilo fazenda de decoração. Assim você cria algo um tanto mais rústico e, ao mesmo tempo, moderno. O que dá margem para um efeito extremamente incrível.

tendências de fachadas de casas para 2020

Outras tendências de fachadas de casas para 2020

Além dos modelos acima, trouxemos ainda outras opções lindas que se enquadram nas tendências de fachadas de casas para 2020. Assim, você terá um compilado de opções para conhecer e, a partir disso, se inspirara e criar algo que seja verdadeiramente a sua cara. Acompanhe:

tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020 tendências de fachadas de casas para 2020

Com tantas opções, fica difícil escolher apenas uma como a mais bonita, não é mesmo? Pois saiba que entendemos perfeitamente esta questão! Acontece que não dá para selecionar um único tipo, definitivamente. Por isso, você deve sempre apostar nas inspirações e assim encontrar uma composição que seja mais a sua cara.

Contrate um bom arquiteto e mãos à obra!

Agora que você já conheceu todas as tendências, é hora de contratar um bom arquiteto e pôr a mão na massa para criar algo incrível para você. Inspire-se e transforme a sua casa em uma verdadeira arte para morar!

O post 30 Tendências de Fachadas de Casas para 2020 apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

30 Tendências de Fachadas de Casas para 2020 Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Thursday, November 28, 2019

15 Dicas de Decoração de Natal: Veja as Principais Tendências

Veja as nossas dicas de decoração de natal e já comece a preparar a sua casa para este momento tão especial. Afinal, a gente sabe que esse tipo de decoração tende a levar em conta a participação de toda a família, pois trata-se de um momento onde a união fica ainda mais forte. Por isso, pensar em cada detalhe é muito importante. Pois assim você deixará tudo ainda mais interessante. E para saber como decorar a sua casa, acompanhe as nossas dicas de hoje.

dicas de decoração de natal

15 dicas de decoração de natal

Abaixo listamos 15 dicas de decoração de natal para que você comece o seu planejamento com o pé direito. Pois são tantas as opções disponíveis, não é mesmo? Que às vezes torna-se um tanto difícil decidir qual caminho seguir de fato. Mas, temos certeza de que você se sairá muito bem neste projeto. Então vem com a gente:

1- Quais ambientes decorar?

Este é o primeiro ponto que você deverá pensar sempre que decidir decorar a sua casa para o natal. Visto que há a possibilidade de levar a beleza e a magia desta data para todo e qualquer cômodo da sua casa. Porém, quanto mais partes da casa você quiser enfeitar, maiores serão os seus investimentos de tempo e de dinheiro, correto?

Todavia, você deverá sentar e planejar tudo com antecedência. Para que assim, não aposte em todos os ambientes e, de maneira geral, não capriche 100% em nenhum deles. Você precisa se dedicar e reconhecer que cada parte da casa requer um acabamento diferente. E, dessa maneira, não pode simplesmente querer colocar um pinheiro grande na cozinha, por exemplo.

Portanto, primeiro passo: decida quais partes da sua casa serão decoradas. A partir disso você saberá quais itens e de quais tamanhos poderão fazer parte da composição como um todo.

2- Escolha uma paleta de cores

O segundo passo é escolher uma boa paleta de cores para a sua decoração. Afinal, não dá para simplesmente adquirir diversos itens de diversas cores distintas, sem critério algum, não é mesmo? Mas sim, você precisa pensar em uma harmonia para a sua decoração. Pois quando não há um planejamento neste sentido, inevitavelmente ela poderá ficar comprometida esteticamente.

dicas de decoração de natal

A dica que podemos lhe dar é que você escolha cerca de 4 cores para fazer parte da sua decoração. É claro que podem haver outras mais, mas, o que queremos dizer é que a predominância deverá ser dessas 4 alternativas. E não mais do que isso.

Dê preferência para as cores que representam o natal. Como por exemplo, verde, vermelho, dourado, branco e prata. Outras cores podem sim entrar para a sua lista, desde que algumas que representem o natal também façam parte. Pois assim você deixará tudo com a cara desta época do ano.

3- Onde montar a árvore de natal?

Escolheu as cores e já decidiu qual ambiente da sua casa irá receber a decoração? Ótimo! Agora vamos pensar em qual cômodo receberá o ápice da decoração natalina: a árvore de natal. Muita gente acredita que a árvore precisa, necessariamente, estar apenas na sala de estar. Sim, nós sabemos que neste local a decoração fica ainda mais linda. Porém, outros ambientes também podem receber a mesma.

Por exemplo, a sala de jantar. Ou, em um apartamento pequeno, o escritório. Por que não na área de lazer? Bem, oportunidades não faltam. A dica que podemos lhe dar é: escolha aquele cômodo que servirá como local para a comemoração de natal em si. Ali, certamente a sua árvore ficará ainda mais linda.

4- As luzes na medida certa

As luzes de natal não podem faltar na decoração. São elas que promovem um charme a mais para qualquer ambiente. Especialmente se você puder apostar apenas nas luzes como um meio de iluminar o cômodo. Sim! Pois é possível você usar na medida certa, que promova aconchego e bem estar para todos os seus convidados.

dicas de decoração de natal

Neste caso, a luz amarela é a mais indicada. Você poderá colocar ela em pontos estratégicos do ambiente, para que tudo se propague e deixe o cômodo super confortável. Além de, obviamente, você usar isso em sua árvore de natal também.

5- Detalhes rendados na decoração

Uma das tendências para 2019 e que não pode faltar na nossa lista de dicas de decoração de natal são os detalhes rendados nos enfeites. Sim! A renda chegou como uma opção linda para deixar tudo ainda mais delicado e lindo. Você poderá formar uma decoração muito mais delicada e meiga para a sua casa, usufruindo de um resultado muito interessante.

Use a renda em bolinhas ou em garrafas de vidro. Vale também usar no jogo americano e em outros itens que possam fazer parte da decoração da sua mesa da ceia de natal, por exemplo. O que vale é usar a criatividade!

6- Passarinhos

Outra tendência diferente para este ano são os passarinhos na decoração. Eles são super fofos e fáceis de serem colocados em qualquer parte da sua casa. Especialmente na árvore de natal, é claro. Você os encontra de diversas cores e tamanhos, e até mesmo com muito brilho.

dicas de decoração de natal

7- Pelúcia na decoração, por que não?

Foi-se o tempo em que as dicas de decoração de natal se resumiam apenas em bolinhas, estrelas e papai noel. Agora, você pode usar a sua criatividade para compor diversas combinações diferentes e lindas. E dentre estas combinações, por que não incluir pelúcias? Pois é!

Você pode usar ursinhos, bichinhos, estrelas, bolinhas, enfim! A pelúcia tem se tornado uma forte aliada da decoração.

8- A magia dos unicórnios

Os unicórnios, que são cheios de magia e muita fofura, também invadiram as decorações natalinas. Eles chegam cheio de brilho e muita delicadeza para deixar a sua árvore de natal, a sua mesa, móveis diversos e outros pontos da sua casa, ainda mais fofo e bonito.

9- Como decorar os móveis?

E por falar em móveis, precisamos pensar em uma maneira de decorá-los, certo? Bem, você pode usar toalhas de natal sobre a mesinha de centro da sala, ou então, no rack da televisão. Além disso, objetos decorativos também são muito bem vindos.

Lembra das pelúcias que mencionamos anteriormente? Pois é! Aqui elas podem entrar como uma boa opção. Além delas, os arranjos com flores, bolinhas e luzes também.

10- Garrafas iluminadas

E por falar em luzes, as garrafas iluminadas são ótimas opções para pontos estratégicos da sua casa. Você pode, inclusive, utilizar as garrafas penduradas em uma árvore de galhos secos, caso queira decorar a parte externa da sua casa. Elas promovem muito charme e são super fáceis de serem feitas.

11- Enfeites com materiais reciclados

A sustentabilidade é cada vez mais falada em todo o mundo e a todo momento. Portanto, ela não poderia ficar de fora das nossas dicas de decoração de natal, não é mesmo? Pois bem! Você pode apostar nessa possibilidade utilizando os materiais reciclados que você tem em casa para deixar tudo mais bonito.

Galhos secos, por exemplo, podem virar lindas estrelas. A caixa de ovos pode ser usada para complementar a decoração com pisca pisca, formando lindas pétalas de rosas entorno das pequenas lâmpadas. Tudo isso apostando em materiais que você já tem em casa e que, certamente, saberá manipular direitinho.

12- Menos é mais

Apesar de todos os itens de decoração de natal serem lindos, é importante que você saiba usá-los de maneira harmoniosa, sem exagerar e sem misturar muitos itens que, de maneira geral, não combinam entre si. Mas sim, você deve pensar que uma decoração mais minimalista e planejada é mais interessante.

Por isso, procure elencar os tipos de itens que farão parte da decoração da sua casa, e projete tudo em cima disso. Assim, você usufrui de algo mais aconchegante e bonito.

13- Materiais de apelo tátil

Os materiais de apelo tátil também são bem interessantes. Para isso, utilize enfeites mais rústicos, ou então, peças que contenham veludo, por exemplo. Quanto mais tátil for o enfeite, mais aconchego visual ele proporciona. Isso porque ao olhar, podemos já ter uma ideia da sensação suave de uma fita de cetim, por exemplo. E isso deixa tudo ainda mais lindo e adorável.

14- Não se esqueça das flores

Não podemos nos esquecer da importância de termos lindas flores em casa também, não é mesmo? Pois elas compõem o acabamento de um pinheiro bem decorado e deixam tudo ainda mais bonito. Especialmente as vermelhas e as azuis. Elas tendem a promover um efeito mais interessante em contraste com as outras cores da decoração.

Se você gosta de brilho, poderá usar aquelas que contenham glitter como acabamento. Ficará ainda mais lindo!

15- Brilho na medida certa

E por falar em brilho, não podemos nos esquecer do mesmo, não é? Ele precisa estar presente em algum ponto da sua decoração. Pois o natal transparece exatamente esta magia de brilhar ainda mais. E, por esse fator, pode ser usado em qualquer ambiente, desde que com certa moderação, é claro. Afinal, todo excesso pode ser negativo, certo? Por isso, escolha quais peças terão este acabamento e invista nelas. Uma boa alternativa são os laços natalinos, eles costumam ficar lindos com brilho.

Pronto! Agora é só você aproveitar as nossas dicas de decoração de natal e assim criar uma composição linda na sua casa.

O post 15 Dicas de Decoração de Natal: Veja as Principais Tendências apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

15 Dicas de Decoração de Natal: Veja as Principais Tendências Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com/



Saiba como decorar a lavanderia de um apartamento pequeno

Apesar de estar presente de uma forma geral na área de serviço, um lugar de pouca circulação de pessoas, a lavanderia é um espaço importante da casa pela sua funcionalidade para os moradores. Mesmo parecendo não merecer uma atenção especial, os olhos devem se voltar para uma decoração bonita e prática para a lavanderia. Principalmente em apartamentos pequenos porque, por ser uma área pequena, mas que reúne uma série de atividades domésticas, ter uma decoração bem elaborada vai deixar o espaço mais funcional e bem organizado, mais agradável para quem precisa fazer os trabalhos no local. Além disso, o espaço deste tipo de imóvel é limitado e ela pode aparecer integrada à cozinha e ficar visível para quem circula pelo ambiente, inclusive as visitas. Confira como decorar a lavanderia de um apartamento pequeno.  

É importante que a lavandeira seja bonita e prática (Foto: Shutterstock)
É importante que a lavandeira seja bonita e prática (Foto: Shutterstock)

Detalhes

As lavanderias são ambientes com atividades específicas e objetivas e, quando há espaço, é possível diversificar os usos e incluir mais tarefas, mas com a área pequena, é importante focar no que é essencial. “Opte por uma boa lavadora, uma bancada e um tanque, armários planejados e prateleiras. Um ambiente organizado, dada a natureza da atividade, é fundamental. Cada coisa deve estar em seu lugar, mas não necessariamente fechada em armários, porém sempre organizada. Esconder bagunça não é uma boa solução”, afirma o arquiteto Felipe Silveira, do escritório Mucam Arquitetura. Além disso, é preciso ter atenção aos elementos e cores que serão usados na decoração da lavanderia do apartamento pequeno. “No geral, os espaços com menos elementos e cores neutras dão uma sensação de amplitude. Usar branco e combinar com outras cores é uma solução. O contraste quebra a monotonia de uma área que naturalmente é clara e chata”, acrescenta.

Otimização

A decoração da lavanderia do apartamento pequeno exige ainda atenção aos móveis e também eletrodomésticos para que as escolhas otimizem melhor o espaço. “Se possível, faça uso da tecnologia, com equipamentos compactos ou sobrepostos em torre, que desenvolvam varias funções, como lavar e secar, por exemplo, e otimize os recursos. Além disso, armários até o teto, bancadas e prateleiras dobráveis de múltiplos usos, tábuas de passar, cabideiros e varais retráteis, existem muitas soluções inteligentes já prontas no mercado e podem ser incorporadas no planejamento de sua área de serviço”, pontua Felipe Silveira.

Funcionalidade

É preciso levar em consideração a rotina de uso da área de serviço e agregar isso à decoração da lavanderia de apartamento pequeno. Pensar nos materiais que são mais utilizados no dia a dia e separar os itens de acordo com os seus usos são dois exemplos de como garantir uma maior funcionalidade ao ambiente, que tem o espaço reduzido e precisa de organização. “É importante fazer escolhas dentro da rotina de trabalho, guardando e separando como a pessoa vai usar. Os materiais de limpeza podem ficar em caixas ou em portas longe das crianças. As vassouras podem ser penduradas em pequenos ganchos ou armários fechados, só depende da forma e frequência com que são utilizadas.

Outro exemplo é usar uma caixa apresentável com conteúdo bem definido, com material de limpeza para banheiros, e colocar em uma prateleira, inclusive ela não precisa ficar escondida e pode ajudar a compor a decoração da estante”, ressalta o arquiteto. 

(Foto: Shutterstock)
(Foto: Shutterstock)

União

Em muitos casos, principalmente nos edifícios novos, a cozinha e a área de serviço acabam aparecendo de forma integrada na planta do imóvel, seja por economia ou por facilidades técnicas. Porém existem aspectos positivos e também negativos desta união e, por isso, é fundamental ficar atento para aproveitar melhor a situação. “Compartilhando ou aproximando pontos hidráulicos é possível reduzir custos na construção. Mas isso gera alguns inconvenientes na organização destes ambientes, que passam a ter muito mais coisas em comum do que realmente têm, como os mesmos revestimentos, a mesma iluminação, por exemplo. E quando essa união é inevitável devemos assumir manter a tipologia visualmente aparente e condizente”, explica Felipe Silveira. 

decorar lavanderia de apartamento pequeno
(Foto: Shutterstock)

Divisão

Mas, mesmo nos imóveis que tenham a cozinha e a área de serviço integradas, existem meios de fazer a divisão entre elas, mesmo que o espaço não seja tão grande. Porém, justamente por isso, é preciso ter atenção redobrada para que não pese no ambiente. 

“Existe a opção de pequenas divisões e setorizações, mas elas devem ser feitas com cuidado pois causam muito impacto, por menores que sejam. Toda divisória, em pequenos espaços, deve ser discreta e ter seu volume reduzido. Vidros jateados, portas de correr, cobogós, biombos vazados, tudo isso pode ser usado e apresentar um bom resultado”, afirma o arquiteto.

O espaço da sua lavanderia já não é mais o suficiente?

 

O post Saiba como decorar a lavanderia de um apartamento pequeno apareceu primeiro em ZAP em Casa.

Saiba como decorar a lavanderia de um apartamento pequeno Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/