O fim e o início do ano são a época das reformas. Muitas pessoas aproveitam o décimo terceiro salário e as férias para investir na casa, seja para receber as visitas de fim de ano, seja para realizar o sonho que só foi possível com a chegada dessa renda.
Por isso, é fundamental ter sua loja de materiais de construção
preparada para garantir boas vendas e clientes satisfeitos. Assim, você pode
fidelizá-los por muito mais tempo.
Prepare o estoque
Fim de ano costuma ocasionar aumento nas vendas, pelos motivos
citados acima. Por isso, é importante que a sua loja esteja com o estoque
abastecido.
Para tanto, você deve manter contato com os fornecedores e
observar o comportamento do seu consumidor. Assim, é possível prever as
tendências de compras – quais produtos têm saído mais e precisam ser repostos.
Isso pode ser feito por meio de um bom controle do estoque, com
o registro cuidadoso da entrada e da saída dos materiais. Dessa forma, você
pode reabastecer a sua revenda antes que os produtos acabem de vez.
Esse é um ponto importantíssimo na fidelização de clientes. Isso porque, além da perda de oportunidades de
negócio, a falta de produtos e o estoque descontrolado podem gerar grandes
incômodos, como atraso nas entregas.
Prepare sua equipe
O aumento da demanda também vai exigir muito da sua equipe de
vendas. E é fundamental não deixar a qualidade do atendimento cair.
Treine seus vendedores para que eles saibam todas as informações
sobre os produtos que a loja oferece. É importante que eles possam orientar aqueles
clientes que esperam a ajuda de quem entende para fazerem a compra com mais
confiança.
Conhecimento da loja também é importante, principalmente quando
há novos funcionários. No dia a dia, certifique-se de que eles entendem bem o
sistema da sua revenda e que sabem onde estão os produtos, por exemplo.
Uma equipe satisfeita atende melhor. Então invista na sua e,
assim, você estará investindo em seus clientes também.
Prepare o ponto de
venda
O visual da sua revenda de materiais de construção pode ser o cartão
de visita e o que vai atrair os clientes.
Você pode apostar em decorações temáticas — como a de Natal, por
exemplo —, mas sempre com muito bom gosto e cuidado para não interferir na
identidade da loja.
Mas, antes de tudo, é importante ter um ambiente organizado, bem
iluminado e de fácil circulação. Com mais pessoas visitando a loja, isso pode
ser um desafio, mas não impossível de se fazer.
Agora
não tem desculpa para não tirar o melhor da temporada de reformas. Continue
acompanhando o Amigo Construtor para
mais dicas para a sua revenda de materiais de construção.
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